É bem verdade que fazem apenas alguns meses que mudei de mala e cuia para BH. Por isso todos esses motivos para conhecer Belo Horizonte e toda essa paixão que pretendo descrever agora podem ser ainda fruto da fase de encantamento. Sabe aquele misto de empolgação e descoberta que só um lugar novo é capaz de dar?! Pois só espero que esse encanto não se quebre tão cedo.
Lista com motivos para conhecer Belo Horizonte e amar a capital mineira
Apesar do pouco tempo que estou aqui, já morei em diversas outras cidades brasileiras e viajei bastante mundo afora. Por isso posso dizer sem ter medo de errar que Belo Horizonte é uma cidade diferenciada. Isso porque as pessoas tem mentalidade de capital (se é que isso existe), mas a cidade tem clima de interior. Não sei explicar a sensação, pode ser os morros, a quantidade de conhecidos que já cruzou o meu caminho até agora ou o clima fresco de BH.
Talvez até a localização privilegiada do apartamento onde moro. Mas o fato é que aqui vejo muitas possibilidades, e enxergar possibilidades faz toda diferença para quem vive mudando de sonhos. Não vou te iludir e dizer que em BH não tem violência, não tem sujeira nem gente mal educada. Como qualquer cidade grande aqui tem tudo isso e mais um pouco. Porém não é algo tão forte que defina a cidade como acontece com o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Não me sinto limitada por causa da violência aqui.
Até agora os pontos positivos superam os negativos e estou curtindo tanto morar em “Beagá” que quero compartilhar no blog os motivos que fazem valer a pena conhecer Belo Horizonte. Dez coisas que fazem total sentido na minha cabeça e que fizeram eu me apaixonar por BH. Depois de passar alguns dias aqui talvez você concorde comigo!
ONDE FICAR EM BELO HORIZONTE
Se gostou da ideia de viajar para Belo Horizonte, dá uma olhada antes nas dicas do blog sobre onde ficar. Se utilizar o booking para reservar suas diárias, não deixe de usar os links do blog. Dessa forma você contribui para sustentabilidade financeira dele e nos motiva a continuar escrevendo.
1. Belo Horizonte é famosa pelos seus bares: a capital onde as pessoas mais bebem cerveja
Coisa boa é beber cerveja gelada e conversar fiado com os amigos sentado dentro de um boteco qualquer. Se essa frase combina muito com você tenha certeza que BH é o seu lugar. Em 2007 o The New York Times publicou uma matéria sobre Belo Horizonte ilustrando exatamente esse ponto. Que Belo Horizonte é conhecida mundialmente como a cidade dos botecos.
Um levantamento feito pela Prefeitura em 2017 contabilizou cerca de 9.500 bares na capital. Se isso for verdade, significa que existem 28 bares a cada quilômetro quadrado (Km²). É pouco pra você ou está bom?!
Tantos bares espalhados pela cidade nos fazem chegar a conclusão óbvia de que os mineiros da capital gostam muito de cerveja. É por isso que tenho orgulho de ser mineira! Sabemos apreciar as coisas boas da vida, não?! Não é a toa que tantas cervejarias famosas se instalaram em Belo Horizonte. A Hofbräuhaus, a Baker e a Walls são só alguns exemplos.
2. Os morros de BH fazem a cidade ser infinitamente mais charmosa
Isso não é segredo, BH é cheia de morros! Dirigir aqui logo nos primeiros dias foi emoção pra mais de metro. Principalmente pra quem não está acostumado a parar no sinal vermelho em cima de um morro.
Mas passado o susto, cheguei a conclusão que eu gosto dos morros de Belo Horizonte. Gosto porque eles deixam a cidade mais charmosa, transformam nossa noção de espaço e nos agraciam com vistas maravilhosas. Em cima dos morros de Belo Horizonte é onde você vai encontrar as vistas mais bonitas da cidade.
Por isso não se assuste quando alguém te falar que BH é cheia de morros. Na pior das hipóteses você vai queimar fácil, andando pela cidade, todas as calorias adquiridas no boteco na noite passada.
3. O pôr do sol em Belo Horizonte é lindo
Se você já acompanha nossas viagens pelas redes sociais do @viajenaweb sabe que amo assistir pôr do sol. Se ainda não acompanha, entra lá e segue o blog para acompanhar as dicas em tempo real. Sempre procuro um lugar bacana para contemplar o sol se pondo em todos os lugares para onde viajo. Umas das coisas que mais amei em BH é que qualquer lugar é bom para ver o sol sumir no horizonte.
Isso porque os morros e os prédios espalhados pela cidade dão um contraste legal com a iluminação da tarde. Fico boquiaberta com os tons de laranja colorindo o céu e refletindo nos edifícios e morros. As vezes observo da janela do meu quarto. As vezes quando estou andando na rua paro igual uma idiota para observar ao redor porque sempre é um espetáculo.
Mas para quem quiser transformar o pôr do sol num evento, a cidade está repleta de mirantes e lugares legais para assistir o sol se pondo. Os mais conhecidos são: o mirante de Mangabeiras, mirante do Belvedere e o mirante da Copasa.Qualquer hora dessas prometo fazer uma cobertura mais detalhada de todos esses mirantes e outros lugares legais para ver o pôr do sol em Belo Horizonte.
4. Belo Horizonte tem pontos turísticos super fotogênicos
Rio de Janeiro e São Paulo que me perdoem mas BH tem muito mais encanto! Passear entre as palmeiras na Praça da Liberdade, andar de bicicleta na Lagoa da Pampulha ou fazer compras no Mercado Central de BH são só algumas das inúmeras atividades tipicamente turísticas em Belo Horizonte. Apesar da cidade não estar entre os destinos turísticos brasileiros mais procurados, passear em BH rende fotos tão lindas que com certeza vão fazer você se apaixonar por Minas Gerais .
5. O clima de Belo Horizonte é uma delícia
Já morei em um lugar mais quente que o inferno e posso falar sem sombra de dúvida que o clima em Belo Horizonte é perfeito. Fresco a noite, agradável durante o dia. Não senti frio extremo no inverno e não morri de calor no verão como acontecia em Governador Valadares. Cidade que foi carinhosamente apelidada de inferno, não porque é ruim mas porque é quente no ponto de fritar ovo no asfalto.
Em Belo Horizonte os dias são agradáveis e as noites frescas. Você não sua de calor nem treme de frio, acho que essa é a melhor definição até agora sobre como é o clima de BH.
6. Além de conhecer Belo Horizonte, nos arredores tem várias cidades históricas que valem a pena ir
Além das milhões de coisas que tem para fazer em Belo Horizonte, a cidade é super bem localizada do ponto de vista turístico. Existem inúmeras cidadezinhas próximas com atrações para todos os gostos que estão ao alcance de um bate e volta. Já ouviu falar?! Você bate lá de manhã e volta no fim do dia, ou se mora em BH pode conhecer no fim de semana para explorar com mais tempo.
As mais famosas são as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes. Mas Brumadinho, Lapinha da Serra, Lavras Novas e erra do Cipó são outros exemplos. Veja aqui dicas de lugares secretos para explorar em Ouro Preto/MG.
Para se ter um ideia até cavernas temos aqui por perto. Se não acredita em mim, dê uma pesquisada na Gruta de Maquiné que ficam em Cordisburgo.
7. Belo Horizonte é um ótimo lugar para fazer compras
Para quê 25 de Março em São Paulo se aqui tem o bairro Barro Preto, a Savassi, milhões de shoppings e Outlet? No domingo ainda tem a feirinha de artesanato da Afonso Pena! Pouca gente lembra de Belo Horizonte como lugar bom para fazer compras.
Meu cartão de crédito bem sabe disso. Na feirinha, comprei a muitos anos atrás uma bolsinha de ombro feita em retalhes de couro que na época custou 10 reais. Já se passaram pelo menos uns sete anos e a bolsa vive comigo até hoje firme e forte.
8. O Mercado Central é outro bom motivo para conhecer Belo Horizonte
Falando de compras em Belo Horizonte, outro lugar que me faz perder a cabeça é o mercado. Se você nunca visitou o Mercado Central de Belo Horizonte não sabe o que está perdendo. Domingo passado levei meu marido e ele ficou surpreso. Esse é um dos meus motivos preferidos para conhecer Belo Horizonte.
Comemos jujuba, compramos buchas naturais, queijos, essências e incensos, escutamos música sertaneja de raiz e passamos pelo menos algumas horas rodando pelas lojinhas do mercado. Foi uma manhã tão agradável que pretendo transformá-la numa tradição de domingo.
O mercado central de BH além de ser um ambiente super limpo e organizado tem praticamente de tudo lá dentro. Tem lugar para beber um cerveja ou toma um café, para comer, e também para comprar artesanato e diversas outras coisas. Então é só entrar e ser feliz, mas antes de ir dá uma lida no post que escrevi com todas as dicas para quem deseja conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte.
9. Em Belo Horizonte tem vários carros de luxo circulando na cidade
Esse pode ser um motivo estranho para qualquer outra pessoa que esteja acostumado a ver Ferraris e Porches circulando sempre. Talvez só quem gosta e conhece o universo automobilístico entenda o que quero dizer. Eu particularmente, sou dessas que entende bulhufas sobre carro!
Mas meu marido adora e com isso temos alguns lugares em Belo Horizonte que gostamos de ficar e observar os carros de luxo passando. Ele fica deslumbrado, segue diversos canais de youtube e perfis nas redes sociais que falam sobre esse assunto. Segundo ele BH é top nesse quesito porque tem muitas lojas com carros esportivos, muitos eventos para quem entende de carro e você consegue observar carros milionários passando na rua.
Quando saímos a noite ele sempre procura uma mesa com vista para a rua e fica observando os carros passar. E quando surge um barulho diferente ele já fica todo ouriçado esperando um carrão acelerar para escutar o som do motor. Eu só observo e sigo sem entender nada!
10. Belo Horizonte tem ótimos restaurantes
Depois dos trinta minha balada predileta é conhecer novos restaurantes. Até gosto de pubs, boates e outras baladas mas vamos ser honestos: eu não tenho mais o mesmo pique. Se saio para um rolê sexta preciso do fim de semana inteiro para me recuperar. E toda vez é uma luta para convencer meu marido a ir comigo ou não implicar quando vou sozinha.
Mas com restaurantes não tenho esse problema e aqui em BH tem uma infinidade deles para descobrir. Um assunto que por sinal pretendo explorar com mais detalhes em outro momento. Mas se isto muito lhe interessa, siga o blog no insta que sempre postamos nos stories dicas dos restaurantes que conhecemos no @viajenaweb.
Mês passado, para comemorar meu aniversário fui jantar no AA Wine Experience e foi tudo de bom. O restaurante tinha um lustre maravilhoso de taças e adega com sommelier para te ajudar a escolher um vinho. Riqueza total! Outros restaurantes que amo são: o italiano Genaro, a costela do Mon Jardim, o buffet do Varanda e a comida saudável do Projeto Sabor do Belvedere.
Espero que meus motivos para conhecer Belo Horizonte tenham sido suficientes para lhe convencer a fazer ao menos uma visita. E se por acaso você já conhece ou mora por aqui, concorda comigo que essa terra é bão demais da conta?!
No Comments