5 lugares para conhecer no Brasil fora da rota turística tradicional

Lugares para conhecer no Brasil - Governador Valadares

Se tem uma coisa que adoro é viajar pra um lugar diferente e voltar com a sensação de que descobri o ouro. Nada é mais brochante que viajar esperando um paraíso e encontrar esse paraíso abarrotado de gente, cachorro, ambulante e o diabo a quatro. E é inspirada nessa ideia que resolvi escrever sobre cinco lugares para conhecer no Brasil fora da rota turística tradicional.

Ok, pra ser sincera alguns desses lugares nem são tão desconhecidos assim. E outros também não são tão vazios em certas épocas do ano. Mas como são lugares que grande parte dos turistas não costuma dar muita bola, resolvi incluí-los nessa lista do contra, pra aquariano nenhum por defeito.

Tenha em mente que minhas escolhas se baseiam na minha experiência pessoal com viagens nesses destinos brasileiros. Não sou a dona da verdade! Ainda acho que viajo pouco pelo território brasileiro.

Na maioria das vezes essas viagens estão mais ligadas a obrigações familiares. Mas nem por isso deixaram de ser viagens maravilhosas e os lugares que vou citar são lindos como qualquer outro destino nacional mais disputado.

Além deles é claro que existem outros milhões de destinos maravilhosos no Brasil que ninguém nunca ouviu falar. E esse é o barato da vida, descobrir novos horizontes! Então vamos lá. Pega seu caderninho pra anotar nossas dicas de lugares para conhecer no Brasil que você provavelmente nunca considerou colocar na listinha de desejos.

Lugares para conhecer no Espirito Santo: Ilha de Guriri

Me sinto até estranha indicando Guriri como destino diferente para conhecer no Brasil. Pra nós, viajar para a ilha de Guriri é algo tão comum. Esquecemos até que muita gente nunca nem ouviu falar.

Quando meus pais se mudaram pra São Mateus alguns anos atrás passei a viajar pra lá com mais frequência. Mas a ilha já era conhecida de longos carnavais. Como grande parte dos habitantes da região Leste de Minas, passei minha infância toda viajando nas férias para Guriri e o litoral sul da Bahia. 

E o que tenho a dizer sobre Guriri é que a ilha tem boas praias como outra qualquer. Melhor inclusive que praias mais famosas no Brasil. Suas praias são extensas e na maré baixa formam piscininhas na areia.

Além disso tem uma igrejinha fofa na orla, bares animados no centrinho, e de quebra ainda fica perto de outros lugares interessantes pra conhecer como Barra Nova e Itaúnas.

Se puder, fuja do carnaval e ano novo! Não que essas não sejam épocas boas pra viajar para Guriri. Mas um terço dos mineiros viaja pra lá, a outra parte se divide entre Cabo Frio, Porto Seguro e Guarapari. Se o objetivo é se sentir descobridor de um destino, essa sensação com certeza será ofuscada pelas multidões que invadem Guriri especificamente nessas épocas do ano.

Pra quem deseja um lugar pra ficar em Guriri dê uma olhadinha na Guest House da minha mãe. A poucos meses ela pôs nossa humilde residência no Aibnb e não é por nada não, mas lá é uma delícia.

Hotéis e pousadas em Guriri, no Espírito Santo

Lugares para conhecer em Minas Gerais: Governador Valadares

Nunca conheci um turista brasileiro que tenha viajado para conhecer a cidade de Governador Valadares. Besta é ele! Os estrangeiros por outro lado já descobriram a muito tempo as maravilhas dessa terra calorosa. Principalmente a turma do voo livre.

E digo calorosa no sentido mais literal possível porque calor aqui é mato! Pra saber mais sobre o clima na cidade leia o post que escrevi Sobre a primavera em Governador Valadares.

Por agora, o que preciso te contar sobre essa joia preciosa é que a fama da cidade é ingrata. O calor não diminui em nada sua beleza. Melhor, ele é um convite pra gente tomar uma gelada no fim do dia no bar do Fred.

Pra você vou contar apenas isso. Valadares é linda! O bairro ilha dos Araújos é uma delícia pra caminhar no fim do dia. O pico da Ibituruna tem trilhas pra aventureiro nenhum colocar defeito que nos recompensam boa parte do caminho com vistas arrebatadoras da cidade.

E pra galera do voo livre e dos esportes radicais o clima é um motivo pra cidade ser tão procurada pra prática de esportes dessa natureza.

Hotéis e pousadas em Governador Valadares, Minas Gerais

Lugares para conhecer em Minas Gerais: Belo Horizonte

Belo Horizonte é outro lugar que deveria ser procuradíssimo como destino turístico no Brasil. Rio de Janeiro que me perdoe mas sou muito mais BH. Pronto falei!

Tirando o centro que tem uns pontos meio esquisitos o resto da cidade é bem organizado. Árvores floridas na maior parte do ano, morros super charmosos espalhados pela cidade, vistas que explicam o porquê da cidade se chamar Belo Horizonte.

Além disso, o pôr do sol nunca decepciona e as pessoas aqui gostam muito de beber. Aliás bar é uma das coisas que mais tem nessa cidade. Bar, cervejaria, mercados cervejeiros e o que mais você puder imaginar.

E pra te deixar ainda mais com vontade de viajar pra BH saiba que nas redondezas tem um monte de lugares interessantes pra conhecer. Desde cavernas e museus, passando por cidades históricas a fazendas e cachoeiras, a lista é grande!

No post 10 motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar eu expliquei em detalhes porque BH é um dos lugares para conhecer no Brasil com grande potencial turístico não explorado. E se você já precisa de dicas de hospedagem, leia Onde ficar em Belo Horizonte – Guia de bairros e dicas de hospedagem.

Hotéis e pousadas em Belo horizonte, Minas Gerais

Lugares para Conhecer no Brasil - Belo Horizonte

Lugares para conhecer no Brasil: Curitiba

Curitiba é outra que apesar de muito bem preparada para receber os turistas não é um dos destinos mais desejados no Brasil. O que sinceramente não entra na minha cabeça. E posso dizer com grande orgulho que nunca fiz parte dessa maioria.

Desde criança eu sempre tive vontade de conhecer a cidade por conta de uma novela da globo chamada Sonho Meu. Foi só aos 33 anos de idade que realizei meu desejo e posso atestar que Curitiba não decepciona.

Um lugar que oferece ônibus especial com rota turística pela cidade pra que os visitantes possam conhecer os principais atrativos só merece elogios. No estrangeiro isso é muito comum, mas por aqui poucas cidades oferecem isso.

Além dos lugares maravilhosos que conheci durante minha estadia, fiquei impressionadíssima com o tanto que a cidade é limpa! Tirando tudo isso, Curitiba ainda tem lugares maravilhosos que ficam muito perto da cidade, como Morretes, ilha do mel, uma região vinícola e por aí vai.

No blog Ta indo pra onde tem algumas boas dicas pra quem quer explorar Curitiba. E no site da Tour On tem um monte de passeios legais pra fazer.

Hotéis e pousadas em Curitiba, Paraná

Lugares para conhecer no Brasil: Itaúnas

Se o orçamento está apertado para viajar pro nordeste, vai pra Itaúnas. Lá tem areia suficiente e um pôr do sol de respeito. 

Itaúnas é um daqueles lugares que tem uma atmosfera totalmente fora de órbita. Ali parece que os minutos passam num ritmo diferente e a gente mergulha numa paz que nem tem jeito de descrever.

E o charme da vila é justamente esse! No centrinho, apesar de pequeno você encontra ótimos restaurantes, lojinhas e as trilhas pra chegar na praia rendem um passeio bem gostoso de fazer. 

Preciso nem falar das dunas né?! As dunas por si só já valem a viagem, mas acrescente a elas a história de uma cidade soterrada, uma pitada de lenda urbana e forró a gosto! 

A vila é muito conhecida pelo festival de forró que acontece uma vez por ano. Por isso, se você tá procurando a paz que falei, foge da época do festival e talvez do ano novo.

Hotéis e pousadas em Itaúnas, Espírito Santo

Dunas de Itaunas - Espírito Santo - Destinos Brasileiros

Outros destinos brasileiros para incluir na lista

Outros destinos brasileiros pouco conhecidos que valem pelo menos um fim de semana.

E você já conheceu algum desses destinos brasileiros pouco explorados pelos turistas? O que tem a nos contar sobre eles? Tem outra dica de viagem no Brasil matadora pra compartilhar que pouca gente sabe? Conte aqui nos comentários, adoraria descobrir novos lugares para conhecer no Brasil.

Outras publicações sobre viagem no Brasil aqui no Viaje na Web:



Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

Inspire-se! Não pire!
Vem viajar com a gente em tempo real no instagram!
The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *