Continuando as dicas da Grécia, esse post é para falar de uma grande obra de engenharia, o Canal de Corinto. Em algum momento da sua vida, provavelmente nas aulas de história ou na catequese, você deve ter ouvido sobre esse lugar chamado Corinto. Talvez você ainda não tenha ligado os pontos, mas o Canal de Corinto fica na mesma Corinto da bíblia, cidade onde São Paulo escolheu para pregar e ambos ficam na Grécia.
Minha missão nesse post é mostrar como chegar no Canal de Corinto, contar um pouquinho da sua história e te dar todas a dicas para conhecer essa obra de engenharia que fica bem pertinho de Atenas e por isso é muito fácil de encaixar no meio de uma viagem de carro pela Grécia. .
Nós usamos sempre a Seguros Promo para comparar preços e contratar um seguro. Ele é um buscador onde conseguimos filtrar por preço, por cobertura e fazer comparações. O pagamento pode ser feito em até 12x no cartão de crédito, no boleto com 5% de desconto e usando o nosso cupom VIAJENAWEB5 ainda ganha mais 5%OFF. Sem desculpas, ok?!
Canal de Corinto na Grécia: Todas as dicas que você precisa saber antes de ir
Escavado sobre uma rocha, com uma altura de 40 metros, 6,3 quilômetros de comprimento e 21 metros de largura, o canal de Corinto é uma das obras de engenharia mais espetaculares do mundo, depois do Canal do Panamá. Ele impressiona não somente pela beleza e tamanho, mas também por sua interessantíssima história milenar. Isso mesmo, ele tem mais de 1.000 anos!
O canal de Corinto, com toda essa história envolvida, liga o golfo de Corinto ao mar Egeu. Passando pelo istmo de Corinto ele separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, tornando o Peloponeso efetivamente uma ilha.
Na nossa primeira viagem a Grécia, alugamos um carro para conhecer Nafplion por conta própria saindo de Atenas. Como apaixonada por história que sou, me senti obrigada a fazer um desvio para conferir de perto o Canal de Corinto. Não podia perder essa oportunidade já que ele ficava bem no caminho para Nafplio.
A história do Canal de Corinto
Durante muito tempo os gregos idealizaram uma maneira de facilitar as viagens entre o golfo de Corinto e o mar Egeu. Dizem que as primeira idéias surgiram no século VI AC. O projeto no entanto só ganhou forma mesmo com o imperador Nero no ano 67 DC. Ele projetou o canal e enviou 6.000 escravos para dar início a escavação. Inclusive existem boatos que o próprio, a fim de animar seus escravos, chegou a dar uma escavadinha com uma enxada, imaginem só a cena?!
No entanto por ser uma obra muito complexa e cara o projeto acabou ficando para trás. Nero voltou para Roma e morreu muitos séculos antes de ver a obra concluída. A construção de fato só foi executada entre 1831 e 1983, quando foi inaugurado. E o mais incrível foi que usaram o projeto do próprio Nero, de quase dois milênios atrás.
Outra curiosidade é que ele foi amplamente utilizado na Segunda Guerra mundial e depois bombardeado pelos alemães. Não satisfeitos eles também jogaram vagões de trem a fim de obstruí-lo. Os gregos precisaram de 5 anos para liberá-lo novamente depois da guerra.
Como chegar no Canal de Corinto
O canal de Corinto fica a uns 77 km de Atenas. Gasta-se aproximadamente uma hora de carro para chegar lá. Existem vários tours que saem de Atenas mas a maioria deles tem como destino outros pontos e só incluem uma parada por lá que normalmente é caminho mesmo de várias atrações turísticas na Grécia que ficam perto de Atenas.
Nós optamos em fazer por conta própria de carro. A cidade que queríamos conhecer, Nafplion, não tinha muita oferta de tour então decidimos juntar os dois para conhecer no mesmo dia, mas o principal motivo mesmo foi o custo benefício. Porque comprando um tour a gente pagava por pessoa e indo por conta própria o aluguel do carro e os demais custos dividimos por duas. Para os aventureiros que viajam solo, é possível chegar lá por transporte público.
Se decidir alugar um carro na Grécia. Pesquise antes na Rent Cars várias opções de veículos. A grande vantagem é que por ser uma empresa brasileira você paga em reais, pode parcelar no cartão de crédito e ainda fica livre do IOF. Quando viajamos e precisamos alugar um carro, na maioria das vezes fazemos nossas reservas através desse site.
Como chegar no Canal de Corinto: Carro, ônibus ou trem?
Para ir de carro, a estrada é muito tranquila e fácil de dirigir. No GPS procure por Istmo Korinthos, ou simplesmente siga as placas, não é difícil de achar.
Se você tem interesse em ir de trem para o Canal de Corinto pode ler o relato da Tatiane Monteiro do blog Painel do Mundo e pegar todas as dicas dela AQUI.
Mas usar o ônibus, aparentemente é a opção mais prática para quem não tem a possibilidade de ir de carro. No site Rome2Rio tem uma rota de como ir de ônibus até Corinto. Partindo de Atenas, os ônibus saem do Terminal A (Kifissou 100) das 5h30min até às 22h30, a cada trinta minutos, a viagem dura cerca de 90 minutos.
- De Atenas: excursão de meio dia à antiga Corinto
- Excursão particular a Corinto, Caverna dos Lagos e Ferrovia Cog saindo de Atenas
- De Atenas: Excursão Privada a Corinto e Heraion
- Viagem particular para Corinto, Epidauro e Nafplio saindo de Atenas
- Excursão bíblica à antiga Corinto e ao Canal do Istmo saindo de Atenas
- De Atenas: Viagem a Corinto Antigo nos Passos de São Paulo
Como é a visita ao Canal de Corinto na Grécia
Na verdade é uma parada bem simples. Basicamente uma ponte onde os turistas ficam tirando fotos, tem um restaurante ao lado e várias lojinhas de souvenir. No ponto de parada vi propaganda de vários passeios que pode fazer por lá também. Dava para fazer passeio de barco atravessando o canal, andar de jet ski ou até mesmo pular de bungee jump.Teriam coragem?
Vale a pena visitar o canal de Corinto?
Mas afinal, por que ele é importante mesmo?! Será que vale a pena visitar o Canal de Corinto na Grécia? Na minha humilde opinião lógico que vale. Primeiramente porque não se paga nada para conhecê-lo. Segundo porque estrategicamente é caminho para diversos outros pontos turísticos perto de Atenas e tem uma importância histórica relevante.
Sua construção encurtou a viagem entre o Golfo de Corinto e o Golfo Sarônico em 400 quilômetros, trazendo inúmeros benefícios econômicos. É maravilhoso ver de perto uma obra dessa complexabilidade e com tanta história. Mas como é um lugar simples, não espere encontrar nada maravilhosamente chique. Ainda assim vale uma paradinha estratégica.
Confira abaixo o vídeo da nossa passagem pelo Canal de Corinto ou segundo a Bruna, Canal do Carinho.
No Comments