Road trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakynthos

Road Trip na Grécia - Dirigindo de Atenas a Zakynthos

Viajar de carro é uma das maneiras mais práticas e interessantes de conhecer novos destinos. Foi por isso que de todas as opções disponíveis, preferimos fazer uma longa road trip na Grécia dirigindo de Atenas a Zakynthos.

Prática porque não acho que exista outra forma que combine conforto e liberdade ao mesmo tempo que bom custo-benefício. Apesar de cansativo, encarar road trip é um dos jeitos mais legais de viajar! Existe um certo charme em se aventurar pelas estradas de um país diferente.

Pensando nisso, nos enfiamos em outra blogagem coletiva do grupo de blogueiros Pequenos Grandes Viajantes. O assunto de hoje é viagem de carro pelo mundo e por aqui vou contar como foi viajar de carro pela Grécia dirigindo de Atenas a Zakynthos.

Você vai saber como é dirigir na Grécia, como são as estradas gregas, como chegar de carro a Zakynthos saindo de Atenas e ainda poderá pegar dicas de diversas outras road trips pelo mundo a partir da experiência de outros blogueiros. Bora viajar na WEB?!

Dirigir na Grécia - Dicas para aluguel de carro

Road trip na Grécia – Como são as estradas gregas

Muito melhores que as brasileiras, essa é a verdade!

Em razão da crise anunciada amplamente nos jornais em 2016 eu tinha uma visão de que as coisas na Grécia pareciam não ir muito bem.  Imaginei que encontraria um país desorganizado, jogado as traças e cheio de problemas estruturais. Por conta disso, minhas expectativas com relação as estradas gregas e a dirigir na Grécia não estavam muito elevadas.

Pode ser por isso que voltei com uma imagem tão positiva sobre a Grécia. Provavelmente eles tem sim uma série de problemas. Não deve ser a toa que estavam em crise. Mas pra quem visita o país a turismo esses problemas não são assim tão óbvios, muito pelo contrário! Quem vem de fora não percebe nada a não ser as belezas estonteantes das praias e a boa estrutura dos sítios arqueológicos.

Rodei ao todo mais de 1.000 quilômetros nas estradas gregas e eis aqui o que tenho a dizer sobre elas.

  • Não vi nenhum buraco significativo nas estradas.
  • Todo posto onde parei no meio da estrada era bem estruturado e apesar do inglês dos gregos não ser o melhor do mundo, consegui me comunicar sem grandes traumas.
  • Existem pedágios mas os valores são justos e eles não são abundantes como acontece em países como a França e Estados Unidos.
  • Achei muito gostoso dirigir na Grécia principalmente nas estradas pequenas na região vinícola de Nemea, no caminho para Nafplio.
  • As estradas mais movimentas e maiores por onde passei estavam próximas ao Canal de Corinto.
  • A região de Meteora e Delfos oferece estradas muitos boas com a vantagem de terem um bela vista das montanhas. Apesar das curvas, a viagem foi bem tranquila.
  • Zakynthos foi de longe o pior lugar para dirigir na Grécia. Foi tão ruim minha experiência que um dia prometo escrever outro post inteiro para contar os apertos que passei naquelas estradas finas, cheias de curva e precipícios. Foi muita adrenalina pro meu gosto!

estradas gregas - dirigir na Grécia

Dicas para dirigir na Grécia

Primeiramente leia nosso post com Dicas para dirigir no Exterior. Lá você vai encontrar as informações básicas para alugar um carro com segurança e planejar sua road trip em outro país. Dirigir na Grécia não é diferente de dirigir em qualquer outro lugar do mundo.

Dê preferência ao nosso parceiro da Rental Cars, porque assim estará também ajudando o blog além de contratar um serviço necessário. Tenha em mente que carros automáticos na Europa são mais caros mesmo. Na Grécia, como meu orçamento estava limitado, optei pelo cambio manual e deu tudo certo. Mas na França por exemplo, não tive essa sorte!

Pra quem é super motorista, do tipo confiante que dirige qualquer carro..  vai fundo com o cambio manual mesmo!

Só faça o roteiro de forma que a devolução do carro seja na mesma cidade de retirada. Caso contrário, prepare o bolso. A tarifa para entregar o carro em local diferente é praticamente o preço de outra locação. Sério mesmo! Evite se estiver com o orçamento contado.

Segundo, não se assuste com as buzinas nas estradas. Os gregos tem uma mania muito esquisita de exigir que você jogue o carro para o acostamento se sua velocidade estiver menor que a dele.  Mania que por sinal, achei super irritante. Imagina estar de boa, super tranquila, curtindo a paz de espirito de dirigir em estradas pitorescas de uma país diferente e de repente vem um sujeito buzinando atrás no seu ouvido?!

Demorei uma vida pra entender que a buzina era para que eu desse passagem pra eles. Achei muito abuso, mas.. Cada um sabe do seu! Pelo visto, isso lá parece ser uma lei ou costume local, não consegui desvendar o mistério.

Dirigindo de Atenas a Zakynthos – Tudo sobre o caminho

Dirigindo de Atenas a Zakynthos

Do ladinho deixei pra vocês a foto com o trajeto que estava nos planos. Existem várias opções de caminhos.

Eu optei pelo mais longo, deixando para passar pelo Canal de Corinto só na volta. Como queríamos ir a Delfos e Meteora, não fazia sentido voltar até Atenas. Mas fique ligado porque o GPS do google maps parece não ter o mesmo pensamento.

A estrada de Delfos até Zakynthos é super tranquila e passamos por uma ponte bem bacana, além de altas estradas pitorescas, cheias de plantações de oliveiras e um mar bem azul margeando a estrada.

Não espere algo tão cênico como Big Sur e a Highway 1 na California. A beleza das estradas na Grécia são mais modestas e brutas. Mas ainda assim são paisagens que valem muito o esforço de dirigir tantos quilômetros. E o clima na estrada fui muito agradável! Eu e Bruna nos divertimos muito cantando Lana Del Ray e Aerosmith.

Galeria de fotos road trip na Grécia – De Atenas a Zakynthos – Estradas na Grécia

Por obra do destino e um imprevisto que rendeu lágrimas, uma travessia de barco ilegal e muita ansiedade , acabamos voltando de ônibus da cidade de Pátras até Atenas. Tem só um ano que prometo contar essa história aqui no blog e até hoje nada! Mas prometo que vou contar.

Enfim, o trajeto inicial era Aeroporto de Atenas – Meteora – Delfos – Kylini – Zakynthos na ida. E a volta Zakynthos -Kyllini – Loutráki – Aeroporto de Atenas.

Não tem jeito de chegar em Zakynthos sem usar os ferrys que saem da cidade de Kyllini. Por isso, contabilize nos gastos os tickets dos ferrys e consulte antes os horários pra não ficar tanto tempo boiando no porto. Bruna já escreveu um post inteirinho com dicas de Como chegar a Zakynthos saindo de Atenas.  

Pra quem não pretende conhecer Meteora e Delfos de carro, o melhor é traçar uma rota para chegar a Zakynthos passando por Nafplio. No blog também já tem altas dicas sobre esse lugar, que pra mim foi uma das cidades mais bonitas que conhecemos durante nossa road trip na Grécia.

Veja outras road trips pelo mundo que outros blogueiros recomendam!!


PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.

_Promo USA 728x90

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

14 thoughts on “Road trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakynthos

  1. A Grécia é um desejo meu desde criança e tenho a certeza de que um dia conseguirei visitar este país lindo.
    Muito bacana sua experiência nas estradas gregas, achei super positivas suas observações e acho que realmente vale a pena. Adorei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *