Dicas de Cusco – Quando ir, como chegar e o que fazer

dicas de Cusco

Nesse post você vai encontrar todas as dicas de Cusco, um dos melhores destinos da América do Sul. Saiba como chegar, o que fazer, dicas de hotéis, passeios imperdíveis, clima e melhor época para ir e muito mais!

Vizinha de Machu Picchu, Cusco é a base estratégica para quem pretende visitar a cidade perdida dos incas.E também é o ponto de partida dos tours que levam aos diversos sítios arqueológicos espalhados pela região.

Para os amantes de aventura Cusco é um destino sensacional. Além de ter várias trilhas incríveis para fazer saindo de lá, como para a Rainbown Montain ou Laguna Humantay, de cusco é possível vivenciar e percorrer a rota mais antiga das Américas: a trilha Inca.

O nosso objetivo aqui é dar o máximo possível de dicas de Cusco para ajudar você a planejar a sua viagem.

vista do Vale Sagrado

Dicas de Cusco – Quando ir para Cusco?

A região de Cusco tem duas estações bem definidas: o período de seca e o período chuvoso.

O período chuvoso vai de novembro a março, com um volume elevado de chuvas principalmente no verão, entre dezembro e fevereiro. Para aproveitar melhor o seu investimento e tempo, programe sua viagem em outra época. Em anos mais chuvosos a estrada de ferro até Machu Picchu chega a ficar interditada e vários passeios acabam sendo prejudicados.

Os melhores meses para viajar para Cusco estão entre abril e setembro. No entanto os meses de junho e julho são considerados alta temporada e recebem ainda mais turistas. Então se você não for fã de aglomerações fuja dessa época.

Para quem gosta de vivenciar festividades típicas, uma boa dica é programar uma viagem para Cusco durante o dia 24 de junho. Nessa data é comemorado o Inti Raymi ou a Festa do Sol. É uma tradição secular da cultura andina e se divide em três partes: o nascer do sol no templo de Qorikancha, seguida de uma procissão para a Plaza de Armas e no final ocorre uma grande cerimônia em Sacsayhuamán.

Lembrando que o Inti Raymi é uma das principais festividades de Cusco, portanto tudo tem que ser reservado com bastante antecedência.

Internet ilimitada no celular durante a viagem
Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Entre no site e saiba mais.

Qual a temperatura em Cusco?

Por causa da altitude as temperaturas de Cusco são amenas. Mesmo no verão, as noites costumam ser frias. Levar um agasalho é fundamental.

Na primavera e no verão as temperaturas durante o dia podem marcar até 20°C. Já as noites são mais frias ficando entre 10º a 5º.

Já no outono e inverno a temperatura costuma baixar muito para os meus padrões valadarenses, chegando até a 0°C durante a noite.

Portanto não esqueça de levar roupa apropriada na mala. Eu fui para Cusco em abril e senti muito frio a noite.

Qual moeda levar para Cusco?

A moeda utilizada no Peru é o Nuevo Sol ou soles como é chamada pelos locais.

Na Praça das Armas existem várias casas de câmbio. Faça uma pesquisa rápida antes de fazer a troca. Como parei em Lima todas as vezes que fui ao Peru sempre troquei por lá.

Como chegar em Cusco?

Para chegar até Cusco é preciso obrigatoriamente desembarcar ou fazer uma conexão em Lima, visto que não existem vôos diretos até lá.

Aproveite e fique uns três dias em Lima para conhecer a cidade, fazer câmbio e apreciar a magnífica culinária da capital peruana ( Veja dicas de Lima aqui).

É importante comprar a passagem que engloba todos os trechos. Quando for fazer a pesquisa selecione a opção “múltiplus destinos” ou “várias cidades”. Não caia na besteira de comprar apenas o trecho Brasil-Lima-Brasil, mesmo se estiver com promoção.

O primeiro e principal motivo são os constantes atrasos de vôos internos para Cusco e também fechamento do aeroporto de Cusco (que ocorre com certa frequência). Comprando todos os trechos dentro da mesma viagem você garante a franquia de bagagem e a assistência da companhia aérea em casos de atrasos ou cancelamentos de vôo.

Imagine por exemplo uma situação onde você comprou apenas o trecho Brasil-Lima-Brasil e comprou um voo interno para Cusco. No dia da volta seu vôo é cancelado ou atrasa muito e você perde o vôo para o Brasil. Já deu pra entender a dor de cabeça né?!

O segundo motivo é o preço. O trecho interno de Lima-Cusco não sai barato. Vai por mim: eu emiti passagens para Lima ida e volta com milhas e comprei o trecho interno separado numa cia aérea peruana.

Além de ter pagado muito caro na passagem, a volta foi um transtorno com vôos mega atrasados. Só não foi pior porque eu ficaria em Lima na volta, caso contrário teria perdido meu vôo para o Brasil.

È aquela velha história, o barato que sai caro. Fique atento!

motivos para conhecer o Peru
Plaza das armas em Cusco

Como se locomover em Cusco?

Os principais pontos turísticos de Cusco ficam no centro da cidade. Portanto, ao se hospedar por perto as visitas podem ser feitas a pé.

Para se deslocar para lugares mais afastados dentro da cidade o táxi é a melhor opção. Mas lembre-se de combinar o preço antes de entrar no carro.

E se você pretende visitar algum dos sítios arqueológicos do Vale Sagrado, recomendamos sempre a contratação de uma empresa de turismo. Indicaremos algumas opções de passeios mais abaixo.

Quantos dias ficar em Cusco?

O dilema de todo viajante é decidir quanto tempo ficar em cada lugar. Cusco é uma cidade com muitas atrações e muitas possibilidades de passeios bate e volta.

Considere no mínimo 5 dias inteiros para fazer Cusco e Machu Picchu com calma. Se tiver mais tempo ótimo, se tiver menos, vai ser corrido e provavelmente alguma coisa ficará de fora. Mas a gente dá um jeito pra tudo.

Dicas de Cusco – como evitar o mal de altitude

Se você nunca ouviu falar do mal de altitude, ou soroche, fique ligado porque isso pode atrapalhar e muito a sua viagem.

Na minha primeira viagem ao Peru o soroche me pegou em cheio. Dor de cabeça, mal estar,náusea, falta de ar. O primeiro dia foi todinho perdido para me recuperar.

Cusco fica a 3400 m de altitude, portanto o nosso corpo que não está acostumado com a baixa pressão atmosférica e com a falta de oxigênio no ar pode reagir de forma negativa e causar o famoso mal de altitude.

O ideal é separar o primeiro dia de viagem para aclimatação. Beber muita água, evitar comidas muito pesadas e gordurosas e esforço físico.

Dizem que beber chá de coca ajuda (no meu caso não ajudou em nada). E também vendem nas farmácias as famosas Soroche Pils.

Como eu disse acima na minha primeira viagem ao Peru eu passei muito mal, porém retornei depois para fazer trilhas em Huaraz e dessa vez fui preparada.

Veja nesse post aqui todas as dicas de como evitar o mal de altitude.

DICA DE SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é essencial para qualquer viagem internacional. Portanto em Cusco não seria diferente.

E como lá ainda podemos ter problemas com o mal de altitude, ou soroche, não cometa o erro de viajar sem o seu seguro.

Nós não precisamos acionar o seguro viagem por lá (oh glória!), mas temos conhecidos que passaram mal e precisaram acionar. O feedback foi bem positivo, o contato foi feito via whatsapp e foi muito importante na hora do susto ter um suporte.

Nós sempre contratamos nosso seguro viagem com a Seguros Promo. É um buscador de seguros onde você vai encontrar o melhor custo benefício dentre várias seguradoras. No site é possível fazer comparação entre os planos, coberturas e assistências. Super prático!

Usando o cupom VIAJENAWEB5 vocês tem 5%OFF. Faça sua cotação agora aqui.

Onde ficar em Cusco: dicas de hotéis

Um das mais importantes dicas de Cusco é onde ficar na cidade.

O melhor lugar para se hospedar em Cusco, é no centro, próximo a Praça das Armas. Ali você terá diversas opções de restaurantes, casas de câmbio e agências de viagens.

A cidade de Cusco é bem desenvolvida e estruturada para receber turistas. Por isso conta com uma diversidade grande de hospedagens. O preço vai variar de acordo com o tipo de acomodação e a localização.

Hotéis luxuosos em Cusco

Se dinheiro não é um problema pra você, Cusco oferece opções luxuosas e super confortáveis para hospedagem.

Belmond Hotel Monasterio é uma opção de cinco estrelas sensacional e uma ótima dica de onde ficar em Cusco. Ele fica em um antigo mosteiro datado de 1592 e oferece acomodações luxuosas com estilo colonial ao redor de um lindo pátio.

Outros hotéis cinco estrelas maravilhosos são: o Palacio del Inka que fica bem em frente ao Koricancha ou Templo do Sol, O JW Marriot El Convento e o Hotel Inkaterra La Casona Relais & Chateau.

onde ficar em cusco
Hotel Belmond

Hotéis confortáveis em Cusco

O Inti Wasi Plaza das Armas como o próprio nome sugere fica na Praça das Armas, localização excelente.

O Tika Wasi Boutique fica a 500m da Praça das Armas e tem um excelente custo benefício.

Outros excelentes hotéis são: Hotel Atoq San Blas, Hotel Tierra Viva Cusco Centro e Hotel Selina Plaza das Armas.

Hostels em Cusco

Cusco é um excelente destino para mochileiros. Por conta disso, a cidade possui muitas opções de hostels para os turistas.

Um dos mais bem avaliados é o Nao Victoria, bem pertinho da Praça das Armas.

Outras ótimas opções são: Pariwana Hostel, Ecopakers Hostel e o Kokopelli Hostel Cusco.

>>>Post completo sobre hospedagem em Cusco. Clique aqui para ler.

O que fazer em Cusco

Se engana quem pensa que Cusco é apenas uma parada no caminho até Machu Picchu.  Aqui é possível visitar destinos tão importantes e históricos quanto Machu Picchu. Com as nossas dicas de Cusco você vai ficar por dentro de todas elas.

A primeira dica importante é sobre o Boleto Turístico de Cusco. Se você pretende visitar várias atrações da cidade, vale a pena comprá-lo. Além de museus e igrejas, o boleto turístico também dá acesso a vários sítios arqueológicos do Vale Sagrado. Para saber mais e comprar clique aqui.

Praça das Armas e Catedral de Cusco

A Praça das Armas é um dos marcos da cidade, abriga diversas construções e brinda os turistas com uma arquitetura fantástica.

A catedral de Cusco fica na praça das Armas e é um dos cartões postais da cidade. Demorou mais de cem anos para ficar pronta. Vale a pena entrar.

Dicas de Cusco
Plaza das Armas. Créditos: Bárbara Brandão

Qoricancha ou Templo do Sol

A Qoricancha é a atração mais interessante de Cusco. Construído em homenagem ao deus Inti, era todo adornado de ouro e tinha grande importância religiosa na época dos incas.

Com a colonização espanhola o local foi praticamente destruído, digo praticamente porque os espanhóis usaram as bases do templo (os gigantes blocos de pedra perfeitamente encaixados) para construir uma igreja. Ironia do destino, quando veio o grande terremoto de Cusco ,tudo foi abaixo, menos as bases originais da Qoricancha.

qoricancha

Forteleza de Sacsayhuamán

Tenho um artigo completo sobre esse lugar aqui. Clique aqui pra ler. O mais importante sobre esse lugar é que na minha opinião, a visita só vale a pena se for feita com um guia. Caso o contrário você só vai enxergar um punhado de pedra.

Conhecendo o Vale Sagrado a partir de Cusco

O Vale Sagrado ou Vale do Urubamba é uma vasta área cheia de importantes sítios arqueológicos. Eu recomendo a visita a todos eles, porém antes de Machu Picchu.

O encantamento tem que ser gradual, primeiro Cusco, depois o Vale Sagrado e por fim o deslumbramento em Machu Picchu. Se inverter a ordem perde o encanto. E outra dica importante, se você for na época auge da seca, sítios como Pisaq e Moray não ficam tão bonitos.

Sítio arqueológico de Pisaq e o mercado de artesanato

O sítio arquelógico de Pisaq não é tão deslumbrante quanto Machu Picchu porém é impressionante.

Consiste e um grande complexo arquitetônico, onde os incas construíram casas, templos, aquedutos de água potável, campos de lavoura, dentre outras coisas.

E pra melhorar o passeio a região conta com o famoso mercado de artenasato de Pisaq que é muito conhecido pelas pratarias.

As Salineras de Maras

Maras é uma cidade que fica a 40 km de Cusco e o principal atrativo é  uma salineira formada por mais de 4 mil poços de sal no meio das montanhas.

E claro, tem um mercadinho lá com tudo quanto é tipo de produto derivado de sal.

Dicas de Cusco- Sítio arqueológico de Moray

Dentre as dicas de Cusco anote essa daí. Moray é o mais bonito sítio arqueológico da região. Principalmente se a grama estiver verdinha.

São imensos terraços com formatos circulares que, de acordo com estudiosos, eram utilizados para estudos e experimentos de cultivos.

Dicas de passeios pelo Vale Sagrado

Machu Picchu saindo de Cusco

Todo mundo que vai a Cusco pretende ir a Machu Picchu, é a famosa dobradinha. Porém o que muita gente não sabe é que as duas cidades não são tão próximas, um bate e volta é mega cansativo e que essa é a parte cara da viagem.

O ideal é passar uma noite no vilarejo de Agua Calientes para fazer Machu Picchu com calma.

Para os aventureiros e dispostos, existe a possibilidade de chegar até a cidade perdida fazendo a famosa trilha inca.

Abaixo algumas opções de passeios:

Machu Piccu saindo de Cusco

Outras opções de passeios a partir de Cusco

Além de todas as dicas de Cusco acima, ainda existem algumas opções de trekking, fazendo um bate e volta saindo de Cusco.

Rainbown Mountain ou Vinicunca

Essa trilha ficou bem popular nos últimos anos no Brasil graças ao Instagram. São 14,5 km de trekking e o passeio leva o dia inteiro. O guia te pega cedinho no hotel e você retorna a Cusco por volta das 17 h.

Laguna Humantay

Outro passeio que ficou muito famoso nos último anos. Essa trilha tem aproximadamente 7km ida e volta e o objetivo é alcançar a Laguna Humantay, com vários tons de azul e verde.

Outras opções de aventura saindo de Cusco

Dicas de Cusco – Conheça a capital do império Inca

Cusco é uma cidade incrível, com uma história incrível, uma história fascinante e muitas lugares a serem desbravados.

Se você pretende visitar o Peru, não deixe de incluir Cusco no seu roteiro. E claro, tente aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer.

Essas foram as nossas dicas de Cusco. Achou que faltou alguma coisa?! Deixa pra gente nos comentários, assim você contribiu com a gente e outros viajantes 🙂

Dicas de Cusco
Sítio arquelógico de Pisaq

Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!Organize sua viagem pelo Viaje na Web

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *