10 motivos para conhecer o Peru

moray no Peru

O Peru é um dos principais países da América do sul em termos de turismo, recebendo milhões de turistas anualmente.  Possui uma diversidade muito grande de paisagens e atrações turísticas. É comum pensar que destinos distantes dos queridinhos EUA e Europa não sejam tão interessantes. No entanto, nos últimos cinco anos, o Peru registrou crescimento anual de quase 10% no número de turistas.

E se você é daqueles que está se perguntando o que é que o Peru tem, nesse post vamos listar dez motivos para conhecer o Peru. Na verdade eu poderia listar muitos outros de tanto que sou apaixonada por esse país.

Uma coisa é garantida, visitar o Peru é uma escolha acertadíssima. Seja visitando as ruínas de Machu Picchu, as paisagens surreais do Parque Nacional de Huascarán ou contemplando as famosas linhas de Nazca. O Peru não decepciona.

Além da variedade de atrações turísticas o Peru tem uma culinária famosíssima e deliciosa. Se você ainda tem dúvida se vale a pena uma visita ao país , confira nossa lista de motivos para conhecer o Peru e se convença.

Dez motivos para conhecer o Peru – A história Peruana

O primeiro motivo que leva tantos visitantes ao Peru é a história do povo Inca. A região de Cusco é conhecida como o berço do povo Inca e conta com construções centenárias. Ruínas, caminhos secretos, cidades escondidas, culturas milenares. Cada passeio pelo país é super interessante.

A cultura andina é uma das mais ricas do mundo. No passado, os peruanos cultuavam vários deuses e com isso criavam templos para adorá-los. Era comum também rituais de sacrifícios envolvendo os próprios moradores.

O Império Inca foi um dos maiores da história da América e visitando o Peru você poderá presenciar tudo isso, visitando sítios arqueológicos, templos, construções antigas, museus e andando pelas ruas centenárias.

Conhecer Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo

Conhecer Machu Picchu é um dos grandes motivos para conhecer o Peru para a maioria das pessoas que visitam o país. Não é por menos. A cidade perdida dos incas sem dúvida fascina os visitantes.

Localizada a 2400 m de altitude no vale do rio Urubamba, Machu Picchu é o principal símbolo do grandioso Império Inca.

Redescoberta em 1911 pelo americano Hiram Bingham, a cidade é o ponto turístico mais famoso do Peru e recebe milhares de visitantes todos os dias.

Como falar do Peru e não lembrar de Machu Picchu? A principal atração do país e uma das mais visitadas do mundo. O sítio arqueológico de Machu Picchu é tão incrível que recebeu o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno e também de Patrimônio Mundial da Unesco.

Chegar até lá e ver tudo que foi construído no topo de montanhas, com uma arquitetura única que até hoje marca a identidade do local é uma sensação fantástica. Passar pelas ruínas, caminhos inacabados, templos de adoração, casas centenárias, tudo isso fará você se sentir na época do auge do Império Inca.

Muita gente faz um bate e volta para Machu Picchu saindo de Cusco, mas quem tiver mais tempo vale a pena pernoitar no vilarejo de Águas Calientes.

E se você for um amante de trilhas, que tal fazer a famosa trilha Inca até Machu Picchu?! Está nos meus planos.

machu picchu no peru
Machu Picchu: um dos lugares mais impressionantes em que já estive.

Um gastronomia rica e reconhecida mundialmente

A gastronomia peruana vive um momento de reconhecimento mundial sendo um dos grandes atrativos turísticos do país. Rica em ingredientes e preservando suas raízes, a cozinha peruana tem ganhado destaque nas listas dos restaurantes mais famosos do mundo.

Desde que o ceviche ganhou espaço na culinária mundial, a culinária do Peru só vem se expandindo.

A variedade de ingredientes é um dos grandes trunfos do país. No Peru são encontrados 30 dos 32 microclimas existentes no mundo, o que proporciona uma variedade de alimentos enorme. Para se ter uma noção, só no país existem mais de 3500 tipos de batata, 450 tipos de milho e por aí vai.

Na lista dos 10 melhores restaurantes do mundo da World´s Best Restaurants de 2018, considerado o Oscar da culinária, dois são Peruanos, o Central e o Maido.

Veja as melhores opções de passeios em Lima

Reserve sua hospedagem pelo Booking
Encontre aqui as melhores opções de hospedagem pelo Booking. Reserve com antecedência e garanta os melhores preços. Opções com cancelamento grátis.

O Peru é excelente para os amantes do turismo de aventura

O Parque Nacional de Huascarán é um parque localizado na Cordillera Blanca, uma das cordilheiras dos Andes, e desde 1985 é considerado um Patrimônio Mundial.

Aqui se encontram os picos nevados tropicais mais altos do mundo, como o Huascarán, com 6.768 metros acima do nível do mar, o mais alto do Peru. A área é um paraíso para os apaixonados pela natureza e por esportes como trekking, montanhismo e turismo de aventura. Mais um dos excelentes motivos para conhecer o Peru.

O Parque Nacional Huascarán está localizado no departamento de Áncash e cobre uma extensão de 340.000 hectares, além de apresentar a cadeia de montanhas tropicais mais altas do mundo. Além disso, é uma das áreas de maior diversidade biológica e cultural do Peru.

A cidade de Huaraz é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer suas belezas como Laguna 69, Glacier Pastoruri, Lagunas Llanganuco, Parón e diversas outras. Lembrando que é necessário contratar um guia credenciado para  a maioria das atrações.

Outros lugares que estão cada vez mais populares para os amantes de aventura são a trilhas para a Lagoa Humantay e para a Montanha do Arco Íris, Raibown Mountains. Veja algumas sugestões de passeios abaixo:

Cusco, antiga capital do império inca e o Vale Sagrado

Cusco foi a capital do grande império Inca. A cidade está localizada na região dos Andes, a 3 400m de altura, e recebe turistas do mundo todo.

É parada obrigatória pra quem vai para Machu Picchu. Mas além disso, Cusco tem muito a oferecer. A cidade tem uma arquitetura super interessante, assim como a sua cultura e as atrações. Tem museus, templos antigos, fortalezas e igrejas.

Não bastasse todas as atrações dentro da cidade, é possível fazer vários passeios bate e volta saindo de Cusco para conhecer as atrações do Vale Sagrado. Dentre as atrações são imperdíveis Moray, as ruínas de Pisac e sua feira de artesanato e  as salineras de Maras. Pra quem procura por algo diferente, e possível fazer trilhas, passeios de buggy ou bicicleta e até rafting.

Veja todas as opções de passeio saindo de Cusco aqui.

Arequipa

Arequipa é um dos mais belos exemplos da colonização espanhola no Peru. Conhecida como “cidade branca”, por causa de suas construções em silla, uma pedra branca vulcânica, é um dos belos motivos para conhecer o Peru.

Localizada aos pés de três grandes vulcões, Arequipa é o endereço de grande parte da elite peruana. Possui uma das mais belas Plaza das armas do Peru e também é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Seus pontos turísticos famosos incluem além pra Plaza das armas, sua belíssima catedral e o Mosteiro de Santa Catalina. Outra atração famosa de Arequipa é a Juanita, uma das múmias mais preservadas do Peru.

Veja o que fazer em Arequipa aqui.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto
Vai viajar e ainda não contratou seguro viagem?!.Compare preços e faça sua cotação de seguro com desconto aqui!! Utilize o cupom VIAJENAWEB5 para ganhar 5%OFF e ainda pode pagar em até 12x no cartão.

Linhas de Nazca

As linhas de Nazca são um conjunto de geoglifos antigos localizadas no deserto de Nazca.  São cerca de 500 imagens de animais, plantas, desenhos geométricos e seres humanos que se estendem por uma chapada de 500 km quadrados no meio do deserto. Sem dúvida um dos ótimos motivos para conhecer o Peru.

As linhas foram redescoberta por volta de 1930, quando aviões começaram a sobrevoar a área. Desde então iniciou-se um estudo na região, mas as linhas de nazca continuam sendo um dos enigmais mais antigos do mundo, intrigando historiadores de todos os lugares.

Para conferir as misteriosas linhas de Nazca você pode fazer um passeio bate e volta saindo de Lima, o que não recomendo por ser extremamente cansativo. O ideal é ir até Nazca de ônibus, ou fazer um bate e volta saindo de Ica.

Passeios em Nazca, veja as opções aqui.

Compras de produtos típicos

Não saberia dizer se o Peru é um bom país para compras, naquele sentido “americanizado brasileiro” de ser. Mas posso garantir que para comprar produtos típicos o país é uma maravilha.

O artesanato peruano me deixou enlouquecida. Encontrei infinitos e maravilhosos itens de decoração, todos muito típicos da cultura peruana. Desde souvenirs até artigos para a casa, é possível encontrar de tudo um pouco por lá.

Pra quem é fã de bebida não pode deixar de trazer uma autêntica garrafa de Pisco Peruano. O problema vai ser escolher uma garrafa só ,dentre tantas opções.

Lhamas

Sim, Lhamas são um dos lindos e fofos motivos para conhecer o Peru. Os simpáticos animais são um dos símbolos do país, e se você não viu um, volte e faça a viagem direito. Só tome cuidado porque ouvi dizer que elas podem cuspir em você.

Certamente essa não seria uma boa lembrança de viagem.

motivos para conhecer o Peru
O motivo mais foto para conhecer o Peru.

Viajar para o Peru é barato

Um motivo que interfere diretamente no seu bolso. A viagem para o Peru costuma ser barata, por isso, os turistas que não pretendem gastar muito tem a opção de conhecer cidades interessantes sem gastarem um rim.

A moeda peruana é o Nuevo Sol, e sua cotação fica aproximadamente de 1 para 1 com o real. Por isso os brasileiros adoram visitar as principais cidades do país como Lima, Cusco e Machu Picchu, pois os passeios não são caros e os produtos vendidos no comércio ou no Centro Histórico também não.

Veja o que fazer em Lima, a capital do Peru.

Conheça o Peru: veja nossas dicas sobre o país

Conhecer o Peru é certeza de um viagem incrível. Paisagens deslumbrantes, ruínas incas, culinária deliciosa são apenas alguns dos atrativos. Quer ajuda pra viajar pra lá? Veja abaixo todos os posts sobre o Peru já publicados no blog e também preencha o formulário a seguir para receber dicas e promoções.


Veja todos os nossos posts sobre o destino e planeje a sua viagem para o Peru. Ainda ficou alguma dúvida? Sabe de outros motivos para conhecer o Peru?! Deixe nos comentários que eu respondo todos 🙂


Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Inspire-se, não pire, e vem viajar com a gente em tempo real no instagram!

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *