Lima – Dicas Gerais e Informações Básicas

A capital do Peru é um lugar que com certeza vale uma visita, ainda mais agora com a alta do dólar. Por conta disso separamos todas as dicas de Lima com informações básicas sobre a cidade, onde ficar, quando ir, qual moeda levar e o que fazer em Lima.

Esse é um roteiro de viagem que sempre foi um sonho pra mim! Quem nunca quis ver de perto a maravilha do mundo Machu Picchu ou sentir como é estar a uma altitude de 3.400 metros como a de Cusco?

Pois então galera, o Peru é um lugar fantástico!  Tem uma cultura incrível, uma culinária de dar água na boca e ainda por cima é cheio de atrações.

Dicas de Lima – como chegar, onde ficar, quando ir, o que fazer

Esse roteiro dos sonhos começa em Lima, a capital do Peru. Todo mundo que sai do Brasil querendo ver Machu Picchu faz escala lá, e ai que começa o erro. A maioria das pessoas usa a cidade somente com esse fim e nem imaginam o quanto estão perdendo. Ei, você que esta lendo esse post agora, NÃO FAÇA ISSO!

Lima tem tudo o que uma capital tem a oferecer, com o bônus de ter uma geografia interessante, uma culinária de primeira e uma riqueza cultural que a gente daqui nem imagina, e pra melhorar ainda é super acessível.  A seguir todas as dicas de Lima pra vocês.

Dicas de Lima
Na entrada do restaurante La Rosa Nautica
VIAJE PARA OUTRO PAÍS COM INTERNET ILIMITADA NO CELULAR

Compre seu chip no Brasil e já viaje com internet ilimitada. Clique aqui para saber mais.

Como chegar em Lima

Existem inúmeras opções de voos para Lima, e o melhor de tudo que são apenas cinco horas! Eu fui de TAM, troquei o trecho por amigáveis 24.000 milhas ida e volta, mas lembro que na época os voos estavam em promoção em torno de R$ 900 as passagens ida e volta saindo de São Paulo.

Lima - Bairro Miraflores
Ponte no Bairro Miraflores – Passamos por ela para chegar ao Parque do Amor.

O Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) fica em Callao, e é um pouco afastado de Lima. A melhor opção para chegar no hotel de destino é o táxi, barato, em torno de $20 até Miraflores.

Pegamos o Táxi Green, que é tabelado e tem um balcão no aeroporto mesmo. Existem também os que ficam na parte de fora que cobram mais barato, mas achamos que o preço estava justo, então nem procuramos outros.

E aqui vai uma das dicas de Lima mais importante, aliás duas: a primeira use e abuse de táxi por lá porque é barato e tem pra todos os lados; a segunda é que PECHINCHAR é fundamental.

Nunca aceite o primeiro preço que te passarem, seja táxi, artesanato ou passeio turístico. Eles estão acostumados com isso, falam o preço que querem e ai cabe a você negociar. Se não fizer isso, te digo com total certeza que vai levar pança!

Onde ficar em Lima

Dicas de onde ficar em Lima
Dicas de Lima

A opção mais prátia é o bairro de Miraflores. É o mais turístico de Lima, muito bonito, limpo e muitas das atrações da cidade ficam por lá mesmo.

Nós ficamos no Ibis Larco Miraflores e gostamos muito. Nada luxuoso, mas quartos confortáveis e um chuveiro delícia. Mas o melhor mesmo é a localização do hotel. Ele fica a poucos passos do famoso shopping Larcomar, perto de Cassinos, do Parque Kennedy, do Parque do Amor e pra finalizar tem um serviço de táxi com preço justo.

Um outro bairro que gostamos foi o Barranco, que é a zona mais boêmia da cidade e muito colorido. Gostamos tanto que fizemos um post inteiro de lá.

BARRANCO – O BAIRRO MAIS COLORIDO DE LIMA

Para ajudar você a escolher o melhor lugar para ficar em Lima, fizemos um post específico sobre o assunto, onde detalhamos os melhores bairros e regiões. Clique aqui e saiba ONDE FICAR EM LIMA.

Reserve sua hospedagem pelo Booking
Encontre aqui as melhores opções de hospedagem pelo Booking. Reserve com antecedência e garanta os melhores preços. Opções com cancelamento grátis.

Quando ir e qual moeda levar

Em Lima praticamente nunca chove, apesar de ser nublada quase o ano inteiro. Então dá pra ir em qualquer época, mas como a maioria das pessoas combina a viagem com Cusco, o ideal é ir na época da seca, de maio a setembro.

QUAL MOEDA LEVAR PARA O PERU?

Aqui começam as dúvidas sobre qual moeda levar e onde é melhor fazer o câmbio e etc. Existiu um tempo onde o real era mais valorizado que o Nuevo Sol. Pois bem, existiu e essa foi uma época muito feliz para o turista brasileiro. Infelizmente hoje a realidade é outra.

Quando fui o dólar já estava nas alturas, então eis a minha opinião. Leve dólar apenas para pagar coisas pequenas como táxi no aeroporto e o passeio de Machu Picchu. No mais, leve REAIS e troque lá mesmo por soles.

Por quê? Porque se levar tudo em dólar, chegando em Lima, terá que trocar por soles para gastar com despesas de alimentação e assim você perde nas duas cotações. Dá até para pagar em dólar as despesas com restaurante, compras, etc, mas a cotação nunca será favorável.

Meu conselho então é: leve reais e troque só um pouco em Lima. Deixe a maior parte para trocar em Cusco porque lá a cotação é melhor.

Sobre onde cambiar não tem dor de cabeça, em Lima tem várias casas de câmbio e os cambistas estão em todas as esquinas com o coletinho da prefeitura (é seguro). Já em Cusco, bem…  É capaz de ter mais estabelecimentos pra cambiar em Cusco do que pessoas na rua. Além disso a cotação lá é bem mais amiga que a de Lima.

Dicas de Lima
Pelas ruas do centro histórico

O que fazer em Lima

Lima tem sim muitas atrações, mas você vai descobrir que existe outro tipo de turismo muito famoso por lá, que é o gastronômico. A cidade é conhecida como a capital gastronômica da América Latina e cada vez mais gente viaja pra lá para conhecer seus estrelados restaurantes como o famoso menu degustação do aclamado Astrid y Gastón ou o Central, o queridinho do momento.

Mas não se preocupe, é muito, mas MUITO difícil comer mal lá, independentemente se o restaurante é estrelado ou não. Ademais separamos uma listinha de o que fazer em Lima, afinal existem outras coisas legais pra se fazer por lá além de encher a pança.
  • Parque do amor

    Dicas de Lima
    No colorido Parque do Amor

Perfeito para passear no fim de tarde. As pessoas levam bem a sério o nome porque nunca vi tanto casal namorando em uma praça. Dá pra passar uma tarde agradável ali sentado na grama, apreciando a vista do mar e lendo um bom livro. Se minha memória não falha tinha até wifi na praça.

Se o dia estiver claro é ótimo para assistir o pôr do sol.

Dicas de Lima

  • Pôr do sol

Coloquei como uma atração porque é uma atração. É um espetáculo a parte e as pessoas realmente param para apreciá-lo. Mas como Lima é uma cidade um tanto cinzenta é preciso ter um pouco de sorte para conseguir observar o sol se pôr.

Dicas de Lima
É ou não é um espetáculo?!

Dicas de Lima

 

  • Dicas de lima: Centro histórico de Lima

Para começar saiba que esse é o maior centro histórico da América do Sul, então reserve com carinho um tempo para passear por ele. Comece pela Praça das Armas, onde todos os dias as 11:45 h acontece a troca da guarda e também onde ficam a Catedral de Lima, a Prefeitura e o Palácio do Governo.

Além de ser o maior é também considerado o mais bonito. Super colorido e muito interessante. Reserve um dia para se perder em suas ruas.

Minha dica: pegue um mapa, escolha as atrações que realmente deseja visitar e se programe. São muitos monumentos e por falta de foco a gente acaba deixando de visitar lugares bacanas.

Não deixe de conhecer o Convento de Santo Domingo, foi o lugar que mais gostamos de conhecer.

Dicas de Lima
Praça das armas
Dicas de Lima
Convento de Santo Domingo

Dicas de Lima

 

  • Dicas de lima: Larcomar

É um shopping cravado nos rochedos em Miraflores. A vista é maravilhosa, tem muitas lojas bacanas e restaurantes muito agradáveis.

Sem dúvidas o shopping mais bonito que já visitei. Não deixe de sentar no restaurante Mangos, peça uma mesa na área externa e aprecie a vista do pacífico tomando um bom drink. Existe a opção de buffet, pra quem gosta de experimentar a culinária local vale muito a pena, e também a opção a la carte. Pegamos um dia com DJ e a vibe do local estava perfeita.

Dicas de Lima
Shopping Larcomar
  • Dicas de lima: Bairro Barranco

Como mencionei acima é um bairro boêmio, se estiver procurando vida noturna seu lugar é lá. A famosa ponte dos suspiros também nesse bairro. Acesse nosso post exclusivo sobre o Barranco e confira todas as dicas.

  • Dicas de lima: Huaca Pucllana

Sítio arqueológico localizado em Miraflores. Vale muito uma visita, tanto que escrevemos um post inteirinho sobre lá.

O que fazer em Lima – Huaca Pucllana

O que fazer em Lima - Dicas de Lima
Visitando o sítio arquelógico de Huaca Pucllana
  • Dicas de lima: Comer, comer e comer

A melhor dentre todas as dicas de Lima. Como já mencionei acima a cidade tem inúmeras opções de restaurantes reconhecidos mundialmente. Três deles estão entre os melhores do mundo: Central , Astrid y Gaston e o Maido. Para conseguir saborear as delícias desses restaurantes é necessário fazer reserva com muita antecedência. Quando digo muita, é muita mesmo, coisas de três meses.

Mas mesmo que você não consiga ir em nenhum deles não se preocupe. Lima é cheia de boas opções. Um que adorei foi o La Rosa Náutica. Fica na praia em Miraflores. É um delícia, preço razoável e todo trabalhado no tema náutico. Vale a visita!

O que fazer em Lima - Dicas de Lima
Dentro do restaurante La Rosa Nautica
  • Dicas de lima: Circuito Mágico das Águas

Pra quem está com crianças essa é uma das melhores dicas de Lima. Trata-se de um parque urbano, cheio de fontes de água. Durante o dia a molecada faz a festa, pois em algumas delas é possível interagir e se molhar, então não esqueça de levar roupa apropriada e toalha para os pequenos.

A noite um jogo de luzes multicoloridas fazem das fontes um espetáculo único. É realmente um show e acontece nos horários de 19h15, 20h15 e 21h30. O ingresso custa 4 soles, bem baratinho.  A minha dica é chegue cedo, principalmente aos finais de semana, porque a noite costuma lotar.

Parque de las aguas em Lima

 

  • Experimentar uma INKA COLA

Dicas de Lima - Inka ColaÉ o refrigerante peruano. As pessoas bebem isso mais do que a gente bebe cola cola. A cor é pra lá de esquisita e o gosto não e lá grandes coisas, me lembrou muito a pitchula, lembram? Maaass…vale a provadinha!!

Gostaram das dicas de Lima?!

Então essas foram as nossas dicas de Lima. Resumindo, a capital Peruana vale muito uma visita, separe pelo menos dois dias da sua viagem para explorá-la, você vai se surpreender.

E ai, ficou com vontade de conhecer Lima?! Espero que essa dicas de onde ficar, como chegar e o que fazer em Lima sejam úteis de alguma forma.

Vai esticar a viagem no Peru?!

Você já ouviu falar de Huaraz e o Parque nacional de Huascarán? É um destino maravilhoso cheio de paisagens cênicas, inclusive a famosa Laguna 69. O Viaje na Web esteve lá para fazer as trilha e temos todas as informações pra você além das dicas de Lima. É só clicar nesse link para ter acesso a todos os nossos posts sobre esse destino incrível no Peru.


Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Inspire-se, não pire, e vem viajar com a gente em tempo real no instagram!

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

8 thoughts on “Lima – Dicas Gerais e Informações Básicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *