Há tempos eu frequento o Rio de Janeiro. Mesmo tendo uma das minhas melhores amigas morando no Rio há muitos anos, eu nunca tinha passado o Réveillon na praia de Copacabana. A verdade é que faltou o interesse de encarar aquela multidão de corpos vestidos de branco só para ver a queima de fogos mais famosa do Brasil na virada do ano.
Os cariocas que me desculpem! Nem o espetáculo de fogos mais lindo do planeta seria capaz de me motivar a arriscar minha vida, meu bolso e meu bom humor me aventurando naquele mar de gente sem garantias de segurança. Multidão não é mais minha praia depois que passei dos 30!
Foi só por conta de uma reviravolta da vida que em 2017 eu passei o Réveillon na praia de Copacabana. Em julho de 2016, meu marido se mudou para a cidade maravilhosa por conta do trabalho. E foi assim que vivi por mais de dois anos na ponte aérea e malha rodoviária GV X Rio.
Nesse contexto, aconteceu de eu estar na cidade justamente na época da virada, o que contribuiu para que finalmente eu planejasse um reveillon no Rio de Janeiro. Foi um mero acaso do destino, não sei se fosse para planejar a virada do ano perfeita, se eu escolheria a praia de Copacabana. Mas como quem entra na chuva é para se molhar, resolvi vivenciar a experiência toda. Assim, decidi assistir a queima de fogos ao vivo e a cores pela primeira vez na praia mais famosa do Rio.
Ao invés de ver tudo do conforto e segurança do meu lar como fiz no ano seguinte e como milhões de brasileiros fazem todos os anos, peguei o metrô e me aventurei na praia.
Como foi minha experiencia passando o Réveillon na praia de Copacabana:
Não vou mentir. Eu estava descrente e foi com esse espírito que saí de casa. Fui com três pés atrás e carregada de comentários sarcásticos para disfarçar o meu medo. Medo de chegar lá e ser assaltada, medo de começar o primeiro dia do ano com o pé esquerdo. Criei pré conceitos e formulei na minha cabeça ideias sobre como seria passar o Réveillon na praia de Copacabana sem nunca ter ido.
Todas essas ideias envolviam tiroteio, roubo, arrastão, gente brigando, bêbados e pessoas sem noção. Na minha imaginação estavam todas juntas e coladas umas nas outras. No fantástico mundo da Fernanda essas almas se acotovelavam e se matavam disputando um quadrado na areia para ver a queima de fogos do Réveillon na praia de Copacabana.
Em minha defesa: a imagem que o resto do mundo tem do Rio não é tão bonita quanto o Pão de Açúcar. Por trás de todas aquelas paisagens lindíssimas que rodeiam a cidade, existe um mundo de problemas que assustam os turistas e até mesmo os cariocas. Problemas que me ainda me assustam.
Enfim, pré-conceitos à parte a maior descoberta foi perceber que passar o Réveillon na praia de Copacabana pode sim ser um programa legal e livre de perrengues. Talvez tenha sido uma questão de sorte. Talvez não tão livre de perrengues assim, porque para chegar lá inevitavelmente precisamos usar o metrô e aglomerar um pouco.
Assista ao vídeo como é passar a virada do ano e o réveillon no Rio de Janeiro chegando de metrô em Copacabana:
Dicas práticas para passar o Réveillon na praia de Copacabana
Almas perdidas no mundo cibernético que estejam precisando de dicas sobre o reveillon no Rio de Janeiro em Copacabana, esse post foi feito pra vocês. As dicas são baseadas na minha experiência em 2017 e espero do fundo do coração que sejam úteis.
A melhor forma de chegar na praia para assistir o Reveillon no Rio de janeiro
A melhor forma de chegar na praia é de metro. Quando estava no Rio, vi no jornal que os acessos a Copacabana estariam fechados durante a virada do ano. Foi por isso que me surpreendi com carros passando nas ruas durante o vídeo.
As passagens de metrô são específicas para esse dia e precisam ser compradas com antecedência. Além de comprar uma passagem específica para o Réveillon, o intervalo de tempo já é pré-definido. Ou seja, se você comprar para o intervalo de 21 h as 22 h (comprei esse), não pode ir às 19 h. Fique de olho no site do Metrô Rio para acompanhar as notícias sobre o funcionamento do metrô no dia do ano novo.
O melhor lugar na praia para assistir aos fogos em Copacabana
- Existem quatro estações de metrô em Copacabana. Cardeal Arco Verde, Cantagalo, Siqueira Campos e por último General Osório, na divisa com Ipanema. Os shows gratuitos que normalmente a Globo transmite acontecem na altura da estação Cardeal Arco Verde.
- Se a intenção for fugir do tumulto, quanto mais longe da estação Cardeal Arco Verde melhor e mais seguro. Eu desci perto da General Osório e achei super tranquilo. Não vi nada que me amedrontasse e o clima ali na redondeza estava bem familiar. Não tinha tanta muvuca e deu pra assistir a queima de fogos ao vivo sem ninguém me esbarrando. Meu marido ouviu relatos de que não foi assim perto da Cardeal Arco Verde. Não sei se tive sorte, ou se foi só uma questão de escolher o lugar certo na praia de Copacabana para passar o Réveillon .
- Pode ser interessante procurar uma festa na cobertura de um hotel ou apartamento que ofereça uma vista privilegiada para a queima de fogos na praia. Aviso porém que essa opção é só para os mais ricos. Ou, para quem esteja disposto a desembolsar uma grana preta. Na ocasião, eu não estava.
Resumo da ópera passar o Réveillon na praia de Copacabana foi uma experiência boa e barata. O único problema foi que da praia não existe contagem regressiva. Essa foi a única decepção da noite, ou talvez tenha sido o ponto alto.
Vocês podem ver no vídeo que ninguém sabia a hora certa de estourar o champanhe. Cada pessoa estava num timing diferente porque os relógios marcavam horas distintas. No fim das contas me diverti tentando adivinhar a hora certa da virada do ano na praia de Copacabana. Foi divertido fazer mais de uma contagem regressiva e esperar a hora exata em que um ano encerrava o seu curso eu um novo começava.
Programação Ano Novo RJ: Réveillon Copacabana e Rio de Janeiro 2022
A programação da virada em Copacabana todo ano é diferente. Por causa da pandemia em 2022 a principal dúvida não é nem quais seriam os show e sim se vai ter Revéillon no Rio de Janeiro em 2022.
Por sorte, parece que está tudo nos conformes porque a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou em 06/08 o edital para o Réveillon de 2022. Serão dez palcos espalhados pela cidade toda e outros três só em Copacabana, onde acontece sempre uma das maiores festas de Ano Novo do mundo.
A agenda completa do período de réveillon e do mês de janeiro pode ser acompanhada pelos sites copacabana.com e RIOTUR.
Look de Réveillon em Copacabana: O que vestir para assistir a queima fogos na praia
A melhor dica de look é usar roupas leves e confortáveis, de preferência uma havaiana. Lembre-se que você vai pisar na areia, que em janeiro no Rio faz muito calor e você estará ao redor de muita gente.
Para as mulheres um vestido leve, shortinho e blusinha caem super bem. Acho que vale a pena investir mais num acessório de cabelo que na roupa em si. Porque no geral, a galera que encontramos na areia não se produz para um baile, e sim para uma reunião entre amigos. Se você for muito arrumado vai se sentir deslocado.
Se não tiver uma roupa toda branca não tem problema, põe qualquer coisa branca só para entrar no clima. Serve uma camisa branca como sobreposição, um boné branco ou até uma flor branca na cabeça está valendo. Se a ideia é fazer uma produção simples mas descolada, dá uma olhada no post que escrevi com DICAS PRA MONTAR UM LOOK DE PRAIA PARA PASSAR O RÉVEILLON.
Passeios para fazer no Rio de Janeiro
Obviamente se você pretende passar o Réveillon no Rio de Janeiro é bem provável que queira aproveitar também os dias antes da virada para bater ponto nos principais pontos turísticos. Depois pode ser que a ressaca seja grande e a melhor programação do dia seja dormir mesmo.
Existem milhões de coisas para se fazer na cidade incluindo aqueles programas óbvios e super turísticos como visitar o Cristo Redentor, subir o Pão de Açúcar ou andar pelos caminhos do Jardim Botânico. Mas vá preparando seu estado de espírito para enfrentar grandes multidões. Nessa época do ano até lugares que não são tão conhecidos como o Parque Lage ficam bem disputados.
Se ainda assim quiser se aventurar para conhecer os pontos turísticos e fazer passeios no Rio de Janeiro dê uma olhadinha no site da Get Your Guide. No site você consegue comprar o ingresso de várias atrações e o city tour que eles vendem passa pelos lugares mais clássicos e dá para comprar tudo online.
Acho que comprando com antecedência a gente economiza tempo no destino e pode relaxar mais durante a viagem, fora o risco de não conseguir vaga se deixar para comprar na hora. Em lugares famosos como o Rio de Janeiro no Réveillon é algo super possível de acontecer.
Outro passeio que sou louca pra fazer e que estou namorando a anos é a trilha da Pedra do Telégrafo. Sabe aquela foto que a pessoa fica pendurada numa pedra fingindo que está quase caindo ou que está sendo segurada por um amigo forte?! Pois então, a ilusão de ótica da foto é por causa de um simples ângulo da Pedra do Telégrafo.
Onde ficar em Copacabana: Dicas de hotéis no Rio de Janeiro
Sou uma mulher de sorte e graças ao cafofo do meu marido não precisei desembolsar dinheiro para ficar hospedada no Rio durante o Revéillon. Mas para você que não tem tanta sorte vou deixar uma listinha amiga. Salva com carinho porque são as opções mais razoáveis com disponibilidade no período.
Digo razoáveis porque hospedagem no Rio nessa época não é barato. Se o hotel ficar na Zona Sul então, a coisa piora. Mas se a essa altura do campeonato tem alguém procurando dicas de hotéis e onde ficar em Copacabana para assistir a famosa queima de fogos no Réveillon na praia de Copacabana, eu tenho soluções. Dá uma olhada antes nas opções que deixei abaixo:
Se alguma coisa te servir, peço apenas que use os links do blog para contribuir com nosso trabalho. As dicas estão em ordem decrescente da mais cara para a mais barata. Sendo a mais cara na faixa de 9.000 reais por oito diárias e a mais barata 2.000 reais no mesmo período. Obviamente os mais bem localizados são os mais caros.
Essas foram minhas dicas sobre o Revéillon de Copacabana, espero que te ajudem a planejar a sua virada de ano. Lembra de voltar depois para me contar nos comentários como foi a sua experiencia de Revéillon no Rio de Janeiro.
No Comments