Dicas da Grécia – Passando de carro pelo Canal de Corinto

Dicas sobre o canal de Corinto

Continuando nossas dicas da Grécia, por aqui vamos falar de uma grande obra de engenharia, o Canal de Corinto.

Em algum momento da sua vida, provavelmente nas aulas de história ou na catequese (uma vez que São Paulo escolheu a cidade para pregar), você de ter ouvido sobre um lugar chamado Corinto na Grécia. Mas provavelmente não deve conhecer ainda o Canal de Corinto e é essa a minha missão nesse post.

Tudo que você precisa saber sobre o Canal de Corinto na Grécia

Escavado sobre uma rocha, com uma altura de 40 metros, 6,3 quilômetros de comprimento e 21 metros de largura, o canal de Corinto é uma das obras de engenharia mais espetaculares do mundo, depois do Canal do Panamá. Ele impressiona não somente pela beleza e tamanho, mas também por sua interessantíssima história milenar. Isso mesmo, ele tem mais de 1.000 anos!

O canal, com toda essa história envolvida, liga o golfo de Corinto ao mar Egeu. Passando pelo istmo de Corinto ele separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, tornando o Peloponeso efetivamente uma ilha.

No segundo dia de viagem optamos por alugar um carro saindo de Atenas para conhecer Nafplion por conta própria. Como apaixonada por história que sou, lógico que fui obrigada a fazer uma parada e conferir de perto o Canal de Corinto. Não podia perder essa oportunidade já que ele ficava bem no caminho para Nafplio.


A história do Canal de Corinto

Durante muito tempo os gregos idealizaram uma maneira de facilitar as viagens entre o golfo de Corinto e o mar Egeu. Dizem que as primeira idéias surgiram no século VI AC.

O projeto no entanto só ganhou forma mesmo com o imperador Nero no ano 67 DC. Ele projetou o canal e enviou 6.000 escravos para dar início a escavação. Inclusive existem boatos que o próprio, a fim de animar seus escravos, chegou a dar uma escavadinha com uma enxada, imaginem só a cena?!

No entanto por ser uma obra muito complexa e cara o projeto acabou ficando pra trás. Nero voltou para Roma e morreu muitos séculos antes de ver a obra concluída. A construção de fato foi executada entre 1831 e 1983, quando foi inaugurado. E o mais incrível?  Usaram o projeto do próprio Nero, de quase dois milênios atrás.

Outra curiosidade é que ele foi amplamente utilizado na Segunda Guerra mundial e depois bombardeado pelos alemães. Não satisfeitos eles também jogaram vagões de trem a fim de obstruí-lo. Os gregos precisaram de 5 anos para liberá-lo novamente.

Como chegar no Canal de Corinto

O canal de Corinto fica a uns 77 km de Atenas. Gasta-se aproximadamente uma hora de carro pra chegar lá. Existem vários tours que saem de Atenas mas a maioria deles tem como destino outros pontos e só incluem uma parada por lá.

Nós optamos por fazer por conta própria de carro. A cidade que queríamos visitar (Nafplion) não tinham muita oferta de tour, mas o principal motivo mesmo foi o custo benefício.

Mais uma das nossas Web dicas da Grécia: se você contratar qualquer passeio bate e volta saindo de Atenas para o Peloponeso, provavelmente a parada no canal já está garantida.



Viajando de carro, ônibus ou trem

Para ir de carro, a estrada é muito tranquila e fácil de dirigir. No GPS procure por Istmo Korinthos, ou simplesmente siga as placas, não é difícil de achar.

Mas se tem interesse em ir de trem para o Canal de Corinto pode ler o relato da Tatiane Monteiro do blog Painel do Mundo e pegar todas as dicas dela AQUI.

De ônibus, aparentemente é a opção mais prática para aqueles que não tiverem a possibilidade de ir de carro. Mas no site Rome2Rio tem uma rota de como ir de ônibus até Corinto.

Porque visitar o Canal de Corinto na Grécia

Mas afinal, por que ele é importante mesmo?! Por que visitá-lo?!

Primeiramente não paga entrada nem nada do tipo. Segundo porque estrategicamente é caminho pra diversos outros pontos turísticos e tem uma importância histórica relevante.

Sua construção encurtou a viagem entre o Golfo de Corinto e o Golfo Sarônico em 400 quilômetros, trazendo inúmeros benefícios econômicos.

Na verdade é uma parada bem simples. Basicamente uma ponte onde os turistas ficam tirando fotos , tem um restaurante ao lado e várias lojinhas de souvenir. No ponto de parada vi propaganda de vários passeios que pode fazer por lá também.

Dava para fazer passeio de barco atravessando o canal, andar de jet ski ou até mesmo pular de bungee jump.

Teriam coragem?

Road trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakhynthos

Vale a pena visitar o canal de Corinto?

Se vale a pena visitar o Canal de Corinto na Grécia? Na minha humilde opinião lógico que vale. É maravilhoso ver de perto uma obra dessa complexabilidade e com tanta história. Mas como é um lugar simples, não espere encontrar nada maravilhosamente chique. Ainda assim vale uma paradinha estratégica.

Confira o vídeo da nossa passagem pelo Canal de Corinto ou segundo a Bruna Canal do Carinho. Foi bem rápido mas achei que ficou fofo.. rs!

Outras dicas de viagem sobre a Grécia já publicadas no Blog:


Encontre um hotel em qualquer lugar do mundo com cancelamento gratuito pelo Booking

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro. Não viaje sem!

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Pesquise suas passagens aéreas e as melhores promoções através da Passagens Promo, um buscador de passagens online

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Contrate este serviço e deixe que nós organizamos seu roteiro com dicas e programação exclusiva para sua viagem

Para enriquecer sua experiencia contrate um guia local ou profissional que mora no destino para te mostrar os lugares mais incríveis e dar as melhores dicas.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem, você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta