De acordo com a mitologia grega, Nemea é famosa por ser a morada do Leão de Nemea. Para quem nunca ouviu falar, esse foi o primeiro trabalho do herói Hércules. É também a terra de Esparta e possui vários pontos históricos que valem uma visita. Mas hoje vamos falar de outro atrativo turístico da região: as vinícolas de Nemea. Um ótimo lugar para degustar vinhos na Grécia. Esta conhecida região produtora é a casa da uva Agiorgitiko, exclusiva da Grécia.
Foi um pouco difícil encontrar informações sobre os vinhos da Grécia e suas vinícolas para planejar meu roteiro na Grécia. Espero com esse post poder ajudar outros interessados em conhecer essa belíssima região. A intenção é facilitar a vida de outros turistas contando nossa experiencia. Compartilhando tudo que aprendemos sobre os vinhos gregos e a vinícola perto de Atenas que visitamos.
Nós usamos sempre a Seguros Promo para comparar preços e contratar um seguro. Ele é um buscador onde conseguimos filtrar por preço, por cobertura e fazer comparações. O pagamento pode ser feito em até 12x no cartão de crédito, no boleto com 5% de desconto e usando o nosso cupom VIAJENAWEB5 ainda ganha mais 5%OFF. Sem desculpas, ok?!
Os vinhos na Grécia
Muita gente ainda associa a vitivinicultura grega ao Retsina (um vinho onde eles adicionam uma espécie de resina de pinheiro). Por conta disso existe um certo preconceito com os vinhos na Grécia. Como se o vinho grego não fosse de qualidade, o que na verdade é falta de conhecimento pois existem Retsinas de ótima qualidade nas vinícolas da Grécia.
Para nós pode parecer estranho porque é bem diferente do que estamos acostumados. Mas para os gregos é uma tradição milenar remanescente de um tempo onde os recipientes que armazenavam os vinhos eram selados com resina para garantir sua conservação.
Mas não é só o Retsina que tem por lá. A cultura de vinho na Grécia é milenar, com maios ou menos 4 mil anos. O país possui uvas que só são cultivadas somente ali. Uvas que não existem em qualquer outra parte do mundo e isso proporciona muita variedade e também exclusividade.
Os vinhos gregos ainda são muito pouco comercializados no Brasil. Isso porque o país não tem um volume de produção para competir em preço com outras potências mundiais, como por exemplo a França ou o Chile. Mas já ganhou muito espaço nos Estados Unidos e em países do Oriente. O fato é que, com a variedade e exclusividade de suas uvas, os tem chamado cada vez mais a atenção de produtores e amantes do vinho ao redor do mundo.
A Grécia tem várias regiões vinícolas, cada uma com sua variedade de uva. As regiões são Norte, Peloponeso e Ilhas Jônicas, Grécia Central, Creta e as Ilhas do Egeu. Eu pesquisei sobre cada uma delas, e pela logística do meu roteiro na Grécia escolhi conhecer Nemea, no Peloponeso.
região de Nemea: Vinícolas perto de Atenas
De Atenas a Nemea são aproximadamente um hora e vinte de carro. No roteiro incluímos na programação conhecer Náfplio, mas como Nemea ficava no caminho resolvemos dar uma paradinha antes e apreciar vinhos gregos.
As vinícolas dessa região são pequenas, familiares e bem aconchegantes. Não espere encontrar por aqui tours no estilo Concha y Toro. Inclusive sugiro que entre em contato previamente com a vinícola e agende a visita, para não correr o risco de encontrá-la fechada. Principalmente porque existem vinícolas que não oferecem visitas e degustação. Nós tivemos certa dificuldade para localizar as benditas pela internet, mas chegando lá, todas ficavam relativamente perto. Algumas não estavam recebendo visitas, por isso o contato prévio é bem importante.
O único site que achei boas informações sobre o assunto quando planejei a viagem foi o Contando Vinhos. Lá tem informações sobre as vinícolas, inclusive de outras regiões da Grécia. Como o autor é entendedor de vinhos, acho que vale muito a pena pegar as dicas!
Visita a vinícola Palivou Estate: Dicas e informações básicas
Entramos em contato com várias vinícolas antes da viagem e a que mais nos agradou pelo tratamento foi a Palivou Estate. Eles foram muito atenciosos e rápidos nas respostas. Teve vinícola por exemplo, que nem nos respondeu. Sendo assim, no dia planejado, colocamos o endereço no GPS e saímos de Atenas sem nenhum imprevisto. A estrada até as vinícolas em Nemea é muito boa e fácil de dirigir.
Ao se aproximar de Nemea a paisagem muda bastante. As oliveiras dão lugar aos vinhedos e a estrada ganha um ar mais pitoresco. Encontramos a vinícola Palivou State sem grandes dificuldades, e chegando lá fomos muito bem recebidas pela Katerina. Ser recebida por alguém que claramente estava a nossa espera fez toda a diferença.
Havia um tour em andamento com um grupo da terceira idade de outras localidades da Europa e a degustação estava para começar. Nos juntamos a eles dentro de um galpão elegantemente decorado e a Katerina conduziu a degustação com louvor.
Se decidir alugar um carro em Atenas para conhecer algumas vinícolas em Nemea. Pesquise antes na Rent Cars várias opções de veículos. A grande vantagem é que por ser uma empresa brasileira você paga em reais, pode parcelar no cartão de crédito e ainda fica livre do IOF. Quando viajamos e precisamos alugar um carro, na maioria das vezes fazemos nossas reservas através desse site.
Como foi a degustação de vinho da vinícola Palivou Estate
Foram cinco vinhos apresentados: dois brancos, dois tintos e um rose, e tinha uns petiscos para acompanhar. Eu gostei de todos, principalmente dos tintos. Mas convenhamos, eu não tenho nenhum conhecimento avançado sobre o assunto, portanto não posso dar dicas sofisticadas a respeito.
A degustação nos custou 2 euros por vinho, o total de 10 euros por pessoa. Na entrada da vinícola tem uma pequena lojinha, onde podemos comprar vinhos, azeites e outras coisas típicas da região. Dentro da lojinha eles tem uma carta menu com todos os vinhos produzidos pela Palivou. Eu trouxe dois, o Ktima Palivou Nemea e o Ammos Terra Leone por serem da uva Agiorgitiko e foram os que provamos na degustação.
Galeria de fotos: visita e degustação na vinícola Palivou State
Nós gostamos muito da experiência, primeiro pela atenção e simpatia da Katerina, que foi muito solícita desde o primeiro contato via e-mail. E segundo pela sorte de ter a companhia de outro grupo de turistas, todos da terceira idade. A maioria vinha da Bélgica e iam passar 4 semanas na Grécia. Pensa numa vitalidade e numa vontade de conhecer o mundo.
O bate papo estava tão animado que a pobre da Katerina em alguns momentos teve que pedir atenção para falar sobre os vinhos! Só espero chegar nessa idade com toda a disposição e energia desse grupo que conheci. Fiquei encantada! Se alguém tiver interesse em dar uma olhada mais afundo ou agendar uma visita é só entrar no site oficial da vinícola e mandar um e-mail.
Se você teve outra experiencia bacana de degustação de vinhos em Nemea ou conhecendo outra vinícola perto de Atenas, deixa sua dica nos comentários.
No Comments