Quanto custa viajar para o Japão – Saiba o preço de vários itens de consumo

Quanto custa viajar para o Japão - Moeda Japonesa

Se você morre de curiosidade sobre quanto custa viajar para o Japão, vem cá, vamos conversar. Vamos iniciar uma amizade sincera e eu vou te contar quanto gastei na minha viagem. Não se iluda, o Japão não é um dos destinos mais baratos do mundo.

Mas também não é assim tão fora da realidade de quem vive no Rio de Janeiro ou já sentiu no bolso como é viajar para destinos como Nova York, San Francisco, e todos aqueles lugares famosos e caros da Europa. A terra do sol nascente tem lá os seus encantos e parece que o preço não é um deles. Nem a comida, mas isso eu conto depois.

Quanto custa viajar para o JapãoAgora o que pretendo é fazer calculo matemático e divulgar aproximadamente quanto me custou viajar para o Japão.

Digo aproximadamente, porque não sou daquelas que põe tudo na ponta do lápis. Não tenho o costume de contabilizar centavo por centavo.

Geralmente eu ponho tudo na conta imaginária do investimento em felicidade e largo pra lá. Não gosto de ficar remoendo os reais que gastei sem necessidade, por pura vaidade ou por planejamento errado.

Mas como sei que esse é um assunto que interessa muita gente, e como tive a sorte de viajar com meu marido que ao contrário de mim é bem mais controlado, dessa vez anotei os gastos para publicar no blog.

Aqui amigo leitor, além de ter uma ideia de quanto custa viajar para o Japão, você também vai encontrar o preço de alguns itens de consumo. Sabe aquela comparação que mesmo sem querer a gente acaba fazendo, pois é. Pensando nisso anotei o preço de algumas coisas por curiosidade justamente para comparação com os preços no Brasil.

Não pretendo contudo dizer exatamente quanto custa viajar para o Japão, pois isso obviamente varia de pessoa para pessoa. Cada um tem gostos e conceitos diferentes sobre custo e benefício. O que é caro pra mim, pode não ser pra você e vice versa.

Tenha em mente que minha viagem era período de férias, que meus gastos não eram os mais controlados mas também não eram esbanjadores. Que tivemos sorte de achar promoção de passagem justamente na época que estávamos de férias  e que não tive coragem de encarar hospedagem fuleira só para economizar uns trocados.

Dito isso vamos a listinha amiga de quanto custa viajar para o Japão. Deu um trabalhão danado juntar todas essas informações, espero que seja útil.

Quanto custa viajar para o Japão – Custos com passagem

Zero!! Pois é minha gente, eu não queria me gabar, mas não resisti. Ganhei a passagem para o Japão de presente de aniversário do meu marido. Já fazia uns anos que não viajávamos juntos por conta de incompatibilidade de agendas e aproveitando que era meu aniversário um pouco antes da viagem ele fez essa graça pra mim.

Mas não é por isso que não vou inclui-la no cálculo. A passagem que ele comprou estava em promoção e custou R$ 3.330,00 reais  ida e volta por pessoa,  pela Air Canada,  com stop over de uma semana em Toronto. Ou seja, viajamos para dois lugares pelo preço de uma passagem. Já falei antes, cola em mim que eu conheço alguns truques!

Quanto custa viajar para o Japão – Custos com hospedagem

Ao todo foram 13 diárias com hospedagem para duas pessoas no Japão e pernoite nas cidades de Quioto, Nikko e Tóquio.  Dá uma olhada nesse link aqui  com meu roteiro de 14 dias no Japão. Futuramente vou escrever com mais detalhes sobre hospedagem dando dicas de lugares interessantes além desses que eu fiquei.

Tenha em mente que meu marido é do tipo chatinho. Daqueles que não se hospedam em qualquer lugar só porque é mais barato. E ainda barra todas as minhas tentativa de encontrar alternativas mais em conta que possam oferecer algum risco de passar perrengue. Também preciso dizer que tenho minha parcela de culpa nas escolhas que fizemos porque aparência e localização contam muito pra mim na hora de escolher hospedagem.

Gastamos no total com 13 diárias para duas pessoas em torno de 6.000 reais. Para ser mais exato 208.196,00 ienes que convertendo virou R$ 5.832,00.

Segue abaixo link dos hotéis que escolhi com os valores para duas pessoas em quarto de casal:

 

 

 

Quanto custa viajar para o Japão – Custos com transporte e deslocamento interno

Sou do seguinte pensamento, já que vamos fazer um esforço danado para ir do outro lado do mundo melhor fazer um roteiro que visita mais de uma cidade. Nada contra quem viaja para um lugar apenas e prefere fazer o esquema do bate e volta. Pra falar a verdade as vezes me pego tendo essa vontade. Daria muito menos trabalho.

Afinal montar um roteiro pulando de galho em galho é muito mais cansativo. A logística é muito mais complicada e a gente sempre gasta mais dinheiro. Mas a recompensa é que visitando mais cidades aprendemos sobre o país e adquirimos uma visão menos regionalizada das coisas. E no fim das contas por mais trabalho que dê e por mais dinheiro que eu gaste, gosto de dar uma rodada pelo interior de outros países. No Japão, não foi diferente.

Fiz um roteiro chegando em Tóquio e partindo direto para Quioto onde fizemos o esquema do bate e volta para Hiroshima e Osaka, depois viajamos para Nikko e de lá voltamos para Tóquio para terminar a viagem. Tudo isso pra dizer que os custos com deslocamento interno entram na conta quando optamos por conhecer mais cidades.  E estes custos podem encarecer muito a viagem se não forem analisados com cautela na hora de montar o roteiro.

Mas não vou ficar aqui discutindo esses detalhes. O que você quer saber agora é como foi o meu deslocamento interno pelo Japão e quanto custou essa brincadeira toda. E eu já te digo que me custou praticamente os olhos da cara!

Quanto custa viajar para o Japão - Bilhetes para o trem bala
Olha só o tanto de deslocamento interno que fiz, e isso porque teve alguns que eu joguei fora.

No Japão existe um milagre chamado JR Pass. Um milagre caro, em forma de passe único, fornecido por uma empresa com mesmo nome, exclusivo para turistas estrangeiros que viajam para o Japão.

Com esse passe é possível fazer os deslocamentos internos usando os trens da JR, inclusive o famoso trem bala. Em outra oportunidade vou detalhar minha experiência usando o passe da JR. Aqui o objetivo é só dizer quanto custou e se valeu a pena.

Com preguiça de ficar fazendo conta de cada passagem e pesquisar os preços individuais de cada trajeto eu optei por comprar o passe da JR por 14 dias.

Achei mais prático e no fim das contas parece que valeu bem a pena. Usamos o passe para fazer todos os deslocamentos entre as cidades e conseguimos usa-lo até mesmo nos deslocamentos urbanos dentro de Tóquio e Hiroshima. Só em Quioto e Nikko que tivemos que gastar com as linhas de ônibus locais pois não tinha transporte fornecido pela JR.

Segue abaixo quanto custa aproximadamente os passes da JR, o valor em real vai depender da cotação do dia:
  • Passe da JR para 7 dias = U$ 252,00 (sem taxas de entrega)
  • Passe da JR para 14 dias = U$ 404,00 (sem taxas de entrega)
  • Passe da JR para 21 dias = U$ 517,00 (sem taxas de entrega)

 

Segue abaixo valores gastos com transporte nas cidades de Quioto e Nikko (onde o passe da JR não serve pra trajetos dentro da cidade):
Quanto custa taxi em Quioto
Taxi da estação de Quioto até o Hotel = custou 1.250 ienes o trajeto de 3 km
  • Passagem de ônibus em Quioto = 260 ienes
  • Passe de ônibus de um dia em Quioto = 520 ienes
  • Passe de ônibus de um dia em Nikko =  500 ienes
  • Passe de ônibus para atrações na região de Nikko válido por 2 dias = 2.000 ienes
Quanto custa viajar para o Japão - Passagem de ônibus em Nikko
Levamos um fumo danado porque esse passe de dois dias em Nikko só descobrimos no segundo dia. No primeiro a gente gastou desnecessariamente 500 ienes que estariam incluídos no passe se tivesse comprado ele no primeiro dia.

Quanto custa viajar para o Japão – Custos com comida

Quanto custa comida no Japão - Churrascaria brasileira em Tóquio
Olha só que facada!!

Esse assunto com certeza vai render outros posts e depois vou contar em detalhes como eu passei aperto com comida no Japão.

O resumo da ópera é que no fim da viagem eu joguei a toalha e gastei um fortuna para comer rodízio numa churrascaria brasileira. Tudo porque nem Mcdonalds nem comida Japonesa estavam mais descendo goela abaixo.

No geral a comida não é muito em conta, mas é possível comer barato em restaurantes mais simples ou comprando comida no supermercado. Nas estações e nos supermercados tem comida japonesa pronta para levar.

Sempre achávamos no mercados uma seção cheia de badejas com Sushi e umas coisas que não dá pra saber o que é antes de provar.

Comida no Japão - Quanto custa viajar para o Japão

Segue abaixo o preço de algumas refeições e uma galeria de fotos com o preço dos pratos no Japão.

  • Combo do BigMac com batata frita e bebida = 680 ienes
  • Rodizio numa churrrascaria brasileira em Toquio = 4.500 ienes por pessoa incluindo sobremesa e água.
  • Bandeja de sushis em supermercado com 6 a oito peças = mais ou menos 500 ienes.
  • Essa mesma bandeja nas estações custava quase 1.000 ienes
  • O preço médio de uma refeição seria em torno de 1.000 ienes
  • Prato de macarrão em restaurante de pasta em Shibuya = 480 ienes
  • Prato com almondegas de frango, arroz e yakisoba em Nikko = 900 ienes
  • Sorvete na máquina = 150 ienes
  • Caixinha de chocolate Meiji = 320 ienes
  • Coca cola = na máquina 160 ienes, nos restaurantes custava entre 250 e 400 ienes
  • Água=  na máquina 130 ienes, no supermercado 80 ienes
  • Mojito em Myajima = 600 ienes
Quanto custa viajar para o Japão
Tomando um mojito gelado na ilha de Myajima

Galeira de fotos – Quanto custa comida no Japão

Quanto custa viajar para o Japão – Ingressos das atrações turísticas

No geral o preço para visitar os templos e atrações turísticas no Japão não são caros. O único que achei bem salgado foi o Toshogu em Nikko. Mas esse foi também o templo mais bonito, então talvez o preço tenha sido justo. Segue abaixo uma listinha com preços para você fazer contabilidade.

Quanto custa viajar para o Japão

  • Ingresso do parques Disney Sea em Tóquio para 1 dia = 7.400 ienes
  • Ingresso do parque Universal Studios em Osaka para 1 dia =  7.600 ienes
  • Entrada do Zoológico Ueno em Tóquio = 600 ienes
  • Entrada do Castelo Nijo em Quioto = 600 ienes
  • Entrada dos Templos Toshogu em Nikko = 1.200 ienes
  • Entrada do Memorial da Paz em Hiroshima = 200 ienes
  • Passeio para o Monte Fuji saindo de Tóquio = 10.000 ienes (achei o panfleto no hotel, mas é possível comprar com antecedência pela internet no VIATOR.

 

Quanto custa viajar para o Japão – Preços de algumas coisas nas lojas japonesas

Tênis: vi alguns modelos bonitos que não tinham no Brasil por 6.000 ienes. Obviamente existem tem preços para todos os bolsos mas mentalizei esse porque achei que era um bom negócio.

Chapéu: não sei porque, no geral eu não uso isso, mas achei num outlet em Tóquio um chapéu de 900 ienes e resolvi aderir a moda.

Ima de geladeira: na média custavam 600 ienes, tinha uns de 400, outros de 1.000, mas no geral custavam em torno de 600 ienes cada um.

Caixinha de doces japoneses de gosto duvidoso: 500 ienes.

Máquina fotográfica: uma câmera da Canon modelo EOS M6 com kit de duas lentes e o visor eletrônico custava 119.963,00 ienes. Sobre esse valor tinha desconto de 8% do imposto japonês, e mais 5% se pagasse com cartão visa. Não é mais barato que os EUA mas é bem mais em conta que aqui no Brasil.

Como calcular Ienes convertendo para o real brasileiro

Segue abaixo uma planilha com valores aproximados de ienes transformando em real. Os cálculos foram extraídos desse link aqui.  Só entrar lá para fazer novos cálculos.

¥ 1 = R$ 0.0280
¥ 5 = R$ 0.1403
¥ 10 = R$ 0.2805
¥ 50 = R$ 1.4025
¥ 100 = R$ 2.8050
¥ 500 = R$ 14.0250
¥ 1000 = R$ 28.0500

Resumo de quanto custou o básico da minha viagem para o Japão

  • Passagem de avião = R$ 3.300,00 reais
  • 13 diárias em hotéis não luxuosos mas confortáveis = R$ 5.832,00 para o casal = R$2.916,00 por pessoa
  • Passe da JR para deslocamentos internos de 14 dias = R$ 1.435,00

Então é isso galera, quem queria saber mais ou menos quanto custa viajar para o Japão agora já sabe. Confesso que essa viagem foi mais um impulso de ocasião. Apareceu uma promoção que dava pra encaixar o Canadá no meio e eu empolguei e fiz meu marido comprar as passagens antes mesmo de fazer todos os cálculos.

Talvez se eu tivesse feito essa conta antes teria desistido da ideia, mas fico feliz que eu tenha ido. Afinal foi um privilégio ter pisado meus pés no outro lado do mundo. Quem mais já fez ou tem vontade de fazer o mesmo?


Se você também ama viajar, e adora ver foto de lugares bonitos acompanhe nossas aventuras pelo mundo através do instagram. Siga @viajenaweb e venha fazer parte da nossa comunidade de viajantes compulsivos que não sabem viver sem pensar no próximo destino.


PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

  • Reserve sua hospedagem no Booking.com – Clique no link e veja todas as opções de hotéis em Huaraz.
  • Contrate seu seguro viagem com a Mondial  – Evite perrengue e faça um seguro para viajar tranquilo!
  • Alugue seu carro com a RentCars – Aqui mesmo do Brasil você já efetua a reserva com um preço mais em conta.
  • Compre seu chip intenacional com a EASYSIM4U para usar a internet do celular durante sua viagem – Não fique sem internet  fora do Brasil, comprar um chip pra usar no exterior sai muito mais em conta e você fica muito mais a vontade do que se contratar um plano pela operadora. Após a compra, o chip chega em até 8 dias úteis para frete normal ou até 4 dias úteis por SEDEX. Honestamente não sei o que seria de mim sem esse chip no Japão. Ele foi super útil para usar o Google maps, descobrir endereços e lojas para tirar milhões de dúvidas que surgiram durante a viagem .
  • Adquira um roteiro personalizado pelo Viaje na WEB – Se você não tem tempo para pesquisar as melhores atrações de um destino e montar a sua programação de forma independente faça um roteiro personalizado com a gente. Meu roteiro para o Japão foi todo pesquisado e montado por mim. Havendo interesse entre em contato através deste formulário.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

2 thoughts on “Quanto custa viajar para o Japão – Saiba o preço de vários itens de consumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *