Por aqui vou contar cinco curiosidades sobre a Grécia. Cinco coisas que descobri viajando por vários destinos na Grécia. Algumas até hoje não entendi, quem souber e quiser elucidar nos comentários, agradeço.
Todo lugar no mundo tem suas particularidades. Algo bem típico da região, que muitas vezes se mistura com a identidade do povo. Pode ser a forma de nomear um objeto, o jeito de preparar um prato, a maneira como as pessoas se cumprimentam na rua ou até mesmo como dirigem o seu carro. A questão é que os países tem seus costumes, assim como cada doido a sua doideira. E nem adianta discordar, o mais sensato é entrar na onda e seguir o fluxo.
Sempre volto para casa rachando de rir das coisas que observo ao longo de uma viagem, na Grécia não foi diferente.
Cinco curiosidades sobre a Grécia que você não sabia
Existem cinco coisas que me chamaram a atenção em nossas viagens para a Grécia. Cinco curiosidades sobre a Grécia que viraram piada interna e que vou compartilhar aqui com vocês. Preparados?
1) Na Grécia tem Oliveiras ao invés de Capim
Aqui no Brasil quando viajamos para qualquer canto do país o que mais vemos nas estradas é capim. Algo normal porque existem muitas fazendas espalhadas pela zona rural e a pecuária predominante é do tipo que o gado fica solto e come capim. Lembra das aulas de geografia quando o professor nos ensinou sobre pecuária extensiva?
Quando viajo no Brasil encontro muito capim pelas estradas. Em algumas mais, outras menos mas o capim sempre está lá. Pois na Grécia as Oliveiras são como o capim do Brasil. Nunca vi na vida tantas Oliveiras. E olha que rodamos pelo menos uns 1.500 km pelas estradas gregas. Aonde quer que passássemos lá estavam elas aos montes. Em Atenas, Corinto, Nafplio, Meteora, Delfos, e também em Zakynthos. Na segunda viagem que fizemos ao país também vimos mais oliveiras em Creta e Santorini.
As oliveiras na Grécia estão por todos os lados. Assim como seus derivados: azeites, sabonetes e colheres de madeira. É um mundo de plantações de oliveiras que torno a ambiente ideal para fazer muitas compras na Grécia de azeites e artesanatos.
Procurando passeios legais para fazer em Atenas?! Confira na GET YOUR GUIDE algumas opções legais de coisas para fazer durante sua estadia na Grécia. Você pode comprar tudo online mesmo e deixar tudo resolvido antes da viagem.
2) Comprar água na Grécia é muito barato
Surpreendentemente é muito barato comprar água na Grécia. O preço normal de uma garrafinha de 500 ml em qualquer restaurante custa cerca de 0,50 cent. E olha que normalmente nos restaurantes a água costuma ser mais cara. A garrafa com um litro custava 1 euro. O lugar mais barato obviamente foi no supermercado, por lá compramos 6 garrafas de 1,5 litros mais uma garrafinha de 500 ml por 1,32 euros. Uma pechincha pelos padrões europeus!
A Bruna saiu do supermercado em Atenas rindo de orelha a orelha sem acreditar nos preços. Perguntamos ao caixa duas vezes qual era o preço da água até cair a ficha que todas as garrafas custavam os 1,32 que a atendente tinha anunciado. Assista ao esse vídeo abaixo para ver com os próprios olhos. Honestamente acho que esta é uma das curiosidades sobre a Grécia que mais amo.
3) Existe alguma lei ou costume popular de direção na Grécia sobre ceder passagem pelo acostamento
Até hoje eu não entendi muito bem e nem fui capaz de captar qual é o problema dos gregos com o acostamento. Essa curiosidade sobre a Grécia me deixou com a pulga atras da orelha. Aparentemente existe algum entendimento tácito ou um costume local. Alguma coisa que determina que o motorista com menos velocidade deve ceder passagem pelo acostamento para o carro que vem atrás. Aconteceu comigo tantas vezes, foram tantas buzinas enfurecidas na minha rabeira que cheguei a essa conclusão. Talvez exista alguma lei sobre isso, só pode!
Mesmo quando estávamos dirigindo em pistas menores, sem acostamento e que não era via dupla, sempre aparecia um carro atrás de mim enfurecido buzinando horrores e gritando palavras desconhecidas em grego. Imagino que eram palavrões! Ou eram loucos, ou tinha algo muito errado com a minha velocidade, ou alguma outra coisa que fugiu do meu entendimento. Até cogitei a hipótese de que as placas de velocidade na estrada sinalizavam a velocidade mínima ao invés da máxima. Mas percebi que os carros na minha frente mudavam para o acostamento para os de trás fazer a ultrapassagem. Imitei sem questionar e parei de ser xingada.
4) É comum os marinheiros fazerem greve
Fique atento a essa curiosidade sobre a Grécia! Essa foi a que deu mais dor de cabeça. Me fez xingar até a última geração de uma empresa de ferry em Killiny. Em nosso último dia em Zakynthos, na hora H, exatamente quando deveríamos voltar para Atenas fomos surpreendidas por uma greve de marinheiros. Pior, por incrível que pareça ela havia sido anunciada com antecedência, todo mundo sabia menos a gente!
A maldita greve tinha data para começar e terminar. E era justamente no período que precisávamos pegar o ferry de retorno para seguir viagem até Atenas. Sofremos uma via sacra até conseguirmos sair da ilha.
O que vale ressaltar é a percepção de que greves são comuns em todo o país. Já que os ferrys são meios de transporte importantes nesse país com um número surpreendente de ilhas, fique atento! Pesquisar sobre as greves antes de programar uma viagem é uma dica importantíssima para não ficar a ver navios, literalmente falando.<
5) A maioria das ilhas gregas são distantes uma das outras
Nem sei de onde tirei a ideia de que as ilhas gregas ficam próximas umas das outras. Porque se pararmos para analisar o mapa é visível que praticamente todas as ilhas são bem distantes entre si. Mas sabe aquela coisa que colocamos na cabeça por algum motivo e fica lá para sempre até que vem o destino e te mostra o contrário?!
Mesmo depois de ver o mapa e pesquisar superficialmente a respeito, eu na minha humilde ignorância imaginei que Mykonos e Santorini eram perto. Pode ser porque li em algum lugar que o tempo de ferry de alta velocidade entre essas duas ilhas era de duas horas e meia. Depois de ler sobre isso concluí que ficar numa das ilhas e conhecer a outra fazendo um bate e volta seria melhor. Escolhi Mykonos imaginando que seria só pegar uma balsa pela manha para Santorini e voltar à noite. Que assim daria tudo certo. Só esqueci de olhar os preços e horários dos ferries.
Resultado: depois da viagem já estar toda programada descobri que a logística não era tão fácil quanto eu pensava. Fui obrigada a eliminar Santorini, deixar para uma próxima viagem. Os horários do ferry são terríveis, os preços são salgados, resumindo, não dá para fazer um bate e volta. Mas só errando mesmo para descobrir coisas inusitadas como essas.
E vocês, já sabiam dessas curiosidades sobre a Grécia?! Observaram algo diferente que valha a pena mencionar em alguma viagem? Conta para gente nos comentários.
No Comments