dicas de atenas

Dicas de Atenas: quando ir, onde ficar e o que fazer

Esse post com Dicas de Atenas faz parte da nossa série de posts sobre a Grécia. Clique aqui e acesse todo conteúdo já publicado no blog sobre esse país incrível. Agora, chegou a vez de falar de Atenas.

 

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia. O local faz parte das nossas aulas de história, sendo o berço de muitos filósofos e pensadores gregos que contribuíram para a construção da sociedade moderna. Visitar Atenas é ter o privilégio de conhecer uma das cidades mais antigas do mundo, que conta com um visual único e incomparável.

 

Eu sempre quis conhecer a Grécia. Acho que mencionei isso em todos os posts que escrevi sobre o país. Desde criança sou apaixonada com a história grega, suas grandes construções, os grandes filósofos. Sem contar a mitologia que é uma paixão a parte.

 

Conhecer Atenas é encontrar tudo isso em um só lugar. Por isso, a cidade é hoje um destino tão aclamado no cenário turístico. A capital grega pulsa história enquanto se molda e se desenvolve para abrigar os milhões de turistas que chegam na cidade todos os anos.

 

Monumentos históricos, belas praias e uma rica gastronomia. Isso é um pouco do que você encontrará na capital grega. E se você está planejando uma viagem para Atenas esse post recheado de dicas da Grécia é pra você.

Dicas de Atenas - quando ir, onde ficar e o que fazer

Quando decidimos viajar para Atenas confesso que fiquei preocupada com artigos que li na internet sobre a crise grega. Era gente falando que Atenas era caótica, desorganizada, dentre outras coisas.

 

O que encontrei foi uma cidade maravilhosa e um povo extremamente acolhedor. Fomos bem recebidas em todos os lugares, até mesmo onde não falavam inglês. Os gregos no geral são bem parecidos com nós brasileiros. Falam alto, são alegres e quase sempre dispostos a nos ajudar.

 

Não encontrei nada caótico, me surpreendi com o excelente custo benefício da cidade e voltei muito mais apaixonada pela Grécia. E já te aviso que em uma só viagem é impossível conhecer Atenas e tudo de interessante que tem ao seu redor.

 

Vem comigo que vou te ajudar a planejar sua primeira viagem pra lá com essas dicas de Atenas.

Dicas da Grécia: quando viajar para Atenas

Atenas pode ser visitada em qualquer período do ano. Isso porque a cidade tem uma temperatura agradável para os turistas mesmo no inverno. Nos meses de verão, principalmente entre julho e agosto, a cidade fica muito cheia, como toda a Europa.

Não recomendaria uma viagem para Atenas no auge no verão por conta do calor. Atenas é muito quente. E olha que sou de Governador Valadares que fica no interior de Minas Gerais, onde só temos duas estações distintas: verão e inferno!

 

É possível aproveitar ao máximo a cidade em qualquer mês do ano. Mas como a maioria dos turistas gosta de fazer um roteiro por Atenas com as ilhas gregas, o ideal é ir entre maio e setembro. Ou seja, essa seria a melhor época para ir em Atenas.

 

Se puder evite agosto, que é o mês de férias dos europeus. Será praticamente impossível se livrar da muvuca, os preços são altos e a temperatura é muito quente. Os meses ideais pra quem procura pelas praias (sem multidões) é junho e setembro. O tempo está bom, a multidão ainda está sob controle e os preços são mais convidativos.

 

A minha viagem para Atenas aconteceu em setembro de 2016 e o clima estava ótimo. Estava bem quente, porém suportável, os preços excelentes e a multidão sob controle. O nosso roteiro de viagem pela Grécia incluiu uma road trip, Mykonos e Zakynthos. Veja aqui nosso roteiro completo pela Grécia, com todos os lugares que visitamos e com tudo que gastamos durante a viagem.

Como chegar em Atenas

Não existem vôos diretos saindo do Brasil para Atenas. Praticamente todas as companhias europeias que operam no Brasil oferecem vôos para Atenas com pelo menos uma conexão.  O que pode ser uma ótima oportunidade de conhecer outro país, como Alemanha, Itália ou Holanda por exemplo.

 

Chegando em Atenas, você desembarcará no Aeroporto Internacional de Atenas, conhecido como “Elefthérios Venizélos”. Ele está localizado a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Para chegar até o centro, é possível escolher entre metrô, ônibus, táxi, uber ou alugar seu próprio veículo.

 

A linha 3 do metrô levará você até o centro de Atenas, na praça Syntagma, e é uma opção rápida e confortável. Escrevemos um post sobre como ir do aeroporto de Atenas ao centro de metrô. Para ler é só clicar no link abaixo.

 

Como ir do aeroporto de Atenas ao centro de metrô

 

Se resolver ir de ônibus, eles saem a cada 15 min do aeroporto em direção ao centro. Procure pela linha X95. O táxi ou uber são opções mais rápidas por te levarem direto para o hotel. Em contrapartida os valores são mais caros do que as outras opções.

 

Por fim, existe a opção de alugar um veículo. No site da RentCars é possível alugar o carro parcelando em até 12x. Se for ficar só em Atenas não aconselho a alugar um veículo. A cidade é bem servida pelo metrô e o carro será apenas uma dor de cabeça. Alugue apenas se for conhecer cidades vizinhas ou viajar de carro pela Grécia como nós fizemos.

Onde é melhor se hospedar em Atenas

Saber onde ficar em Atenas é muito importante para planejar a sua viagem e aproveitar melhor o tempo. Existem algumas regiões que são mais atrativas para os turistas devido a proximidade das atrações turísticas. São elas: Plaka, Sintagma, Monastiraki e Psirri.

 

Além dessas é claro, existem outros locais que oferecem boas opções de hospedagem em Atenas, mas o custo-benefício devido a distância dos pontos turísticos pode não ser interessante. Nós escrevemos um post completo com dicas de hospedagem. Clique no link abaixo para ver nossas dicas de hotéis em Atenas.

 

Onde ficar em Atenas: guia de bairros e dicas de hospedagem

Qual moeda levar e como se locomover

Em Atenas a moeda oficial é o euro e o cartão de crédito é amplamente aceito nos estabelecimentos.

 

O transporte em Atenas melhorou muito depois das Olimpíadas de 2004. Do centro da cidade, saem ônibus o tempo todo para os principais pontos turísticos. Mas o melhor meio de locomoção é o metrô. É eficiente, fácil de comprar e barato. Em nossa viagem pela capital grega, nós só andamos de metrô. Aprovadíssimo!

 

Inclusive gravamos um vídeo explicando como comprar o ticket de metrô em Atenas.

Dicas de Atenas: a cidade é segura para turistas?

Durante toda a minha viagem pela Grécia me senti bem segura. Mas assim como toda grande cidade, é preciso ter cuidado. Não ande sozinho a noite em lugares desertos, fique atento com sua mochila, não dê bobeira com celulares e câmeras em lugares com grande concentração de pessoas.

 

A cidade está bem preparada para receber os turistas e a na maioria dos estabelecimentos as pessoas entendem pelo menos o básico de inglês. Além do mais, o grego é muito receptivo e na maioria das vezes fará de tudo para te entender. Então a comunicação não será um grande problema.

 

Em resumo, apenas fique atento e tome os cuidados que tomaria em qualquer outra viagem e aproveite Atenas.

O que fazer em Atenas: pontos turísticos e os melhores passeios

Encontrar o que fazer em Atenas é muito fácil. A cidade tem muitos pontos turísticos famosos, museus e bons restaurantes. Difícil mesmo vai ser escolher o que fazer, pois acredite, não cabe tudo em uma só visita. Segue abaixo uma listinha com os pontos mais famosos e algumas dicas de passeios para fazer em Atenas.

 

A Acrópole de Atenas

 

O principal ponto turístico de Atenas e da Grécia é a Acrópole de Atenas. Essa construção que conta com mais de dois mil anos, foi a sede dos governantes gregos. Chamada de “cidade alta”, a Acrópole foi erguida em um ponto isolado, de onde é possível observar toda a cidade.

 

Os ingressos custam 20 euros e ainda existe a opção do ingresso sem fila e com uma excursão guiada, o que acho muito bacana para conhecer com mais detalhes a história do lugar.

 

Ah, e não deixe de visitar o museu da Acrópole. Se tiver com tempo é interessante começar a visita a acrópole por ele. Assim você vai entender melhor os pontos turísticos que lá se encontram.

 

Partenon

 

Dentro da Acrópole está o Partenon de Atenas, a construção mais visitada e que é a imagem que todos lembram quando falamos de Atenas. O edifício foi construído inteiro em mármore branco e foi criado para abrigar uma imagem de 12 metros em homenagem a deusa Atenas.

 

Reza a lenda que os deuses Poseidon e Atena disputaram para ser o padroeiro da cidade. Ambos concordaram em oferecer um presente aos atenientes, que por sua vez escolheria aquele que mais os agradasse.

 

Poseidon bateu o seu tridente no chão e fez surgir água. Atena ofereceu a eles a oliveira. O povo escolheu a deusa e a cidade foi batizada de Atenas.

 

Como eu amo a mitologia! Eles tem uma explicação para tudo. Mito ou não, o fato é que a oliveira é um dos simbolos da cidade e também muito importante para a economia do país. E é impressionante a quantidade de oliveiras que encontramos em nossa viagem pela Grécia.

 

Ágora Antiga

 

A Ágora Antiga é outro ponto de visitação obrigatória para quem está visitando Atenas. O local concentrava todo o comércio da região e também é famoso por ser o lugar onde aconteciam os debates com os grandes filósofos e pensadores gregos.

 

Templo de Zeus Olímpico

 

Não fica dentro da Acrópole, mas o ingresso completo dá direito a entrada nesse monumento. Não deixe de visitá-lo, vale muito a pena ver de pertinho o que restou do maior e mais antigo monumento grego.

 

Para saber mais sobre o Templo de Zeus Olímpico acesse esse post aqui  “O que fazer em Atenas – Visita ao Templo de Zeus Olímpico”.

 

Praça Sintagma

 

A praça Sintagma é uma grande ponto de referência em Atenas atualmente. Localizada no centro da cidade, é onde a maioria dos turistas desembarcam. Além de ser um importante ponto comercial por estar cercada de hotéis e restaurantes, a praça também é palco de apresentações, shows e movimentos organizados pelos próprios moradores.

 

Estádio Panatenaico

 

Se você é fã de esportes, precisa separar um dia da sua estadia em Atenas para conhecer o estádio que sediou a primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896, o Estádio Panatenaico. Hoje ele é palco apenas de visitações, onde os turistas podem conhecer um pouco mais da história do evento que foi um marco da história mundial.

 

As praias de Atenas

 

Atenas também tem praias, bem bonitas por sinal. Para quem quer incluí-las no roteiro de viagem em Atenas, uma opção é comprar um ticket dos ônibus Hop On Hop off e ir parando onde desejar. Para mais informações sobre o ônibus clique aqui.

 

Opções de bate e volta saindo de Atenas

Como disse são inúmeras as opções do que fazer em Atenas. Além de toda a parte histórica da cidade e as praias, existem muitas opções de cidades vizinhas onde é possível fazer um bate e volta saindo de Atenas.

Grécia Central

Quem tiver interesse de conhecer um pouco mais da Grécia Central vale a pena incluir as cidades de Delfos e Meteora no roteiro. Delfos é a casa do famoso oráculo de Delfos, aos pés do monte Parnasso, e foi um local importantíssimo na Grécia antiga. Temos um post completo da cidade, para ler acesse aqui.

Já Meteora traz os seus magníficos mosteiros suspensos que serviram de refúgio para os monges durante a ocupação otomana na região. Para saber mais clique aqui.

Você pode contratar um passeio de dois dias saindo de Atenas passando por essas duas cidade, ou escolher apenas uma delas. Para saber mais sobre essas opções clique nos links abaixo:

Cabo Sunião

Uma das dicas de Atenas mais interessantes sem dúvida é fazer o passeio até o Cabo Sunião para apreciar o pôr do sol. Para os amantes de história o lugar além de lindo é especial.

De acordo com a lenda, Teseu filho de Egeu, ao viajar para combater o minotauro, prometeu ao pai que se voltasse vitorioso içaria velas brancas em seu barco. Caso morresse, a tripulação deixaria as velas negras no mastro.  Acontece que Teseu esqueceu de içar as velas brancas e Teseu ao avistar os barcos com as velas negras se desesperou e atirou-se do alto das rochas para o mar. Daí provém o nome mar Egeu. Caiu uma lágrima ai?!

 

Cidades do Peloponeso

Existem várias cidades que merecem a sua visita bem pertinho de Atenas. A aproximadamente 1h da capital grega está Corinto com o seu famoso canal e as ruínas da cidade onde São Paulo escolher para pregar. Mais distante um pouco está Micenas com suas ruínas históricas , cenário de grande parte da literatura grega antiga, como as obras de Homero.

Ainda temos Epidauro, com seu famoso anfiteatro, o mais preservado teatro da Grécia antiga com uma acústica surpreendente. Pra quem gosta de histórias de guerra, Esparta vai ser uma agradável surpresa.

Outra cidade incrível e que merece ser visitada é Nafplio. Conhecida como a cidade mais bela do país, foi a primeira capital da Grécia moderna e abriga a famosa  fortaleza de Palamidi. Em Nafplio eu indicaria pelo menos uma pernoite, pois a cidade é realmente maravilhosa e merece ser vista com calma.

 

Vinhos na Grécia

Para os amantes do vinho, a Grécia não decepciona. Existem vários tours de degustação de vinho na cidade de Atenas, visitas a vinícolas e também a alguma regiões produtoras como Nemea. Nós estivemos lá (clique aqui para saber sobre o passeio em Nemea) e super recomendamos.

As vinícolas da região de Nemea são familiares e tem um clima bastante aconchegante. Ah e claro, pra quem gosta de mitologia fique sabendo que foi lá o primeiro trabalho que Hércules precisou concluir: matar o leão de Nemea. Quem diria que o local se tornaria uma encantadora região produtora de vinho.

 

Passeios de barco saindo de Atenas

Todo mundo já ouviu falar das ilhas gregas. Acontece que não temos noção da quantidade delas até de fato pesquisarmos sobre o assunto. São mais de 6000 ilhas gregas. E muitas delas estão bem pertinho de Atenas, podendo ser visitadas em um passeio de barco de um dia.

Informações importantes sobre Atenas

  • A voltagem na Grécia é 220 v.
  • Brasileiros não precisam de visto para entrar na Grécia, apenas de um passaporte válido. Lembrando que a Grécia é um país membro do Acordo de Schengen, portanto é obrigatório ter um seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros. Não viaje sem seguro, faça uma cotação aqui e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJENAWEB.
  • O clima em Atenas costuma ser agradável o ano inteiro.
  • Embaixada do Brasil em Atenas fica localizada na Platia Filikis Eterias, 14 – 3º andar.
  • Para se locomover em Atenas, use o metrô. É rápido, eficiente e barato.
  • Procure não ficar hospedado na área de Monastiraki.

 

Atenas é simplesmente fantástica, uma das mais belas cidades do mundo, estando na lista de desejos de vários turistas. A história da humanidade passou pelos templos com mais de dois mil anos de construção e que se mantém de pé até hoje. É impossível pensar em história sem associar aos filósofos e pensadores gregos.

 

A cidade tem uma arquitetura única e inconfundível. O ambiente é fantástico e cada construção ajuda a lembrar o papel da Grécia para a história. Se você é apaixonado por arquitetura, história, esportes ou ainda quer conhecer praias paradisíacas, faça uma visita até Atenas e se encante com a beleza do lugar.

 

Espero que essas Dicas de Atenas sejam úteis para você. Ainda ficou alguma dúvida?! Deixe nos comentários que respondo todos.

 

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!