Dicas de Meteora na Grécia

Meteora NA GRÉCIA: Onde ficam os mosteiros mais impressionantes

A maioria das pessoas costuma associar a Grécia com as ilhas, geralmente só duas, e esquece da parte continental. Sempre quando viajo gosto de ir além do básico. E foi assim que procurando o que fazer na Grécia descobri um monte de lugares incríveis como Meteora e os seus mosteiros suspensos na Grécia.

 

A Grécia sem dúvida foi a melhor viagem que eu fiz até hoje. Foi uma realização pessoal muito grande, pois cada cantinho do país é recheado de boas histórias e sou enlouquecida por cada uma delas.  Além disso, o país é um prato cheio para quem procura paisagens de tirar o fôlego e diversidade de atrações.

 

E nesse post quero compartilhar por aqui as dicas de Meteora, essa cidade surpreendente ida Grécia, com seus mosteiros e paisagens lindas.

Dicas de Meteora na Grécia

O que fazer na Grécia: Meteora e seus mosteiros suspensos

Meteora é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do cristianismo oriental e está localizada a 350 km de Atenas, na planície da Tessália. Falando assim pode não parecer nada demais, afinal existem mosteiros em todo canto do mundo. Mas a cereja do bolo aqui fica por conta da formação geológica da região, e a localização desses mosteiros.

 

O nome Meteora deriva de meteoros e significa “suspenso”.  E é exatamente assim que estão os mosteiros, suspensos em meio a penhascos que surgem do nada em meio as planícies da Tessália. Uma formação geológica que até hoje permanece um mistério. Agora já parece interessante né?!

A História de Meteora resumida

Acredita-se que os primeiros monges eremitas chegaram ali por volta do século XI. Eles encontraram nos rochedos inacessíveis de Meteora o local ideal para construção de seus monastérios. Primeiro pelo seu total isolamento.  E segundo que por ser de dificílimo acesso, era o refúgio ideal contra a ocupação Otomana. Muita coisa foi saqueada durante a Segunda Guerra Mundial e apesar de ainda ter muitas relíquias para ver, a atração principal sem dúvida é a paisagem.

 

Os monges eremitas passam grande parte do dia fazendo suas orações, em silêncio e levavam uma vida muito simples. Naquela época a única maneira de acessar o local era através de um sistema de cordas e roldanas. Dizem que não existia manutenção dessas cordas e os monges acreditavam que elas se rompiam de acordo com a vontade de Deus. Pensa na adrenalina que devia ser trabalhar neles?

 

Foram construídos 24 mosteiros entre os anos de 1400 e 1600, mas hoje apenas 6 são habitados. Apesar de ainda estarem em atividade, existem muito poucos monges nos mosteiros atualmente (cerca de 4 a 6). Segundo o guia, os monges preferem não viver lá. Isso porque a vida no monastério costuma ser muito simples, em silêncio, com vários períodos de oração. Coisa praticamente impossível com os milhares de turistas que frequentam os mosteiros todos os dias.

 

Confesso que até hoje quando olho as fotos fico fascinada. O guia me deu muitas explicações, fatos históricos e tudo mais, mas eu ainda não consigo entender como que eles construíram tudo aquilo bem no topo dos penhascos.  Por isso que eu insisto em dizer que esse povo antigo sabia das coisas.

Meteora e os mosteiros suspensos
Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

Como chegar em Meteora

Meteora fica a 350 km de Atenas e você pode chegar lá de carro, de ônibus, de trem ou contratar um passeio saindo de Atenas.  Nós fomos de carro porque fizemos uma road trip pela Grécia, mas abaixo segue o link de um blog que eu amo e que li na fase de planejamento da viagem.

 

A Luíza do 360 Meridianos explica direitinho como ir de Atenas para Meteora, como chegar em Meteora de ônibus ou de trem por conta própria. Mas se você não tem muita segurança de ir sozinho, ou simplesmente acha mais cômodo contratar um tour, fique feliz porque existem muitas opções de passeios para conhecer Meteora saindo de Atenas, inclusive tour incluindo a viagem de trem até Meteora, ou de tour de minivan incluindo visita a Termópilas.

 

A grande vantagem que no pacote, já está incluído as passagens de trem e guia com transporte em Meteora, isso te poupa o trabalho de pesquisar sobre as empresas de trem, horários de passagens e trajetos para chegar nos mosteiros em Meteora.

 

No site da empresa Get Your Guide vocês encontram várias opções saindo de Atenas ou de outras cidades gregas, inclusive para grupos. Quando compramos os passeios com antecedência, principalmente na Europa, usamos sempre essa empresa. Os preços são bons e acho super cômodo já viajar com tudo resolvido.

Como chegar em Meteora saindo de Atenas

Onde ficar em Meteora: dicas de hotés e localização

Você pode se hospedar em Kalambaka, o vilarejo principal, de onde é possível apreciar uma vista impressionante, especialmente ao anoitecer e também onde fica o centrinho da cidade. Existem boas opções de hospedagem também na vila de Kastraki, ao lado de Kalambaka, e na cidade de Trikala. Para conferir as melhores opções de onde ficar em Meteora clique aqui.

 

Nós ficamos no Hotel Tsikeli, que fica bem pertinho do centro do vilarejo de Kastraki. O hotel é uma delícia. O quarto confortável, o chuveiro do banheiro era ótimo e os funcionários foram muito solícitos. Tinha um café da manhã gostoso servido na área externa, com uma vista linda das montanhas.

 

A diária nos custou algo em torno de 40 dólares (com café da manhã incluído). Não tinha estacionamento dentro do hotel, mas os hóspedes estacionavam na rua tranquila do lado de fora. Foi o que fizemos, não tivemos problemas e parece que sempre tem vaga para todo mundo.

Outras dicas de hotéis em Meteora na Grécia

Meteora Hotel at Kastraki: localizado no ponto mais alto de Kastraki, bem no topo da colina fora da cidade esse hotel tem uma das melhores vistas da região, se não a melhor.  Isso pode ser um ponto negativo ou positivo dependendo do ponto de vista. Estando longe dos outros hotéis, nada atrapalha a vista da montanha sobre o vale, por outro lado só é uma opção viável para quem estiver viajando de carro. O hotel tem estacionamento gratuito.

 

Os quartos do hotel tem vista privilegiada para os famosos rochedos e os Montes Pindo, possuem tamanho razoável com decoração simples. O café da manhã oferece algumas especialidades gregas como azeitonas, torta de espinafre, células de mel, etc. Quando o tempo está bom, todo o terraço é ensolarado pela manhã, o que pode fazer do café um momento bem agradável.

 

A propriedade dispõe  ainda de uma piscina e café-bar que fica aberto o dia todo. Só o WIFI do hotel que não tem uma boa avaliação dos hóspedes.

Divani Meteora Hotel: localizado bem no centrinho de Kalabaka, possui quartos decorados pelo premiado designer Andre Warwick, com piso de madeira e varanda espaçosa além de um banheiro espaçoso. 

 

Outro ponto positivo é a área externa no hotel que tbm é muito bonita, ótima para relaxar no fim do dia depois de visitar os mosteiros e fazer passeios.

Theatro Hotel Odysseon: situado a apenas 600 metros do ponto de ônibus e a 800 metros da estação de trem é a opção ideal para quem vai para Meteora de transporte público. Com uma pequena caminhada você ja está na rua principal. Tem dois restaurantes gregos perto bons e baratos o Yamas e o Paramithi, são simples mas valem a pena conhecer. Cada quarto tem um tema de uma peça teatral, varanda e espaços externos muito bonitos, com vista para Meteora.

Meteora boutique villa A:  casa muito bem equipada, tranquila e com ar condicionado, opção ideal para quem viaja em família ou em grupo de até 4 pessoas. Prêmio especial pela decoração moderna, tudo novo, cheio de detalhes e toques de requinte. Tem ainda estacionamento privado e um spa compartilhado com cortinas para privacidade, que fica especialmente charmoso com as luzes à noite! 

 

Localização da casa é ótima, muito perto dos pontos turísticos e do centro da vila e também dos mosteiros de Meteora.  A anfitriã tem boa reputação e dá todas as melhores dicas para visitar Meteora e a região, como melhor localização para ver o incrível pôr do sol, trilhas para caminhadas, dicas de restaurante familiar e etc

 

Hotel Doupiani House: localização excelente para quem está de carro, bem no começo da estradinha que leva aos mosteiros de meteora. 

 

O hotel é lindo, tem várias plantações de uvas, maçãs, pêssego e outros e muitas coisas servidas no café da manhã são preparadas com estas frutas (compotas e geléias), super caseiro.

Dicas de Meteora - roteiro na Grécia

Dicas para visitar os mosteiros em Meteora

Mosteiros para conhecer em Meteora

Grand Meteoro

Funciona das 09h as 17h e fica fechado as terças. Fundado no século XIV e dedicado a Transfiguração de Cristo é o maior dos mosteiros. Foi também o mais rico, sendo hoje o mais acessível e popular (dos que visitamos era o que estava mais cheio). No local existe um museu que ilustra como viviam os monges naquela época e uma biblioteca com vários manuscritos bizantinos. Ah e claro, tem uma lojinha que vende artigos religiosos, souvenir e etc.

Varlaam

O segundo maior mosteiro, funciona das 9h as 16h e fecha às sextas. 

Agios Stephanos

Aberto de 9h as 13:30h e de 15:30h as 17:30h.  Fecha às segundas.

Agios Nikolaos Anapafsa

Fundado no século XIV, foi abandonado em 1900, restaurado em 1960, fechado em 1982  e reiniciou sua operação em 1997. Funciona das 09:00 as 15:30 e fica fechado aos sábados.

Roussanou

Dedicado a Santa Bárbara, foi um local de refúgio durante os conflitos com os dominadores turcos nos séculos XVIII e XVI. Restaurado na década de 1980,  funciona como um convento desde 1988. Fica aberto da 09:00 as 17:45 e fecha às quartas.

Agia Trianda ou Holy Trinity

Dono da localização mais impressionante, esse mosteiro funciona das 9h as 17h ficando fechado às quintas. Assim como a maioria deles, foi totalmente saqueado durante a Segunda Guerra Mundial. Outra curiosidade é que ele aparece num dos filmes de James Bond "Somente para seus olhos".

Como são os mosteiros de Meteora e como foi o nosso passeio

Estávamos de carro, então a ideia inicial era conhecer os mosteiros por conta própria. Mas como viajaríamos para Delfos no mesmo dia depois de visitar os mosteiros achamos que compensava fazer o tour para poupar tempo. Afinal uma empresa local já sabe os melhores pontos, os caminhos certos e quais mosteiros visitar para otimizar o tempo.

 

Contratamos um tour que nos custou 25 euros, buscou a gente no hotel e teve um duração aproximada de 4 horas. A van era bem confortável, o guia bem preparado, e paramos em três mosteiros para visitação e em um mirante excelente para fotos.  Vale muito a pena e acho que o passeio foi suficiente. Depois de um certo tempo começa a ficar meio repetitivo, então no terceiro mosteiro a gente preferiu curtir a paisagem e tirar fotos ao invés de entrar dentro do último mosteiro. 

 

Na entrada dos mosteiros eles fornecem saias longas para mulheres e lenços para cobrir os ombros, decotes, etc. O que eu achei curioso foi que, preocupada com o look adequado já fui logo de calça jeans para não ter problema. Cheguei crente que estava arrasando. Até que um funcionário muito gentil me perseguiu com um pano na mão indicando que era proibido a entrada de mulheres usando calças. Descobri depois que o pano era uma saia longa de amarrar. Foi quando eu percebi que meu look não estava arrasando coisa nenhuma.

 

Resumindo, calça jeans, para mulheres, não é adequado. Não consegui entender direito o motivo, mas ainda assim foi super tranquilo, e não achei ruim porque fiquei estilosa. 

Na dúvida sobre o que vestir para conhecer os mosteiros?

Vale a pena conhecer Meteora na Grécia?

Claro que vale! Eu sempre insisto com as pessoas para saírem do básico em suas viagens. Conhecer os pontos turísticos mais conhecidos, os lugares mais badalados e as cidades que estão sempre naqueles pacotes de viagem já montados faz parte. Mas o mundo é mais do que isso. Existem por aí uma quantidade sem fim de lugares maravilhosos e interessantes e muitas vezes mais legais e mais baratos. Meteora é um desses lugares!!


Para quem está procurando o que fazer na Grécia, Meteora é uma ótima opção. Um lugar único no mundo, acessível a partir de Atenas. Perfeitamente possível conhecer num bate a volta saindo de Atenas. Outra dica para o seu roteiro de viagem pela Grécia central é combinar Meteora com Delfos. Saiba mais sobre esse lugar fantástico no nosso post sobre Delfos.

 

E quando eu digo para sair do “basicão”, vai por mim que vale a pena. Você vai se surpreender! Agora conte para gente no comentários suas expectativas de viagem para Meteora, dúvidas ou dicas de lugares na cidade que você gostou de conhecer. Lembre que suas dúvidas ou dicas sobre o destinos podem ajudar outras pessoas que também vão viajar para Meteora.

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!