A primeira vez que ouvi falar sobre um musical da Broadway eu tinha uns quatorze anos. Meu pai como todo bom valadarense estava indo trabalhar nos Estados Unidos. Sua irmã (minha tia) que iria recebê-lo, me levou junto para passar as férias em Nova York. Era verão, um calor infernal, o céu azul, e fomos para o centro de Nova York conhecer a Times Square por volta de 3h da tarde. Me lembro perfeitamente do momento! Estava eu, maravilhada, olhando pra cima vendo aquela rua cheia de outdoors coloridos em prédios enormes, quando minha tia me puxou de lado. Apontou na direção de uma vitrine qualquer, sem cor nenhuma, tinha um manequim dentro usando um vestido ridículo da Bela e a Fera e do lado uma espada estilo clássico. Lembro de ter achado a vitrine sem graça! Mas de repente ela começou a gritar toda empolgada: ” Fefê!! Fefê!! Olha só!! São aqui os famosos musicais da Broadway!”
Olhei para aquilo confusa e fingi que tinha entendido tudo. Achei que ela estava me mostrando a vitrine sem graça. Continuei viajando em outra vitrine colorida de uma loja da Disney que estava bem ao lado. Passei muitos anos da minha vida até entender o que era um musical da Broadway.
Na verdade Broadway é o nome da rua onde ficam localizados os teatros em Nova York. Esse conjunto de teatros que ficam ali nas proximidades da Times Square exibem superproduções musicais. Produções tão grandiosas que hoje viraram atração turística e também uma marca de qualidade. Os musicais da Broadway além de Nova York ganharam o mundo. São tão famosos que quem viaja para Nova York e tem condição de comprar o ingresso precisa inclui-los no roteiro. Vale muito a pena toda fortuna que custam e na minha humilde opinião são imperdíveis.
Vai por mim, os musicais da Broadway são INESQUECÍVEIS! Tem opção para todos os gostos. Comédia, clássicos, musicais da Broadway inspirados em filmes da Disney, clássicos de rock, até o cantor Sting tinha um musical em cartaz na época da minha viagem. De todas as coisas para fazer em Nova York, essa sem dúvida também precisa entrar pra sua lista.
Anos mais tarde, já com quase trinta anos nas costas voltei a Nova York. Dessa vez sabendo o que significa Broadway e com a empolgação que o lugar merece. A mesma que minha falecida tia demonstrou quando me levou para conhecer essa rua tantos anos atrás. E ela estava certa em se empolgar tanto, porque dificilmente um musical da Broadway decepciona.
Preço dos ingressos e outras dicas básicas para assistir um musical da Broadway em Nova York
Por mim eu teria assistido um musical para cada dia que passei na cidade, mas quem viaja com orçamento enxuto não pode se dar esse luxo. Com a alta do dólar ficou complicado realizar esse desejo. Convertendo para real, até o ingresso mais barato, lá na ultima fileira com pilastra no meio ainda fica salgado.
O preço do ingresso varia muito de acordo com o musical, o dia, horário e dependendo da localização do assento, pode chegar até uns U$300. Obviamente os melhores lugares, que tem uma visão privilegiada do espetáculo são mais caros, mas é possível achar ingressos na promoção de ultima hora para sentar sozinho.
Durante essa viagem eu tive o privilégio de assistir dois musicais da Broadway e agora posso dar dicas para você que sonha em fazer o mesmo.
Como comprar ingresso para assistir um musical da Broadway
Os ingressos dos musicais da Broadway podem ser comprados pela internet, tem vários sites que vendem. No site Brodway.com tem a agenda dos espetáculos que estão em cartaz. Alguns ingressos dos espetáculos mais famosos em cartaz você consegue comprar no site em português pela Get Your Guide, na hora de comprar dá pra ver no a localização genérica da cadeira que estamos comprando.
A dica é comprar com antecedência e procurar o dia e horário com os tickets mais em conta. A chance de encontrar ingressos mais baratos é maior durante a semana ou nos horários vespertinos. No sites americanos, se optar por não comprar o e-ticket, aquele que o comprador mesmo imprime, eles te informarão um endereço próximo pra pegar os ingressos.
O blog Viaje na Viagem tem dicas bem úteis para quem está na dúvida de quando comprar o ingresso, vale a pena conferir antes de comprar: 4 dicas para não dançar na Broadway.
Como foram os musicais da Broadway que assisti
Programamos de ver “O Fantasma da Ópera”, escolha do meu marido. Eu não tinha certeza, mas como esse é um clássico e também o espetáculo que está a mais tempo em cartaz na história da Broadway, acabei concordando.
Para se ter uma ideia ele começou a ser exibido em 1988 e está em cartaz em Nova York até hoje. Na época pagamos cerca de U$50 por um ingresso bem lá no fundão. Eu particularmente não curti meu lugar, queria ver mais de perto, mas por outro lado o custo benefício foi ótimo. O ingresso para assistir de um lugar bacana era quase o dobro do preço.
Gostei tanto que não resisti e fiz outra estrepolia. Sou fã da Disney e tendo musicais inspirados em seus filmes tão próximos do meu alcance, me senti obrigada a conferir o espetáculo. Encarei o custo como investimento em cultura, comprei mais um ingresso e fui ver o musical do Aladdin sozinha. Meu marido não quis ver de jeito nenhum!!
Todos os dois musicais da Broadway que assisti foram excelentes. Não tem nem jeito de detalhar a experiência, só vendo mesmo pra entender. O que posso dizer que tudo é muito bem organizado, desde o cenário, as músicas, o figurino até a coreografia. Tudo muito bem feito.
Saí de lá maravilhada e apaixonada com os musicais da Broadway. Resumindo foi tudo maravilhoso, e se você tem condição de ir, vá porque vale a pena!
Trailers dos musicais da Broadway mais famosos em Cartaz
Se você meu amigo, ainda não se convenceu a assistir um musical da Broadway. Veja o trailer de pelo menos um deles para entender do que estou falando. Talvez dê até pra captar um pouco da perfeição que é uma produção da Broadway. Não é a toa que eles ficaram tão famosos e as pessoas se empolgam tanto.
E aí, deu para se empolgar com a possibilidade de assistir um musical da Broadway ? Para quem curte o estilo, Nova York é um prato cheio. Se você procura o que fazer em Nova York não pode deixar de incluir pelo menos um musical desses no seu roteiro de viagem.
No Comments