Huaca Pucllana - pontos turísticos de lima o que fazer

Huaca Pucllana: SURPREENDENTES ruínas para conhecer em Lima no meio da cidade

Nesse post vamos te apresentar e dar dicas da Huaca Pucllana, um dos pontos turísticos mais incríveis de Lima.

 

Lima é uma cidade cheia de atrações e eu vou falar de uma que, na minha opinião, é a opção mais interessante de passeio na cidade. Se estiver procurando o que fazer em Lima, não deixe de visitar a Huaca Pucllana.

 

A Huaca Pucllana é um sítio arqueológico localizado no meio do bairro turístico de Miraflores e impressiona pela grandiosidade.  O local era um importante centro cerimonial e administrativo de povos pré- hispânicos e durante a visita fica claro essa importância.

 

Muito da construção original se perdeu em meio ao crescimento da cidade, uma vez que o sítio está localizado bem no centro de um dos bairros mais nobres de Lima. No entanto, há 30 anos o governo tem se preocupado em preservar e recuperar o local.  Atualmente o sítio arqueológico passa por uma intensa restauração que levará décadas até o seu término.

 

Um fato que notei e achei muito interessante foi o respeito dos moradores com o local. A Huaca Pucllana é cercada por muros relativamente baixos, e eu não vi nenhuma pichação ou ato de vandalismo, nadinha. Parece que os peruanos respeitam e tem bastante orgulho de sua história.

O que fazer em Lima: Informações úteis sobre a Huaca Pucllana

Aberto ao público de quarta a segunda de 09h as 15:30 (atualização fev/2021), a entrada custa 12 soles. Existem também a visita noturna de quarta a domingo, que custa 15 soles, no entanto, nesse tour não é possível subir na Grande Pirâmide.

Em decorrência da pandemia da COVID-2019, acho importante consultar o site oficial do sítio antes de planejar uma visita.

 

Todas as visitas são guiadas, podendo ser em inglês ou espanhol, e duram em torno de uma hora.

 

—>> Onde ficar em Lima: melhores hotéis e localização

 

A visita é muito interessante uma vez que podemos entender e visualizar como os Limas vivam e a importância do local. Outro ponto é o contato com animais e plantas que habitam a região desde aquele tempo, com o intuito de mostrar que os aspectos das culturas antigas que habitaram a Huaca Pucllana estão presentes até os dias de hoje.

O ponto alto do tour é a subida na Grande Pirâmide. Com seus 23 metros de altura, não é em nada parecida com o conceito de pirâmide que conhecemos, mas tem o seu charme. O local era onde aconteciam as cerimônias religiosas e os cultos aos deuses.

 

Para mais informações  ou para descobrir mais sobre o que fazer em Lima, visite o site oficial.

Restaurante em Huaca Pucllana

O local possui ainda um ótimo lugar para comer, o Restaurant Huaca Pucllana. Não fiquei para almoço e nem para o jantar, mas fiquei com muita vontade.

 

É um lugar sofisticado e os preços são mais altos que o padrão. Mas é uma ótima pedida pra quem quiser ter o privilégio de ter uma refeição com vista para as ruínas, principalmente durante a noite. Inclusive eu sou maluca para voltar nesse lugar para jantar. Deve ser incrível a vista das ruínas iluminadas.

 

Existe também um espaço mais descolado, ideal para relaxar e tomar um drink. Foi a minha escolha depois de uma hora desbravando as ruínas sob o sol forte. Escolhi uma cerveja peruana, minha querida Cusqueña e aproveitei para ter um momento relax.

 

Então, você que está procurando o que fazer em Lima, não deixe de visitar a Huaca Pucllana.  Vale muito a pena.

Um pouco da história da Huaca Pucllana

Quando estava montando o meu roteiro para Lima descobri esse local logo na minha primeira pesquisa. E fiquei fascinada. Esse sítio arqueológico foi encontrado bem no meio de uma das áreas mais nobres da cidade.  

 

O processo de restauração destas ruínas começou apenas em 1981 e, segundo o guia que nos acompanhou pela visita, serão necessário pelo menos mais 30 anos de intenso trabalho para terminar toda a restauração daquela área e descobrir mais dos seus segredos.

Hoje, a Huaca Pucllana ocupa apenas um quarteirão, mas os pesquisadores acreditam que essa área era no mínimo seis vezes maior e que deveria ocupar vários quarteirões em todas as direções.

 

Dizem também que a área mais importante ainda está soterrada. E as descobertas no local não param. Em 2013 foram encontradas duas múmias no local; em 2010 encontraram a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada de quatro crianças, e em 2008 a múmia de uma menina de 13 anos. E em 2015 foram encontradas quatro tumbas com restos humanos pré-históricos de mais de mil anos de idade.

 

Todas essas descobertas vem ajudando os arqueólogos a entender um pouco mais da civilização dos povos que ali viveram.

 

Eu recomendo demais esse passeio. Acho incrível o fato de terem descoberto esse sítio arqueológico no meio de Miraflores. E mais incrível ainda podermos visitar e conhecer um pouco mais da cultura dos povos pré-hispânicos.

O que fazer em Lima - Fotos da visita a Huaca Pucllana

Algumas opções do que fazer em Lima

Bom, provavelmente se você está lendo este post é porque procura o que fazer em Lima. E eu vou te ajudar nessa missão 🙂

 

Nós temos um post bem completo com Dicas de Lima, para acessar clique aqui. E para ajudar a você a montar o seu roteiro na capital do Peru, abaixo estão algumas sugestões de passeios, city tour e até bate e volta saindo da cidade para você escolher o que mais se enquadra na sua viagem.

 

 

Precisa de ajuda para planejar a sua viagem?! Eu posso te ajudar. Nós trabalhos com roteiros personalizados e, modéstia a parte, eles são sucesso. Conheça um pouco sobre nosso trabalho aqui. Dúvidas nos envie um email para contato@viajenaweb.com .

 

E aí, gostou da nossa dica para conhecer a Huaca Pucllana?! Qualquer dúvida ou contribuição pode deixar nos comentários que a gente responde todos e ama conversar com vocês.

 

Até a próxima 🙂

gostou? Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!