Barranco - o bairro mais colorido de Lima

Barranco: O bairro mais colorido de Lima

Se você caiu aqui de paraquedas, por algum motivo, buscando informações sobre onde ficar no Peru ou opções diferentes sobre o que fazer em Lima. Chega mais, pegue seu caderninho para anotar essas dicas do Barranco, o bairro mais colorido de Lima.

 

Vou contar por aqui minhas impressões sobre esse bairro super charmoso. E tudo que sei sobre esse lugar que possui uma mistura interessante de cor,  vistas do pacífico, boemia e um poço engana bobo. Digo isso, porque ao chegar no mirante avistei um certo poço e logo imaginei altas histórias folclóricas e um buraco fundo para jogar moedas e fazer desejos.  Mas olha só no final do vídeo o que encontrei.

Dicas sobre o bairro Barranco em Lima

A primeira vista, ninguém dá muita bola para o bairro Barranco, eu inclusive. Miraflores é sem dúvida o lugar preferido dos turistas. Por esse motivo, na primeira vez que fui ao Peru, não conheci o Barranco. Como o tempo estava bem contado acabei deixando ele de fora do roteiro em Lima.

 

Por mais que eu culpe a falta de tempo, a verdade é que não dei a atenção devida ao lugar. Miraflores tem tudo e mais um pouco que nós turistas precisamos para ser feliz e na primeira viagem ao Peru isso foi suficiente. 

 

Da segunda vez, eu já queria ir mais além. O bairro Barranco traduz isso, uma opção fora da caixa. Se você é o tipo de turista que gosta de nadar contra a maré, que curte sair do óbvio, talvez se hospedar ali seja uma ideia mais interessante. 

 

Imagine um lugar no estilo decadente chique, meio hipster e meio cafona, romântico e ao mesmo tempo boêmio. Meio confuso né?! Mas lá é assim mesmo, uma mistura inusitada com muitas cores e spots legais para fotos. Quem curte posar de blogueira e modelo profissional precisa reservar, pelo menos uma tarde para explorar o bairro mais colorido de Lima.

 

Por aqui vou compartilhar com vocês todas a WEB dicas para explorar o Barranco adequadamente incluindo dicas de hospedagem no Barranco, dicas de bares, e lugares fotogênicos para conhecer no bairro.

Barranco - o bairro mais colorido de Lima

Barranco e sua história resumida

Reza uma lenda de meados do século XVIII (1750), que o bairro tem origem milagrosa.  Um belo dia, certo grupo de índios pescadores, povo que inicialmente habitava a região, avistou uma cruz luminosa em uma das encostas ou barrancos. Bem pelo menos é essa a história que conta o site oficial do Distrito de Barranco.

 

Segundo a Wikipédia, “dois eventos importantes também ocorreram no distrito. O primeiro, a guerra entre o Peru e o Chile, época em que o local foi saqueado e queimado pelas tropas chilenas. E o segundo, em 1940, quando um terremoto de 8 graus na escala de Richter destruiu grande parte de seus monumentos. A preocupação e o empenho dos seus vizinhos e autoridades promoveram com êxito a reconstrução do bairro”.

 

Cercado pelo Oceano Pacífico o Barranco antigamente era point da classe média alta. Ali a alta sociedade peruana construía suas casas de veraneio. Mas com a expansão e o crescimento de outros distritos turísticos no Peru, os ricos e famosos mudaram seu endereço de veraneio e os casarões em estilo europeu encontraram outra vocação.

 

Hoje o Barranco virou point de baladas em Lima. Ou se você prefere um termo mais clássico, zona boêmia da cidade. Repleto de bons restaurantes, bares e boates a galera que curte o rock se encantou pelo bairro e o distrito se transformou numa espécie de centro cultural nos últimos anos. Não é a toa que muitas galerias de arte e lojas de design se instalaram ali. Os antigos casarões foram revitalizados e transformados em lugares elegantes para interação social, apreciação de boa música e arte.

Como chegar no Barranco em Lima

O jeito mais pratico de chegar no Barranco é pegando um táxi, hoje em dia talvez seja um UBER. De uma forma geral, andar de táxi no Peru não é caro mas não se esqueça que para conseguir o preço justo é preciso pechinchar. Particularmente eu detesto isso, foge totalmente ao meu perfil ficar mendigando desconto. Mas o fato é que se não pechinchar você vai pagar muito mais que o preço usual e na época o UBER ainda não existia em Lima.

 

Saindo de Miraflores também é possível chegar a pé. Nós fomos antes ao Mercado de Surquilo e de lá pegamos um táxi na ida, que se não me falha a memória custou menos de 10 soles. Ir caminhando, pelo calçadão  do Shopping Larcomar tem suas vantagens e foi por isso que resolvemos voltar por esse caminho a pé.

 

Encontramos na rota um calçadão em cima de um barranco com jardins, literalmente, belos prédios de frente para o pacífico e lá embaixo o mar. No fim das contas achei a caminhada demasiadamente longa. Assim, pouco antes de chegar de volta em Miraflores, levantei bandeira branca na guerra contra o calor e o cansaço. Entrei no primeiro táxi que cruzou nosso caminho e pedi para nos levar até o Larcomar.

Como chegar no Barranco em Lima

Lugares para conhecer no Barranco

Como boa opção de o que fazer em Lima o bairro Barranco oferece vários pontos turísticos, inúmeros parques e praças, belos jardins, boas vistas do pacífico e uma ponte com direito a lenda romântica.

 

Construída em 1876 a Ponte do Suspiro tinha como finalidade ligar duas ruas do bairro. Reza a lenda que quem atravessá-la pela primeira vez sem respirar teria um desejo atendido. O meu ainda não se realizou, mas nunca se sabe né? Esperança é a última que morre. Anote aí uma lista amiga com tudo que tem para fazer no Barranco. Como a programação estava apertada acabei não conferindo todos os pontos por conta própria, mas listei tudo aqui para quem tiver mais tempo e disposição.

  • Parque Municipal
  • Biblioteca Municipal
  • Igreja Santíssima Cruz
  • Ponte dos Suspiros
  • Paseo Chabuca Granda
  • Igreja La Ermita
  • Mirador Catalina Recavarren
  • Bajada de los Baños
  • Boulevard Sánchez Carrión
  • Paseo Sáenz Peña
  • Plaza San Francisco
  • Estación del Funicular

Dicas de passeios no barranco e tour guiado para explorar os pontos turísticos do bairro

Vida Noturna no Barranco: Dicas de restaurantes, bares e boates

Como point de balada o Barranco tem bares animados, alguns restaurantes requintados, e boates pra quem curte essa vibe. Como sou uma pessoa do dia, acabei não conhecendo muito da vida noturna de Lima. Apesar disso eu tinha separado algumas dicas para conferir se sobrasse energia.

 

La Noche : oferece programação diária de shows, desde o jazz e o rock até a cumbia e música eletrônica.

El Dragón e Mochileros:  para aqueles que curtem o estilo rock alternativo.

La Candelaria: se o objetivo é aproveitar a música tradicional do Peru.

Boulevard Sánchez Carrión: existem vários pubs, boates e botecos nessa rua.

Canta Rana: boteco decorado pela paixão futebolística, para comer frutos do mar ou o ceviche peruano, e tomar a cerveja mais gelada de Lima. No link tem o relato do blog Cup of Things sobre a experiência por lá.

Isolina: outra boa opção para provar pratos típicos, servidos em porções generosas.

Cala: para quem busca um clima mais romântico ou uma pegada mais chique esse restaurante a beira mar pode cair como um luva.

JuanitoAyahuasca ou Barra 55:  para tomar bons drinks antes da balada principal.

Barranco Beer Company: para degustar boas cervejas artesanais.

Dédalo Café: para um café ou um lanche no meio da tarde.

 

Infelizmente acabei não conhecendo nenhuma balada no Barranco. Tenho uma cota limitada de empolgação e acabei gastando toda ela fazendo turismo durante o dia. Se você conheceu alguma balada, conta aqui nos comentários e já deixe boas dicas para outras almas que também viajam na Web antes de conhecer o destino.

Dicas de bares e restaurantes no Barranco em Lima no Peru

Onde ficar no barranco: dicas de hospedagem em Lima

É um pouco estranho escrever sobre as maravilhas desse bairro em Lima. Os desavisados podem entender como se eu estivesse dizendo que essa é a melhor opção de hospedagem. Esse não é o objetivo aqui. Verdade seja dita, apesar de bacana, esse não é o melhor lugar para ficar em Lima.

 

Pode até ser o lugar ideal para muita gente, mas Miraflores ainda é a preferida pela grande maioria dos turistas. Apesar de nunca ter me hospedado no Barranco, antes de decidir onde ficar em Lima andei pesquisando várias opções de hospedagem por lá. Por isso vou deixar para vocês essa seleção com os hotéis mais charmosos que encontrei na minha busca.

 

Se depois de ler até aqui, as cores fortes e a atmosfera boêmia do bairro Barranco ainda não fizeram sua cabeça. Confira abaixo os links dos hotéis, talvez isso te faça abrir a mente. Na seleção incluí apenas os hotéis mais bem avaliados e que ficam relativamente bem localizados no Barranco. Tem para todos os bolsos e todos os gostos, mas marquei nos favoritos apenas aqueles que tinham algum charme. Se decidirem fechar a reserva, peço por gentileza que usem os links do blog, pois dessa forma vocês nos ajudam financeiramente sem pagar nada a mais pelas reservas.

As melhores opções de hospedagem no bairro Barranco

Os hotéis mais chiques e elegantes do Barranco que encontrei no Booking: Hotel B, Villa Barranco by Ananay e Casa de Leeuw.
Os hotéis com melhor custo benefício no Barranco: Second Home Peru e 3B Barranco’s – Chic and Basic.

Depois de ler esse post cada um pode tirar suas próprias conclusões sobre o bairro Barranco em Lima. Se vale a pena se hospedar no bairro ou simplesmente dar um rolé pela região, só o seu coração será capaz de lhe dizer.

Fernanda Bragatto

Fernanda Bragatto

Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.
gostou? Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
2 Comments
  • Luciana costa
    Posted at 21:36h, 12 janeiro Responder

    Fiquei encantada com a bonita paisagem natural, artística e cultural de Barranco.
    Excelente blog muito esclarecedor de informações.Pretendo ir conhecer pessoalmente!

    • Fernanda Bragatto
      Posted at 05:27h, 13 janeiro Responder

      Oi Luciana, Lima é uma cidade muito gostosinha! Vai sim que vc vai curtir, inclusive a Bruna ta organizando uma expedição para o Peru esse ano. Dá uma olhadinha no link, quem sabe vc não se interessa no roteiro e consegue ir com a gente?!

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!