Não é por acaso que Nafplio tem fama de ser a cidade mais bonita da Grécia. Eu mesmo, até então, nunca tinha visto na vida um lugar mais fofo. Tenho certeza, que qualquer um se apaixonaria também ao pisar os pés na cidade. Aviso logo que será difícil escolher o que fazer em Nafplio com tranquilidade. A situação fica mais crítica ainda se o tempo estiver cronometrado.
Como boa cidade turística que é, Nafplio oferece inúmeras opções de lugares interessantes, além de bons restaurantes e lojinhas de enlouquecer o cartão de crédito. Com o tempo que tive, só deu para encaixar um bate e volta saindo de Atenas. Por conta disso foi humanamente impossível conhecer todas as maravilhas da cidade em algumas horas.
São três os principais pontos turísticos de Nafplio, todos muito próximos do centro e todos com vistas fantásticas do mar. Só de olhar as fotos já dá para ficar com vontade de conhecer o Castelo de Bourtzi, Acronafplia e a Fortaleza de Palamidi.
Simplesmente caminhar pelas ruas pitorescas de Nafplio já compensa todo o trabalho de dirigir ou pegar ônibus para chegar na cidade. Vai por mim, passear nas redondezas de Syntagma Square (principal praça no centro) e tomar um delicioso sorvete italiano enquanto andamos pelas ruelas elegantemente decoradas é um programa excepcional.
As construções são tão bonitas e bem cuidadas que parecem ter saído de um quadro pintado. São estilos diferentes, cores diferentes e ao mesmo tempo tudo combinando. É lindo e quem entende de arquitetura vai pirar o cabeção nessa cidade. Eu que sou leiga muito fiquei enlouquecida com a fofura das casas e restaurantes, imagina o cara que sabe das coisas!?
As más línguas argumentarão que ninguém precisa dirigir duas horas para apreciar culinária grega estando em Atenas. Ok, Atenas realmente tem vários restaurantes bons pra isso, mas eu vou insistir que precisa sim!!
Sentar a bunda num dos inúmeros restaurantes elegantes que ficam de frente para o porto da cidade vale todo o tempo gasto na estrada. Além de ser a cara da riqueza, a orla de Nafplio é um lugar que emana paz. Ao passear por ali sentimos uma vibe totalmente diferente. Isso sem contar a vista privilegiada do mar e do Castelo de Bourtzi.
O único problema é que são tantos, e todos tão fofos e elegantemente decorados que fica muito difícil escolher só um. A vontade que temos é sentar em todos, principalmente quando percebemos que os preços são razoáveis, mesmo nos mais bonitos.
Para quem curte artesanato a Grécia é um prato cheio. Não seria diferente em Nafplio com tantas lojinhas lindas espalhadas pelo centro da cidade. Era tanta coisa legal que fiquei perdida igual cego em tiroteio.
Queria comprar tudo! Por isso vou deixar o alerta: se tiver problemas com o exercício do auto-controle como eu, pratique bastante antes de chegar em Nafplio.
Além de todas essas maravilhas arqueológicas Nafplio fica perto de uma região produtora de vinho. A pequena e charmosa cidade de Nemea é rodeada por vinícolas familiares fofas que produzem vinho de qualidade. Com um pouco de sorte e persistência dá para conhecê-las por conta própria e economizar alguns euros com isso. Porém não é muito fácil conseguir informações precisa para visitá-las, mas existem passeios específicos para degustar vinhos e conhecer algumas vinícolas da Região.
Nós conhecemos a vinícola Palivou Estate e fizemos uma degustação com cinco vinhos diferentes por 10 Euros. No caminho fizemos um pequeno desvio passando por lá e valeu muito a pena. Para agendar a visita entramos em contato por e-mail.
Mas por hora é isso. Essa foi uma listinha amiga sobre o que fazer em Nafplio. Agora conta para gente o que você pretende fazer por lá!