Esse post é pra mostrar nosso roteiro de viagem na França. As cidades e lugares que conhecemos em Paris e durante nossa viagem de carro pelo interior. Esse é um país maravilhoso, com regiões distintas porém interessantíssimas. Não foi fácil montar um roteiro! Como era a nossa primeira vez na França, foi um parto escolher quais o lugares incluiríamos no roteiro de viagem.
Fizemos todo um planejamento turístico, estudados as principais atrações da França. Lemos diversas dicas e depois de muito discutir, escolhemos conhecer Paris e a região da Normandia. Fechamos uma programação com três dias em Paris e três viajando de carro pela Normandia. Essa região foi escolhida porque tem vários lugares maravilhosos como o Mont Sain Michael e está relativamente próxima de Paris. Vamos também mostrar todos os custos dessa viagem pela França.
Leia mais: Como planejar uma viagem internacional
Já contratou o Seguro Viagem?
Além de ser obrigatório na Europa, a imigração de qualquer país pode usar o documento como critério para negar ou autorizar a sua entrada. E caso haja algum imprevisto, acredite, o seguro será o seu melhor amigo. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre o melhor custo benefício. Aproveite e ganhe até 10% de desconto utilizando o nosso cupom: VIAJENAWEB5.
Roteiro de viagem na França: programação dia a dia com custos das atrações visitadas
Cidades Incluídas no roteiro de viagem na França: Paris, Marne-la-Vallee (Disney), Versailles, Giverny, Avranches, Mont Saint-Michel, Le Havre, Etretat.
Dia 1 – Paris conhecendo os principais pontos turísticos da cidade
Nosso roteiro de viagem na França começa com Paris. Pela manhã visita ao Museu do Louvre, almoço perto da Torre Eiffel e a tarde passeio de bicicleta pelo canal do Rio Sena até o Arco do Triunfo. De noite procurar um lugar para jantar e curtir um point da Night Francesa.
Leia mais: Dicas de Paris – guia com informações básicas para primeira viagem.
Roteiro de viagem na França: gastos em Paris
-Ingresso do Louvre = 15,00 Euros
-Aluguel da Bicicleta = 1,70 Euros a cada 30 min = Cálculo para 4hs (8 x 1,70 = 13, 60 Euros)
-Bilhetes de metrô = 1,70 Euros (cada trecho)
Dica: pesquisar um lugar bacana pra almoçar perto da Torre Eiffel e de lá procurar bicicletas para alugar (Programa Vélib) ou adquirir um passeio de bicicleta pela cidade. Gravar rota de bicicleta até o Arco do Triunfo.
Museu do Louvre sem fila e guia de áudio
Paris: Excursão e bicicleta elétrica de meio dia
Paris: Louvre à noite, visita guiada sem filas
Dia 2 – Viagem de trem até Marne-la-Vallee para conhecer a Disney de Paris
Café pela manhã bem cedo. Partir para a estação mais próxima em busca da Linha RER para conhecer os dois Parques da Euro-Disney em Paris: o Disneyland e o Walt Disney Studios.
Os parques abrem as 10 h da manhã e fecham as 21 h. Retorno após o show dos fogos de artifícios no Disneyland, por isso conhecer o Walt Disney Studios primeiro. O último trem para Paris sai as 23 h da estação.
Roteiro de viagem na frança: gastos na Disney
-Ingresso para 1 dia 2 parques = 63 Euros
-Ticket do Trem = 20 Euros (ida e volta, 10 por trecho)
Dica: sair com antecedência para achar a estação com calma e chegar ao parque antes das 10 h. Pesquisar antes a estação mais próxima do hotel onde passa o trem com destino a Disney, ou se não tiver qual linha mais próxima para fazer baldeação até a RER.
Ingresso Disneyland Paris para múltiplos dias
Ingresso flexível de 1 dia para Disneyland Paris com opção de dois parques no mesmo dia
Disneyland Paris Express: Ingresso e transporte
Preparar a mochila com bastante lanches e água porque um hambúrguer dentro do parque é 18 Euros. Comprar os ingressos com antecedência. Pelo que pesquisamos é altamente recomendável comprar com antecedência pela internet.
Leia mais:
Dia 3 – Viagem de carro pela França até Avranches com parada em Versalhes E Giverny
No terceiro dia seguindo nosso roteiro de viagem na França deixamos Paris para viajar de carro pela Normandia. No caminho programamos duas paradas. Uma em Versalhes para conhecer o palácio e a segunda em Giverny para conhecer os Jardins de Monet.
O plano é tomar um café pela manhã bem cedo, fazer check-out no hotel, pegar o carro alugado no aeroporto e partir para a visita ao Palácio de Versalhes. Programar chegada as 9 h (horário de abertura), almoçar em Versalhes mesmo. Programar saída para Giverny no máximo até as 14 h para visitar a Casa e aos Jardins de Monet que fecha as 18 h.
De Versalhes à Giverney gasta em torno de meia hora. No fim do dia (o mais cedo possível) pegar a estrada rumo a Avranches (272 km) para hospedagem. Lá escurece tarde então se pegar a estrada antes das seis dá pra chegar em Avranches quando tiver anoitecendo.
Para o aluguel do carro, faça uma cotação na RENT Cars. A vantagem é que como é uma empresa brasileira você paga em reais, sem IOF e pode parcelar em até 12X.
Roteiro de viagem na frança: gastos em Versalhes
-Ingresso para o Palácio tradicional com audio guiado = 18 Euros
-Estacionamento Versailles = 12 Euros
-Ingresso Fundação Monet = 9,50 Euros
Dica: pesquisar antes sobre aluguel de bicicleta ou carrinno de golf para andar por Versailles.
Ingresso Palácio de Versalhes com acesso total e guia de áudio em português
Versalhes: excursão guiada privada de meio dia saindo de Paris
Nossa visita ao Palácio de Versalhes foi incrível e deu tudo certo como vocês podem ver no post que publicamos. Porém por um erro de principiante não conseguimos ir a Giverny. E ainda ficamos perdidas por dez horas na estrada rumo a Avranches. E para não passar por isso, jamais viaje sem internet ilimitada no celular.
Internet ilimitada no celular durante a viagem
Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atrás de um chip local. A Easysim4U e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G.
Dia 4 – Passeio de um dia pelo mosteiro de Mont Saint Michel
Se conseguir chegar em Avranches antes de anoitecer, dar um passeio pela pequena e charmosa cidade de estilo medieval. Pela manhã fazer check-out no hotel e partir para a visita ao Mont Saint-Michel. Programar chegada mais cedo para evitar a multidão de turistas que chegam de Paris as 10 h. Seguir primeiro para o interior da abadia para depois explorar a cidade e as muralhas medievais ao redor. Almoçar no máximo por volta das 14 h e partir para hospedagem em Le Havre(239 km).
Hotéis entro e aos pés do Mont Saint-Michel
Roteiro de viagem na frança: gastos no Mont Saint-Michel
-Estacionamento Mont Saint-Michel = 8,50 Euros
-Ingresso para entrar na abadia = 9 Euros
Dica: pesquisar sobre horários da maré alta no Mont Saint-Michel por causa do carro, os lugares mais bacanas pra ver lá e lugar pra almoçar.
Mont Saint-Michel: viagem de 1 dia saindo de Paris
Escursão turística ao Mont Saint-Michel saindo de Paris
Mont Saint-Michel: passeio a pé guiado na baía
Leia mais: Dicas sobre o Mont Saint-Michel – um passeio imperdível na França
DIA 5 – Passeio de um dia pela cidade Le Havre e Etretat, com caminhada pelas trilhas das falésias e pôr do sol na praia
Acordar mais tarde um pouco, tomar café no centrinho de Le Havre. Passear a pé perto do canal e da ponte no centro. Ainda pela manhã programar o GPS do celular para o centro de Etretat. São 20 km saindo de Le Havre até a charmosa cidade das falésias.
O plano é andar sem rumo por Etretat até o horário do almoço. Depois de almoçar procurar um supermercado para comprar lanches e bebidas pra mais tarde fazer um piquenique durante o pôr do sol na Praia de Galet com vista para as Falésias (Falaise d’Aval e Falaise d’Amont).
Andar pelas cavernas em baixo das falésias se a maré tiver baixa. Fazer as trilhas da falésias e visitar a igrejinha no alto das escadas. No fim da tarde apreciar as vistas lindas das falésias e na hora do por do sol fazer o piquenique.
Roteiro de viagem na frança: gastos em Le Havre e Etretat
Neste dia não houve gastos com atrações, é gratuito andar pelas cidades e pelas falésias. Gastamos apenas com o almoço e lanches para o piquenique.
Leia mais:
DIA 6 – Le Havre, Paris.
Acordar bem cedo, fazer o check out e partir rumo ao aeroporto de Paris. Programar horário de saída de forma que haja tempo de sobra para eventuais imprevistos. Tempo de viagem sem imprevistos de carro até o aeroporto é de no máximo umas 3 h.
Quanto custa um roteiro de viagem na França ?
Para quem tem curiosidade de saber quanto custa um roteiro de viagem na França vou deixar uma listinha com os gastos básicos dessa viagem. Vou contar quanto gastei com passagens, hotéis e o aluguel do carro. Tenham em mente que os custos são sempre variáveis e dependem de uma série de fatores incluindo os hábitos pessoais de cada viajante.
Quanto custou a passagem para Paris: R$ 2.815,00
Quanto custou os hotéis na França:
-Paris = U$ 302,00 (3 diárias em um Apartamento para até 4 pessoas)
-Avranches = 32,00 Euros (1 diária quarto para até 3 pessoas em banheiro compartilhado)
-Le Havre = 241 Euros (2 diárias em quarto para até quatro pessoas)
Dica de amigo: em Le Havre pagamos 41 euros pois usamos pontos do programa da rede Accor.
Quanto custou o aluguel do carro na França: R$1.020,00 por 4 diárias (era um safira com porta mala bem espaçoso)
Gasto por dia estipulado neste roteiro de viagem na França: 50 Euros por pessoa para cobrir custos com comida, passeios programados, gasolina durante a road trip e pedágios.
Roteiro na prática: expectativa x realidade
Isso tudo foi o que tínhamos programado para nossa primeira viagem a França. Planejamos tudo nos mínimos detalhes para aproveitar o básico de Paris, a Disney e várias atrações viajando de carro pela região Normandia. Eu sou a prova viva de que nem sempre as coisas se desenrolam como esperamos.
Nos meus sonhos, quando estou planejando uma viagem me imagino uma máquina. Ando vários quilômetros, faço trilhas longas e fico sem comer. Se precisar na minha cabeça fico até sem dormir! Na imaginação eu aguento tudo o que for necessário para conhecer o máximo possível de lugares bonitos e viver experiências novas.
Só que na pratica as coisas funcionam de outra forma, quem viaja comigo bem sabe disso!
Os roteiros também são assim, fazemos toda uma programação contando que as coisas vão funcionar de um jeito. Só que chegando lá elas podem funcionar de outro. Isso não quer dizer que a viagem foi um fracasso ou que fizemos uma programação errada. O roteiro serve mais como um guia, uma ideia para não te deixar totalmente perdido ao chegar em uma terra distante.
Chegando lá temos total liberdade para mudar de ideia, se perder no meio do caminho, deixar de conhecer lugares que estavam programados, incluir outros que não estavam. Tudo depende da vibe do momento e do dinheiro que dispomos no bolso.
Se você lerem todos os posts da França verão que a realidade saiu um pouco diferente do que estava programado neste roteiro de viagem na França. Mas isso é só um detalhe, faz parte da incrível jornada que percorremos. As histórias mais engraçadas normalmente são decorrentes da discrepância entre expectativa X realidade.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre nosso roteiro?! Deixe nos comentários que nós respondemos todos e você pode ajudar outro leitor com a sua dúvida 🙂
No Comments