Vinícola Groot Constancia – Vinho com chocolates perto de Cape Town

Hoje é dia de blogagem coletiva minha gente! Se você ama viajar e gosta de vinho se liga nessas dicas que o tema sugerido por mim e aprovado pelos amigos blogueiros do grupo Pequenos Viajantes é sobre vinícolas pelo mundo. Afinal viajar e beber vinho é uma combinação tudo haver. E a minha dica é sobre a vinícola Groot Constancia perto de Cape Town.

O lugar ganhou meu coração pela combinação inusitada de vinho com chocolate. Combinação que por sinal amei e pretendo repetir qualquer dia desses. Não é segredo que amo viajar e que adoro beber vinhos e cervejas.

Atirem a primeira pedra quem for capaz mas gosto da ousadia que algumas taças de vinho me proporcionam. Sabe aquela felicidade extrema que toma conta do seu ser e diz que tudo vai dar certo?! Que a vida e as pessoas são lindas e o mundo é perfeito?! Pois eh, combinar vinhos com viagens dá nisso. São dois momentos que tem tudo haver. E por isso eu sempre procuro vinícolas por onde passo.

Eu e os patinhos em Groot Constancia!

Da Califórnia a Grécia eu já conheci vinícolas em muitos lugares desse mundo. Caso se interesse por esse assunto, tem outros posts no blog sobre vinhos e passeios em vinícolas:

Mas agora quero aproveitar o momento da blogagem coletiva pra contar sobre esse lugar super especial que visitei na África do Sul. Não entendo nada de vinhos e normalmente os passeios que faço são meramente turísticos. Mas por conta desses passeios comecei a apreciar mais a bebida. Percebi também que vinho é algo que a maioria dos países produz. É interessante conhecer um pouco mais sobre a história da produção e ver que muitas vezes ela está ligada a história da região.

África do Sul é famosa pela produção de vinhos e tem ótimos vinhos a preços bem amigos. Uma pena que ainda são pouco conhecidos pelos brasileiros. A maior parte da produção e feita ali na região da Península do Cabo. Partindo da Cidade do Cabo  é possível conhecer algumas delas, como a região de Constancia. Existem ainda outras regiões produtoras, como Stellenbosch também muito bonita e acessível a partir da Cidade do Cabo, porém mais distante.

Pra quem deseja entender melhor a história da produção de vinho na África do Sul o blog Winer tem um ótimo post sobre vinho sul africano que conta tudo tim tim por tim. Sacou o trocadilho?! Não vou me atrever a entrar nesse mérito porque não entendo nem história nem de vinho . Aí já viu né?! Melhor nem tentar..

Sobre a vinícola Groot Constancia

Fundada em 1685 por Simon van der Stel,  Groot Constantia é a vinícola mais antiga da África do Sul. Foi por esse motivo que escolhi visitá-la. Aos pesquisar sobre vinícolas na Africa do Sul me deparei com Groot Constancia. Que além de ser logisticamente muito fácil para conhecer tinha toda essa relevância histórica. Achei que um marco tão importante merecia um pouco de atenção e meu passeio valeu super a pena.

A vinícola tem tudo para deixar um turista feliz, uma bela paisagem, uma boa história, bons vinhos e um bom restaurante. Tem ainda um museu, que pra ser honesta não lembro nem de ter visto por lá e uma lojinha pra gente voltar trazendo vinho de presente até pro cachorro.

Como chegar em Groot Constancia

As melhores formas para se chegar em Constantia são de carro, táxi, Uber ou City Sightseeing Bus. Nós havíamos alugado um carro com GPS, então não tive nenhuma dificuldade de achar a vinícola. Só programar o trajeto no google maps e no fim dá tudo certo. Ela fica bem perto de Cape Town, tanto que parece um bairro chique da cidade.

Há várias vinícolas pelo caminho e a Groot Constantia é a última delas. Na entrada tem um muro branco com letreiro indicando o nome da vinícola e um guarda a quem podemos fazer perguntas óbvias. Obvias porque existem placas, e se prestarmos atenção dá pra se orientar muito bem por lá.

Pra quem não pode alugar um carro, ou pra quem pretende se esbaldar na degustação o melhor é pegar um ônibus ou pagar um taxi. Se você tiver comprado o passe para o ônibus turístico, procure pela linha roxa. Para pegá-la, pegue a linha azul até o ponto 21 e de lá pegue a linha roxa até o Groot Constantia.

Cella Tour e passeio pelas vinhas em Groot Constancia

As vinhas estão espalhadas pela propriedade e podem ser visitadas por conta própria enquanto esperamos a hora de começar o cella tour.

O passeio demora em torno de 40 minutos e o idioma é o inglês.  Os tours são oferecidos diariamente, sempre das 10:00 às 16:00, mas tem horários específicos para começar. No dia que fizemos a visita, aguardamos cerca de 15 minutos até a hora do próximo tour.

Só chegar no balcão, perguntar pelo próximo tour e deixar o nome. A recepcionista, cobra o tipo de tour escolhido e agenda seu passeio. Depois ficamos livre para passear pela vinícola e voltar na hora combinada.

Existem três opções de tour:

  • Tour com degustação
  • Tour com degustação harmonizada com chocolate
  • Apenas o tour

Durante o tour nos contam a história da vinícola e as transformações que ocorreram ao longo dos anos  além curiosidades sobre a produção do vinho sul africano. Passamos pelos locais de produção, armazenamento, estocagem e no fim das contas terminamos o tour na sala de degustação.

Sobre a degustação de vinhos com chocolates em Groot Constancia

Acho que até pra quem não é fã de chocolate compensa demais escolher essa opção. Sério mesmo, a degustação é maravilhosa. Os chocolates são fabricados especialmente para combinar com os vinhos e é impressionante como o sabor de um destaca o outro e vice versa.

Eram cinco chocolates para combinar com cinco vinhos diferentes e todos eles eram muito bons.  Logo no começo da degustação nos entregam um pacotinho com cinco mini chocolates e aos poucos alguém vem nos servir com o vinho certo  e nos explicar os ingredientes que tornam aquela combinação especial.

Informações úteis para visitar a vinícola Groot Constancia

 A vinícola Groot Constancia abre para visitantes 7 dias por semana das 9h às 18h. As degustações custam:

  1. Degustação simples (5 vinhos) = R 75.00 por pessoa (mais ou menos 20 reais)
  2. Degustação simples com o cellar tour = R 100 por pessoa (mais ou menos 25 reais)
  3. Degustação de vinho com Chocolate and wine pairing = R 120.00 por pessoa ( mais ou menos 30 reais)

Das 10h as 16h saem tour da adega de hora em hora. É possível comprar a degustação pelo site oficial da vinícola Groot Constancia. Na época que fomos foi super tranquilo de comprar pessoalmente, mas principalmente na alta temporada é bom comprar com antecedência para evitar problemas.

Se você é do tipo que prefere comprar passeios para conhecer os lugares do que ir por conta própria, dá uma olhada nos passeios da Get Your Guide. Você pode fazer um passeio para duas vinícolas ou um tour de bicicleta pelas vinícolas da região.

Todos os dois passeios que indiquei passam pela vinícola Groot Contancia.

Galeria de fotos do passeio a vinícola Groot Constancia


Conheça mais vinícolas pelo mundo com outros blogueiros:

Organize sua viagem usando os links do blog Hospedagem

Encontre um hotel com cancelamento gratuito pelo Booking

Aluguel de carro

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Seguro Viagem

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro

Passeios e Ingressos

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Passagens Aéreas

Pesquise suas passagens e as melhores promoções através do Passagens Promo

Chip de internet

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Roteiros Personalizados

Contrate este serviço para organizarmos um roteiros especialmente pra você

Fotos de Viagem

Organize suas fotos de viagem dentro de um foto livro eternizando aqueles momentos inesquecíveis.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  

Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

Curtiu nossas dicas?

Então segue a gente no insta. Por lá vocês podem acompanhar todas as viagens em tempo real além de outras dicas. viajenaweb
The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.
Cape TownVinhos
Comentários (21)
Adicionar Comentário
  • Juliana Moreti

    A degustação com chocolate foi algo que realmente me surpreendeu! Realmente vale a pena!
    😉

  • Tatiane Dias

    A gente sempre pensa em vinho com queijo. Nunca tinha pensado na combinação com chocolate. Acho que vou pensar a respeito.

    • Fernanda Bragatto

      Pensa sim Tati, tô pra te dizer que com o chocolate certo fica melhor que o queijo! kk

  • Gisele Prosdocimi

    Unir vinhos e chocolates é acertar demais, ótima dica ! Parabéns pela bela sugestão da Blogagem Coletiva.

    • Fernanda Bragatto

      Obrigada Giselle! A cacau show tinha um linha de bombons para harmonizar com vinhos que depois de ter visitado essa vinícola eu fiz questão de comprar.

  • Liliane Inglez

    Esta região é maravilhosa!!! Só pelas belezas, já merece uma visita, mas pra ajudar ainda tem essas vinícolas imperdíveis! E adorei a ideia de unir vinho e chocolate! São 2 paixões que tenho! kkk

  • Nivia

    África do Sul é o paraíso para quem gosta de vinhos!! Maravilhoso Post, eu não conheci essa vinícola, pois fiquei mais na rota dos vinhos, mas agora morri de vontade de conhecer

    • Fernanda Bragatto

      Verdade, agora eu que fiquei com vontade de voltar e ficar mais na rota dos vinhos. kkkk

  • Ana Zacchello

    Que lugar lindo! A degustação para ser deliciosa! Adorei a dica!

    • Fernanda Bragatto

      Que bom que gostou Ana. Guarda aí para a posteridade.. rs

  • Fernanda Bragatto

    Muita maldade mesmo. Esse povo sul africano é tão diabólico que gosta de atentar a gente.. rs

  • Bia Dias

    Olá Fernanda… Obrigado pela menção do nosso artigo da winer.com.br! Parabéns pelo post!

    • Fernanda Bragatto

      Oi Bia, obrigada! Achei que o seu conteúdo encaixou perfeitamente como complemento no meu blog. De nada! ?