A Laguna Paron foi o nosso primeiro passeio no Parque Nacional de Huascaran. E acabou sendo uma boa escolha para ambientar o corpo e sentir logo de cara o impacto da beleza surreal das paisagens desse canto do Peru. Além da beleza e da cor azul impactante, outro ponto importante é que a Laguna Paron é um ótimo lugar para fazer a aclimatação do corpo às elevadas altitudes da região.
Nesse post você vai saber todas as dicas e informações importantes para conhecer a laguna: como chegar, quanto tempo dura o trajeto, quanto custa, como foi nossa experiência e ainda vamos compartilhar a incríveis fotos da Laguna Parón que tiramos durante a viagem. Bora lá?!
Nós usamos sempre a Seguros Promo para comparar preços e contratar um seguro. Ele é um buscador onde conseguimos filtrar por preço, por cobertura e fazer comparações. O pagamento pode ser feito em até 12x no cartão de crédito, no boleto com 5% de desconto e usando o nosso cupom VIAJENAWEB5 ainda ganha mais 5%OFF. Sem desculpas, ok?!
Informações úteis sobre a laguna paron
Foi interessante descobrir pelo google que a Laguna Paron é apenas o maior lago da Cordilheira Branca no Peru, chegando aos 72 metros de profundidade. Seu tom de azul incrível, se deve a alta concentração de cal dissolvido na água. Essa concentração abençoada criou um cenário perfeito, com águas de tons azul turquesa e picos nevados ao fundo, como o Artensonraju (dizem até que foi inspiração para o slogan da Paramont Films).
Outra informação básica importante é que ela fica a 4.200m de altitude. Ou seja, não é por acaso que a indicam para aclimatação. Porque só o fato de chegar lá já é um bom treino para o corpo na altitude.
E antes que você me pergunte: a distância da Laguna Paron até Cusco é grande, são mais de 1.500 km. Ou seja, não é perto de Machu Picchu! São regiões diferentes, destinos diferentes e por isso não é fácil de combinar os dois lugares numa mesma viagem. Pois isso exigirá um esforço considerável de logística.
Dicas importantes para conhecer a Laguna Paron
Como chegar a Laguna Parón
Traçando uma rota simples pelo google maps de carro, descobrimos que a Laguna Paron fica a aproximadamente 100km de Huaraz. Para chegar lá por conta própria entretanto, seria um caminho longo e tortuoso. Você teria que ir de transporte público até o povoado de Parón, e de lá encarar mais uma longa caminhada até a Laguna na incerteza se está na direção certa.
Considerando que estamos numa região remota e com pouca civilização, não recomendo!
Alugar um carro para chegar por conta própria também não é uma boa ideia já que a estrada não é das melhores e corre um sério risco do GPS ou do carro te deixarem na mão. Isso porque, boa parte da estrada é de chão, cheia de emoções. A impressão que tive que não é qualquer carro que chega até lá livre de perrengues, lembre que é uma subida, a laguna fica a mais de 4.000 de altitude. Então alugar um carro comum pode ser um tiro no pé!
O jeito mais seguro e prático de chegar a Laguna Paron é por meio de transporte privado. E foi essa a opção que escolhemos. Contratamos uma empresa de passeios que fez o trajeto em carro privado e confortável. Aconselho que faça o mesmo, até porque acho que nem existe outro meio de chegar lá, porque o transporte público não vai te deixar em frente a lagoa como o passeio privado.
Quanto custa o tour para a Laguna Parón
Nosso objetivo nessa viagem era conhecer os lugares sem precisar preocupar com locomoção, refeições e etc. Como era a minha primeira viagem de aventura fiquei com receio de arriscar.
Depois de ler vários blogs e conversar com pessoas que já tinham ido, fechei todos os passeios com a Inkaland Treks.
Só o tour para a Laguna Parón sairia a $85 por pessoa na época. Se forem mais viajantes, o valor diminui proporcionalmente e também pela quantidade de passeios fechados com a empresa. O valor do tour incluía o transporte em carro privado, um box de café da manhã com fruta, suco, água, biscoito, barra de cereal e chocolate, guia e um almoço delicioso preparado ao nosso gosto e com a vista sensacional da Laguna Paron
Hoje, na Get your Guide o tour organizado pela Scheler Trekking & Expediciones Perú sai a $215 para duas pessoas, eles também oferecem o passeio a Laguna Parón, com opção de incluir o almoço. Claro que tem opções mais econômicas, mas tome cuidado. O barato demais pode custar caro e o caminho de carro até lá não é nada agradável.
tour na Laguna Parón: como foi a nossa experiencia
Como expliquei antes para chegar lá, o trajeto foi todo percorrido de carro. O único esforço físico que precisamos fazer de fato é caminhar em volta da laguna. Mas se prepare para ir quicando montanha acima porque parte da estrada é cheia de emoções.
Gastamos aproximadamente 3h saindo de Huaraz, passando por uma rodovia asfaltada e por uma estrada de chão bem tortuosa e com buracos. Não sei se já consertaram, mas na época quicamos praticamente todo o caminho que passava pela estrada de chão no banco de trás.
Chegando lá, ao redor da laguna (onde caminhamos para explorar a paisagem) é plano, então é bem tranquilo. Por isso mesmo é ideal para a aclimatação do corpo. Ainda assim, nesse dia me senti mal logo que cheguei na lagoa (era o primeiro dia). Foi um mal estar instantâneo, pisei o pé para fora do carro e tonteei, mas tomei o diamox e também de forma instantânea ficou tudo bem. Para saber mais sobre isso leia: Como lidar com o mal de altitude.
O ponto alto da nossa visita com certeza foi almoçar a beira da laguna, com vista para as montanhas. Mais uma vantagem de ter pago um pouco mais caro pelo passeio. Não precisamos nos preocupar com nada, e ainda tivemos um super almoço preparado com muito carinho e ao nosso gosto.
Que tal fazer uma viagem incrível para Huaraz?
Se você ficou com muita vontade de conhecer esse destino mas não tem ainda uma companhia para viajar ou não sabe como organizar uma viagem sozinho, seu problema está resolvido. Saiba mais clicando aqui !
Assista ao vídeo para saber como é o tour na Laguna Paron
Resumindo essas foram nossas dicas sobre a trilha da Laguna Parón, que na verdade nem é uma trilha propriamente dita. Confesso que é difícil fazer um ranking do passeio mais bonito que fizemos por lá, mas sem dúvida a Laguna Parón disputa um lugar de destaque dentre os pontos mais bonitos da Cordilheira Branca no Peru.
E você o que achou do visual da lagoa? Conta para a gente nos comentários.
No Comments