como chegar em huaraz

Como chegar em Huaraz saindo de Lima

Lagoas em tons de azul turquesa, picos nevados, paisagens de tirar o fôlego como da Laguna 69 e a Laguna Paron são motivos de sobra para chegar em Huaraz.

 

Que o Peru é conhecido mundialmente pelas ruínas de Machu Picchu todo mundo sabe. Acontece que para nós, brasileiros, de uns anos para cá, temos procurado outros destinos por lá. Falo nós brasileiros, porque o Peru já é referência para estrangeiros no que diz respeito a atividades como trekking, hiking, camping, etc, e o ponto de partida para a maioria dessas atividades é Huaraz. Uma cidade de aproximadamente 120 mil habitantes, capital da província de mesmo nome, que fica a 400 km de distância de Lima.

 

Montar o roteiro para Huaraz pode parecer complicado, já que não é um destino muito comum, mas vamos mostrar aqui a melhor maneira de como chegar a Huaraz saindo de Lima, e todas as dicas importantes para que você consiga chegar em Huaraz sem problemas.

 

ONDE FICAR EM HUARAZ: VEJA AS MELHORES OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

ONDE FICAR EM LIMA: DICAS DE HOTÉIS E BAIRROS

como chegar em huaraz
Como chegar a laguna 69

Dicas de como chegar em Huaraz saindo de Lima: ônibus, avião ou carro?

Existem várias formas de chegar na cidade mas no geral a maioria delas considera a saída de Lima, que é o ponto de partida mais utilizado para fazer uma viagem até Huaraz. Ao acrescentar outros destinos na sua viagem, como Cusco ou Machu Pichu, considere que querendo ou não voce precisará voltar a Lima. Dessa forma, por aqui vamos compartilhar todas as dicas de como chegar a Huaraz saindo de Lima.

Como chegar em Huaraz de avião

Embora não seja o meio de transporte mais utilizado, existe a opção de ir de avião de Lima a Huaraz. No entanto, o limite de bagagem é de 10kg no porão e 5kg de bagagem de mão, porque os aviões que fazem o percurso são bem pequenos, cabem em torno de 40 passageiros e custavam por volta de 130 dólares, na época que pesquisei.

 

Quando li a informação “aviões que fazem o trajeto são bem pequenos” desisti da ideia na hora. Já não sou muito fã de voar, e a possibilidade de entrar num avião pequeno, sobrevoar a cordilheira sabe-se lá com qual empresa me deixou apavorada, sendo assim já eliminei de cara essa opção.

 

Mas para quem ainda assim prefere encarar um voo, existem algumas opções de empresas peruanas tipo lowcosts como a LC Peru, Peruvian e Star Peru que voam de Lima para o aeroporto Comandante FAP Germán Arias Graziani (ATA), um aeroporto regional que serve a cidade de Huaraz,  na região de Ancash. O aeroporto fica no vale do rio Santa, 20km a noroeste de Huaraz, na vila de Anta. O voo entre as duas cidades dura menos de uma hora.

Como chegar em Huaraz de aviao saindo de lima

Como chegar em Huaraz de ônibus

A maneira mais prática de como chegar a Huaraz saindo de Lima é indo de ônibus mesmo. São diversas empresas que fazem o trajeto, que dura em torno de 8 horas na ida e 6 horas na volta. Nós fomos com a Cruz del Sur na ida e com a Oltursa na volta. Tem ainda uma terceira opção, a Movil. Apesar das duas empresas serem bem confortáveis e terem o mesmo estilo (dois andares, com lanche incluído) eu preferi a Cruz del Sur.

 

Na ida como viajamos a noite, escolhemos ficar no primeiro andar, onde fica a primeira classe do ônibus. Já que não teríamos vista nenhuma da estrada mesmo, viajar na parte mais confortável do ônibus fez mais sentido. As poltronas eram largas, altamente reclináveis e confortáveis, tinha lugar para carregar o celular, lanche, e uma mantinha bem quente e gostosinha. Esse trecho noturno na primeira classe, na época custou 75 soles.

 

Na volta optamos por ir na primeira fileira do andar de cima para apreciar a vista, que é mesmo linda. Pagamos 55 soles na passagem que não era mais a “primeira classe”. E a diferença básica é que as poltronas reclinavam menos e eram um pouco mais simples, mas também muito confortáveis. Quem dera se os ônibus da Gontijo aqui em Belo Horizonte fossem pelo menos um pouco parecidos.

Fotos da estrada e da viagem de ônibus de Huaraz voltando para Lima

As passagem podem ser compradas antecipadamente pelo site das próprias companhias, que foi o que eu fiz. Comprei com um mês de antecedência pelo cartão de crédito e deu tudo certinho. Para os que não são tão ansiosos assim, é possível comprar na hora sem problemas. A única ressalva que eu faço é para tomar cuidado com a alta temporada. Eu não arriscaria ficar sem a minha passagem. Sou do time que viaja com tudo programado.

Dica importante para quem faz a viagem de ônibus para Huaraz

Estradas para Huaraz: será que Vale a pena alugar carro para viajar de Lima a Huaraz?

O carro é sempre a primeira opção para mim na maioria dos destinos, ainda mais quando viajo com outras pessoas. A gente divide o custo, tem mais liberdade e fica todo mundo satisfeito.  Mas neste caso recomendo que vá de ônibus. A estrada de Lima para Huaraz é bem pavimentada, mas em alguns trechos tem muitas curvas e neblina. Logo, requer experiência. E como em Huaraz você muito provavelmente não irá usar o carro já que os passeios todos são feito por empresas que te buscam no hotel, acho que não faz muito sentido ir de carro se o transporte de ônibus atende.

Viagem de carro para Huaraz - Vale a pena alugar carro?

Qual a melhor maneira de chegar em Huaraz?

Se depois de ler o post ainda ficou alguma dúvida de como ir de Lima a Huaraz, vou reforçar a ideia. Vá de ônibus! 

 

As empresas tem serviços excelentes a um ótimo custo. Você já vai se aclimatando a altitude durante o percurso (isso é muito importante). E para melhorar a maioria dos hotéis/empresas te buscam na rodoviária. Ir de ônibus, na minha opinião é mais prático, confortável e barato! Ou seja, é a melhor forma de chegar em Huaraz

 

E você, qual meio de transporte vai escolher para sua viagem? Conte para gente nos comentários e compartilhe aqui a sua experiência de viagem para Huaraz.

Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!