dicas sobre o Mont Saint Michel

Dicas sobre o Mont Saint Michel: Um passeio imperdível na França

As dicas sobre o Mont Saint Michel são das mais óbvias dicas de viagem na França, mas também a mais certeira. Aquele conselho que se escolher seguir dificilmente se arrependerá.

 

Na divisa entre Normandia e a Bretanha, a 350 km a oeste de Paris fica esse lugar que para mim foi um dos passeios turísticos mais incríveis que fiz na França. Todas as dicas sobre o Mont Saint Michel que li antes de ir me fizeram querer visitá-lo.

Conhece-lo é parada obrigatória para quem passa pela região da Normandia e uma experiência das mais ricas.

 

Impossível não ficar boquiaberto quando o avistamos de longe, solitário, ao redor de uma bela paisagem. Faltam-me palavras para descrever o que senti quando o observei ainda de dentro do carro. As fotos não são capazes de reproduzir a sensação mágica de andar por aquelas ruelas estreitas até chegar ao topo da abadia.

 

O que dizer de um lugar com mais de 1.300 anos de história? Um lugar que ainda está lá super bem conservado fazendo parte da história de milhares de turistas a lotar seus espaços todos os santos dias?

 

Mas afinal, o que o Mont Saint Michel tem de tão especial?!!

 

Tudo aquilo que um viajante mais exigente procura ao viajar. História, turismo, uma vista incrível, bons restaurantes, muitas lojinhas de souvenir e o plus de poder assistir a uma das maiores movimentações de maré do mundo.

Dicas sobre o Mont Saint Michel - Tudo que você precisa saber antes de ir

Por aqui vamos fornecer aquelas informações privilegiadas com todas as dicas sobre o Mont Saint Michel. Se você também ficou com vontade de explorar esse lugar surreal, já pega o caderninho e anota aí as dicas do Viaje na Web.

 

A primeira dica que dou em qualquer viagem é em relação ao seguro. Não viagem sem o seguro viagem. Além de ser obrigatório em alguns países da Europa, ele será o seu grande aliado caso ocorra algum imprevisto.

 

Nós usamos sempre o Seguros Promo, que funciona como um buscador de seguros. Lá você vai achar o melhor custo benefício dentro da cobertura que você procura. Independe de qual for, não viaje sem. Usando o cupom VIAJENAWE5 você ainda ganha 5%OFF 😉

A HISTÓRIA DO MONT SAINT MICHEL

Erguido sobre uma rocha, o monastério tem sua história ligada a fé e a religião. Reza a lenda que a primeira igreja foi construída lá a pedido do Arcanjo Miguel.

 

Dizem que o anjo apareceu três vezes ao bispo de Avranches, que por conta disso decidiu fundar um pequeno santuário ali por volta de 709. A partir de então virou uma parada para peregrinos que vinham de todas as partes do mundo.

 

Durante a Guerra dos 100, o Mont Saint Michel anos foi uma fortaleza impenetrável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-lo. Justamente por isso tornou-se o símbolo da identidade nacional francesa.

 

Mais tarde virou prisão durante a Revolução Francesa. Anos depois foi restaurado, e hoje é um dos mais famosos pontos turísticos da França. Por sinal, a terceira atração turística mais visitada no país.

Onde ficar no Mont Saint Michel

Nós encaixamos a nossa visita em um road trip pela Normandia começando por Paris. Como estávamos sem tempo e seria apenas uma noite, resolvemos não investir muito na hospedagem.

 

Nós montamos base em Avranches justamente porque seria mais barato. Portanto quem quiser economizar, a cidadezinha tem vários hotéis mais em conta do que os mais próximos ao Mont Saint Michel.

 

Pra quem tiver nas veias a vibe econômica fica a dica:F1 Avranches. Localizado na rodovia em Avranches ele fica apenas a uns 20 km do Mont. É bem simples mas tinha estacionamento e era tudo limpinho. O único inconveniente era o banheiro fora do quarto (cada andar tem uma ala com dois ou três banheiros).

 

Dentro ou bem na entrada do Mont tem também boas opções. Dentro tem lugares bem requintados como o Auberge Saint Pierre ou La Mère Poulard e até opções mais econômicas como o Les Terrasses Poulard.

 

Super recomendo ir com mais tempo pra se hospedar por lá. A vila fica muito mais charmosa ao cair da noite, quando a massa de turista vai embora. E então é possível andar pelas ruelas com traquilidade e aproveitar a paisagem iluminada.

 

Aos pés do Mont Saint Michel também tem opções interessantes. A vantagem se hospedar na entrada, dependendo do hotel escolhido é poder dormir e acordar com a surpreendente vista do monastério como destaca o Les Valtieres du Mont Saint Michel.

Quando ir - Descubra qual é a melhor época para conhecer o Mont Saint Michel

Uma das dicas sobre o Mont Saint Michel que considero mais relevantes. Dê uma analisada antes na previsão do tempo e como é o clima na época da sua viagem. Se o tempo estiver ruim, acho que pode atrapalhar bastante, já que o passeio é ao ar livre na maior parte do tempo.

 

Escolhemos o final do verão europeu (meados de setembro) pra ir e o clima estava super agradável. Fomos abençoadas com dias lindos, um friozinho na medida certa mas que com o sol dava até pra sentir calor.

 

Anoitecia tarde por volta das 9 h da noite o que aumentava o tempo pra aproveitar o dia. Super recomendo essa época, não gosto de julho nem agosto por causa da muvuca de gente que dá em razão do período de férias escolares na Europa.

A primavera é uma época muito boa também, os campos de canola floridos ao redor do Mont devem dar todo um charme especial. Se não tivesse escolhido o final do verão, com certeza optaria pela primavera!!

 

Turismo na Normandia – Um dos melhores lugares para ir na França.

Sobre a movimentação da maré ao redor do Mont Saint Michel

Outra coisa importante pra decidir quando programar a visita é analisar antes as datas e horários da movimentação das marés. Muita gente viaja para lá só pra ver isso.

 

O mar se retira em alta velocidade por cerca de dez quilômetros, para depois voltar com a mesma rapidez fazendo com que a pequena vila fique ilhada em pouquíssimas horas.

 

Conhecida como “maré viva”, este fenômeno pode ser assistido em dois horários por dia (quando enche e quando esvazia), mas isso acontece apenas durante as luas nova e cheia, cerca de 50 vezes ao ano. Nós não tivemos essa sorte! 🙁

Se a intenção for apreciar as marés fique de olho nos horários da Tabela das Marés . Ela pode ser consultada no site oficial juntamente com outras dicas sobre o Mont Saint Michel .

Como chegar ao Mont Saint Michel

Nós encaramos uma road trip pelo interior da França, então obviamente chegamos de carro, mas tem como chegar de outras formas.

 

–>> Como alugar um carro e dirigir na França.

 

Contrate um tour com ida e volta no mesmo dia ou pernoite lá.  Ou vá por conta própria mesmo pegando trem até a estação mais próxima e de lá pegue uma Shuttle pra chegar ao Mont.

 

Nesse site aqui tem todas as informações oficiais de como chegar ao Mont Saint Michel, quais as linhas de trem passam lá e o nome da estação mais próxima. Tem informação até de como chegar de bicicleta!! Está tudo em inglês, mas colocando no google tradutor dá pra entender o necessário.

 

Pagamos cerca de 12 euros pra deixar o carro no estacionamento do Mont Saint Michel. Ele fica bem afastado da entrada. Mas é só caminhar um pouco até o ponto onde pegamos um ônibus que nos deixa praticamente na entrada. Nesse link dá pra consultar os preços de estacionamento.

 

Esse ônibus que mencionei é gratuito e achei super maneiro porque tem duas frentes e só anda em linha reta. Meu avô contava uma história de que tinha sido abduzido e dizia que os ônibus em Marte eram desse jeito.

Dicas sobre o Mont Saint Michel: o que ver em sua visita

A Abadia, que fica lá no alto, parece ser o lugar mais desejado pelos turistas. Depois de passar por dentro dela chegamos ao topo que oferece uma incrível vista da baía.

 

O ingresso pra visitá-la custou 9 euros e só está disponível na entrada mesmo, não conseguimos comprar com antecedência no site oficial. Na época a fila estava bem tranquila, não tivemos nenhum tipo de perrengue pra entrar ou pra comprar.

 

Além da abadia, existem mais quatro museus que ficam espalhados pela vila. Cada um deles com assuntos distintos. A medida que andamos pelas ruas fomos encontrando a entrada deles.

O Archeoscope anunciava uma espécie de tour com dramaturgia para descobrir a construção do Mont Saint-Michel e sua história sagrada.

 

O Museu da História exibia velhas coleções (armas, pinturas, esculturas, relógios ), prisões, masmorras  e um periscópio do século 19 que revela a baía.  Já o Museu Marítimo explicava melhor a movimentação da marés, contava a história da baía e toda a obra de construção maciça que foi feita para restaurar e conservar o carácter marítimo do Mont Saint Michel.

 

Por último tem a Casa de Tiphaine, uma residência do século 14 que Bertrand Duguesclin tinha construído em 1365 para sua esposa Tiphaine com todos os objetos da época (móveis, pinturas, tapeçarias).

 

Pra quem curte essa onda vale a pena comprar um passe especial que custava 18 euros e dava acesso a todos os museus. A entrada individual de cada um custava cerca 9 euros.

Para os aventureiros: saibam que nos períodos de maré baixa é possível fazer passeios à pé pelo areal que cerca o Monte. Existem vários opções de tour pra todos os gostos, inclusive no site oficial tem uma Lista de Guias.

Opções de passeios para o Mont Saint Michel

Pra quem não quer alugar carro e também não gosta de se aventurar no transporte público vou deixar algumas sugestões abaixos de passeios para o Mont Saint Michel. O legal é que você pode comprar e pagar antes da viagem, reservar a data e viajar com tudo planejadinho.

 

Ah, e se você não gosta e/ou não tem tempo de planejar a sua viagem, o Viaje na Web trabalha com consultoria de viagem e produção de roteiros personalizados. Envie um email para [email protected] que lhe enviaremos mais informações.

 

Dicas de onde comer no Mont Saint Michel

Tenho ainda dicas sobre o Mont Saint Michel pra ninguém morrer de fome. Lá tem vários restaurantes e nessa lista dá pra conferir os nomes e analisar a avaliação deles no Trip Advisor depois.

 

Só acho importante fugir dos horários de pico.

 

Deixamos pra almoçar naquela hora mais disputada e o resultado foi que os restaurantes com vistas estavam todos lotados. Por sorte encontramos um chinês ou tailandês vazio. Ele tinha um preço camarada e foi isso mesmo. Por um valor razoável nos serviram entrada, prato principal e sobremesa.

 

Não é a toa que todas as dicas sobre o Mont Saint Michel são pro sujeito não deixar de ir.  É um lugar que vale a pena conhecer. Qualquer esforço despendido no intuito de chegar lá será imensamente recompensado pela excelente infra-estrutura e beleza da região da Normandia que o cerca.

 

Com todas essas dicas sobre o Mont Saint Michel você já pode pegar sua malinha e partir feliz!! E se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários 😉

 

–>> COMO PLANEJAR UMA VIAGEM INTERNACIONAL.

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!