dicas de San Francisco - Califórnia

Dicas de San Francisco na California: o guia completo da cidade

Nesse post você vai encontrar todas as dicas de San Francisco na Califórnia. Saiba a melhor época para viajar, onde se hospedar e o que fazer nessa cidade tão charmosa dos EUA.

 

Para começar preciso dizer que San Francisco é uma das cidades mais bonitas dos Estados Unidos. E assim como Tonny Bennett define em “I left my heart”, é bem capaz de você deixar um pedacinho do seu coração por lá também.

 

A cidade não é nada parecida com as grandes metrópoles americanas como Nova York ou Los Angeles. Em San Francisco o tempo passa em outro ritmo, os costumes são diferentes e o visual incomparável.

 

Lembro que foi a primeira cidade americana que tinha vontade de conhecer por causa daquele seriado com o Bob Saget, “Full House”, que foi muito famoso na década de 90. A abertura mostrava diversos pontos turísticos da cidade como a Golden Gate e as Painted Ladies. Essas imagens perduraram muito tempo na minha cabeça.

 

Até que em 2014 veio a oportunidade perfeita e eu embarquei para uma das melhores viagens da minha vida: uma viagem de carro pela Highway 1 de San Francisco até San Simeon e com direito ao Yosemite National Park. E agora quero te ajudar a fazer o mesmo.

 

Abaixo o vídeo da abertura do seriado que mencionei acima. Quem é dessa época levanta a mão!

dicas de san francisco: a mais bela cidade dos eua

San Francisco é muito mais do que a cidade da Golden Gate. É a cidade mais apaixonante que já conheci. O ritmo lá é diferente, uma coisa difícil de explicar mesmo. É uma daquelas coisas que você precisa viver para entender. Mas juro que vou fazer ao máximo para pelo menos tentar.

 

Uma coisa é certa, San Francisco vai ganhar seu coração com suas ladeiras, seus bondinhos, suas casinhas vitorianas contrastando com os modernos prédios do Financial District. 

 

E claro, a vista maravilhosa da baía, da Golden Gate, as atividades ao ar livre, a culinária e até a sua tão temida fog fazem da cidade um excelente destino de férias.

 

Antes de entrarmos nas dicas de San Francisco propriamente ditas, vamos passar algumas dicas importantes para planejar a sua viagem.

planejando a sua viagem para san francisco: documentos, seguro viagem e internet

Para viajar para os Estados Unidos brasileiros precisam do visto americano. Portanto se ainda não tem, já procure a embaixada mais próxima e faça o seu requerimento. Se preferir, o Viaje na Web oferece esse serviço, é só entrar em contato no [email protected].

 

Seguro viagem para os Estados Unidos

 

O seguro viagem não é obrigatório para entrar nos EUA, no entanto não é recomendado viajar sem contratar o seu. Isso porque o serviço de saúde nos EUA é privado e qualquer consulta ou exame pode facilmente passar das centenas de dólares.

 

Importante lembrar que o seguro oferecido pela maioria dos cartões de crédito trabalha com o sistema de reembolso. Ou seja, você arca com as despesas, recolhe a documentação e depois eles te ressarcem.

 

Por isso indicamos fortemente que você contrate o seu seguro viagem para os Estados Unidos. Assim você viaja tranquilo e sem preocupações. Nós usamos sempre a Seguros Promo, que funciona como um buscador de seguros. Lá você pode filtrar pelo melhor custo benefício, melhor preço e etc. Leitor do blog ganha até 10% OFF com o cupom VIAJENAWEB5

 

E por fim, vamos falar sobre internet no celular. Não dá pra viajar sem estar conectado certo?! Seja para comunicar com a família e amigos, postas nas redes sociais, usar GPS, enfim, internet é essencial. Por isso sempre viajamos conectadas. Uso sempre o chip da EasySim4U, compro pelo site, chega na minha casa e já chego super conectada no destino. Uma outra opção que também já usamos é o chip da Viaje Conectado.

Como chegar em San Francisco Califórnia

Não existem voos diretos entre o Brasil e San Francisco, mas são várias as opções com apenas uma com uma conexão ( bom para aproveitar e conhecer outro destino nos EUA).

 

O aeroporto internacional ( SFO ) fica localizado a aproximadamente 21 km ao sul do centro da cidade. Ou seja, é relativamente longe. Basicamente você tem três opções para chegar na cidade:

 

Táxi = por volta de $40

Shuttle = $17

BART = por volta de $9

 

O táxi só vale a pena se estiver com mais gente, ou então se a grana não for um problema. Na minha opinião, para quem pode, essa é sempre a melhor opção. Mas para o resto dos mortais na terra, que normalmente viajam com o orçamento apertado, existe uma segunda e terceira opção.

 

No aeroporto de San Francisco nós usamos o serviço de Shuttle. Na saída do aeroporto tem um ponto onde ficam as vans e eles te deixam na porta do seu hotel. Mas como tudo tem seu lado negativo, existe o risco de você ser deixado por último.

Caso tenha ainda mais disposição e quiser se aventurar logo de cara, existe o BART. É o trem metropolitano, um trem rápido sem paradas que faz o trajeto em 30 minutos. Para embarcar nele é fácil: procure por Air Train ( o trem do aeroporto que conecta os terminais), desça na estação Garage G/BART e compre o seu ticket . Se for ficar hospedado na Union Square, desça na estação Powell.

 

E para aqueles que preferem reservar tudo com antecedência existem as opções de transfers. É muito prático depois de uma longa viagem ter alguém aguardando você no aeroporto. Clique aqui para agendar o seu.

 

Existem ainda a opção de alugar um carro, já que existem vários passeios legais para fazer nos arredores de San Francisco. Eu sempre alugo pela RentCars, que sempre funciona super bem. Pesquise os valores aqui.

 

* Quando você aluga por esse link, o blog ganha uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. A gente agradece muito 🙂

quando ir para san francisco? A melhor época para viajar

San Francisco pode ser visitada o ano inteiro. Independente do clima, a cidade sempre tem muita coisa para oferecer.

 

Nós fomos no final de abril e super indico o período. Pegamos um tempo maravilhoso, céu azul e as fotos ficaram um arraso. No entanto a época mais indicada é entre setembro e outubro, quando tem menos risco de fog e tempo chuvoso. Para quem vai fazer a viagem de carro pela Highway 1, esse é o período mais indicado.

 

A temperatura é praticamente a mesma o ano inteiro, um friozinho gostoso. O que vai diferenciar mesmo é a chuva, a fog e o vento.

 

Não se engane com o verão. Enquanto o resto dos Estados Unidos praticamente derrete nos meses de julho e agosto, em San Francisco a realidade é bem diferente.

 

Nos meses de verão costuma chover e ter bastante névoa além de muito turista. Isso significa filas imensas no bondinho e em outras atrações, além do tempo esquisito para estragar suas fotos. Como já disse o humorista americano Mark Twain “o inverno mais frio que eu já passei foi um verão em San Francisco”.

 

Se puder escolher, prefira os meses de meia estação. E esteja preparado para as mudanças repentinas no tempo, que são muito comuns na cidade.

 

#WEBDICA: leve SEMPRE um casaco corta vento. Venta muito em San Francisco, portanto ande sempre com um na mochila.

onde ficar em san francisco? Dicas de hotéis

San Francisco não é um lugar barato de se hospedar. Por isso é importante se programar e reservar com antecedência para conseguir melhores preços e promoções.

 

Existem duas regiões estratégicas para se hospedar pra quem viaja com propósitos turísticos: a Union Square e Fisherman’s Wharf.

 

Esses são os melhores lugares para se hospedar em San Francisco. Primeiro porque são bem localizados e tem uma grande variedade de opções de restaurantes, lojas e pontos turísticos. Segundo porque a logística para visitar as principais atrações turísticas funciona bem melhor.  As próprias regiões já são pontos turísticos em si. Ficar hospedado em qualquer uma delas irá facilitar bastante a vida, porque muitas atrações você poderá conhecer a pé.

 

Se tiver que indicar um lugar, eu indico a Union Square. Um região muito viva, bonita e super prática para fazer tudo.

 

A Union Square é uma pracinha charmosa, famosa por seus corações, onde ficam a maioria dos hotéis, as lojas de grife, a MACY’S, shoppings, e inúmeros restaurantes. Já Fisherman’s Wharf é a região dos piers, é bem turista mesmo.

 

Ficamos nas duas, e como adiantei acima, preferimos a Union Square. Achamos mais bem localizada, com mais opções e menos vento (eu senti MUITO frio em San Francisco). Sobre isso, venta muito em San Francisco, o que pode ser desconfortável dependendo do dia.

 

Além disso é perto do Johnny Foleys, um pub que conhecemos por lá e ficamos apaixonadas eternamente. Tanto que em vários momentos me pego querendo voltar a San Francisco exclusivamente para ir nesse pub. Leia mais sobre ele no post abaixo:

 

O duelo de piano do Johnny Foley´s

Dicas de hotéis em San Francisco

A hospedagem é um dos pontos mais importantes no planejamento da viagem. Por isso o nosso guia com dicas de San Francisco não poderia deixar de ter dicas de bons hotéis.

 

Na primeira parte da viagem a Fernanda ficou no Orchad San Francisco que fica Bush Street apenas a dois quarteirões Union Square. Excelente hotel, super confortável, staff simpático e bem localizado.

 

Dicas de hotéis muito bons localizados na Union Square: o tradicional The Clift, inaugurado em 1915 e com uma localização fantástica. O Marriot para quem gosta dessas hotéis mais padronizados é uma boa escolha. Um que está na minha lista em uma próxima viagem é o moderno W San Francisco.

 

Outras ótimas opções: o mais econômico Holiday Inn Union Square, Hotel Nikko, Handlery Union Square, Hotel Warwick, o fabuloso Staypineapple, Chancellor Hotel, Mystic Hotel e o famosíssimo The Donatello Hotel.

 

Para quem procura um bom hostel, eu me hospedei no Hostelling International Downtown um tempo e achei a melhor opção de hostel San Francisco. Limpo, seguro, confortável. Possui vários eventos pra interagir com a galera, como cineminha com pizza à noite, degustação de cerveja e de vinho, passeios turísticos e o melhor, não é barulhento. Dividi o quarto com outras quatro meninas de diversas nacionalidades e foi incrível. A localização é perfeita bem na Mason Street.

 

Na região do Fisherman’s Warf ficamos no Holiday Inn. Só digo isso: não vale a pena pagar a mais pelo café da manhã desse hotel, não achei bom. Tirando isso o hotel é bem perto do burburinho onde tem o píer mais famoso da orla e existem uma porrada de lojinhas fofas tipicamente feitas para turista.

 

A Ghirardelli fica quase do lado e em frente a ela tem um ponto dos famosos bondinhos da cidade. Dá pra pegar esse bonde e para ir à Union Square. Se preferir, dá pra ir andando, eu gastei uns 20 minutos traçando uma rota a pé pelo google maps.

 

Opções de bons hotéis no Fisherman’s Wharf: Hotel Zephyr San Francisco, Sheraton Fisherman’s Wharf, Marriott Fisherman’s Wharf, Hotel Hyatt Centric, Courtyard by Mariott, e para finalizar o luxuoso The Fairmont Heritage Place Ghirardelli Square.

 

Para mais opções de hotéis em San Francisco acesse pelo link abaixo.

Reserve seu hotel em San Francisco com cancelamento grátis.

 

E para quem quer passar uns dias longe do burburinho da cidade e curtir um visual incrível escolha o Cavalo Point em Sausalito. O local já foi eleito um dos melhores hotel-spa dos Estados Unidos e também um dos melhores resorts da Califórnia. Fica só a 15 minutinhos de carro de San Francisco. Perfeito para curtir umas duas diárias de puro sossego e apreciação.

 

Onde NÃO ficar em San Francisco

 

Como é bem fácil de se locomover pela cidade, independente do lugar que decida se hospedar, será muito fácil explorar os outros. Mas ao se hospedar no centro, procure hotéis mais próximos a Union Square e mais afastados de uma região chamada Tenderloin.

 

O problema desses lugares são a quantidade de homeless que ficam na rua. Embora eles não sejam pedintes insistentes e nem ofereçam risco a sua segurança, podem causar algum impacto no seu emocional!! Portanto se for sensível a essas coisas procure ficar mais próximo possível da Union Square.

dicas de san francisco: o que fazer em san francisco?

San Francisco oferece uma infinidade de programas legais para fazer na cidade e nos arredores. Portanto é fundamental  se programar antes para não chegar lá querendo fazer tudo e não fazer nada.

 

Se for ficar apenas na cidade, quatro dias são suficientes para conhecê-la com calma. Eu esperei quase a minha vida inteira para chegar lá, então me dei ao luxo de ficar nove dias inteiros. Foi mais do que suficiente, pude até separar metade de um dia para ficar de ressaca e valeu a pena.

 

Abaixo algumas dicas de San Francisco como pontos turísticos, passeios e mais.

O que fazer em San Francisco: 10 dicas de passeios grátis

 

1) passeio de bicileta de san francisco a sausalito

O passeio de bicicleta de San Franscico até Sausalito é o passeio mais tradicional e o melhor passeio para fazer em San Francisco. Gostamos tanto que escrevemos um post só para ele:

 

Conhecendo a ponte Golden Gate de bicicleta até Sausalito

 

Funciona assim: você aluga a bike pelo dia inteiro, custa aproximadamente 36 dólares mais o valor do ferry de volta saindo de Sausalito, que fica do outro lado da baía.

 

É uma oportunidade de ver paisagens incríveis durante todo o trajeto e atravessar a Golden Gate. Se o dia tiver claro então, o visual é incrível.

Para quem é organizado e gosta de comprar antes como eu seguem abaixo algumas opções:

 

2) conheça o píer 39 e a região de fisherman wharf

Sim, o Píer 39 é o lugar mais turistão de San Francisco. É o bairro costeiro da cidade, e era o local onde antigamente os barcos pesqueiros atracavam.

 

O lugar é uma graça. Cheio de restaurantes charmosos e lojinhas, o local é ideal para experimentar o famoso clam chowder (sopa de caranguejo). Não deixe de dar uma espiada dos leões marinhos que ficam por lá tomando um solzinho durante o dia.

 

#webdica: Não esqueca o casaco, nessa região venta MUITO.

3) visite a famosa alcatraz

A ilha de Alcatraz abrigava a famosa penitenciária de segurança máxima que foi o lar de famosos criminosos como Al Capone. Por ser um dos passeios mais disputados da cidade, é altamente recomendado que você compre a sua entrada com antecedência.

 

A vista é espetacular e a conhecer a fundo a história da ilha e da prisão sem dúvida é um passeio imperdível em San Francisco. Para saber mais sobre esse passeio leia o nosso post Conhecendo Alcatraz.

 

E abaixo algumas sugestões de passeios pela ilha:

 

4) conheça os bairros de san francisco

San Francisco é uma cidade linda e percorrer os seus bairros ajuda o visitante a entender como a cidade se tornou tão liberal , moderna e receptiva com as diferenças.

 

A Chinatown de lá é a maior do mundo fora da Ásia; o Castro é o famoso bairro que concentra a comunidade gay; não deixe de conferir os grafites coloridos do Mission District ou os prédios modernos no Finantial District.

5)veja de perto a Lombard Street

Conhecida por ser a rua mais sinuosa do mundo, a Lombard Street fica entra a Leavenworth St. e a Hyde St. Incrivelmente ela é utilizada por carros. Deve ser bem interessante dirigir por ela, mas eu não arrisquei. Só fiquei vendo o movimento mesmo.

 

Dependendo da época do ano ela fica mais florida e ainda mais bonita. Vale a pena fazer um passeio a pé pela região e ficar observando os carros gastando o freio ao atravessar a sua.

 

6) faça compras na union square

San Francisco não é nenhuma Nova York ou Miami para compras, mas dá fazer aquele estrago no seu cartão de crédito mesmo assim.

 

Existem várias lojas de departamento famosas como a Macy’s, Saks, Barney’s, Ross, Benefit (para quem ama a marca fique sabendo que ela é de lá), assim como lojas de eletrônicos como Apple e outros.

 

Para quem gosta de outlets os mais próximos da cidade são os Outlets Premium Gilroy, Vacaville e Livermore.

7) visite os excelentes museus da cidade

O que não falta em San Francisco são museus. Para os amantes da arte a cidade oferece muitas opções. O museu mais famoso de San Francisco é o Museu de Arte de San Francisco. Ele foi fundado em 1995 e possui em seu acervo artistas renomados como Frida Kahlo, Picasso, dentre outros.

 

Entre outras opções estão o de Young Museum, o California Academy of Science, Asian Art Museum e diversos outros.

8) não perca o dueling piano do johnny foley's

O Johnny Foley’s Irish House funciona como restaurante no térreo, e no basement rola a melhor balada de San Francisco para quem curte música boa. É o famoso dueling piano.

 

Acontece de quarta a sábado a partir das 20 h e eu recomendo que você chegue cedo. Nós amamos tanto a experiência que repetimos e ainda temos um post todinho sobre ele ” O dueling piano do Johnny Foley’s“.

 

Endereço:  243 O’Farrell St, San Francisco.

9) conheça as regiões vinícolas da califórnia

Wine Country fica apenas a uma hora de San Francisco. É de lá que sai mais de 90% da produção de vinhos dos EUA. Napa Valley e Sonoma são os destinos mais populares e procurados para quem quem deseja fazer os famosos tours de degustação e visitação pelas vinícolas.

 

O jeito mais gostoso de aproveitar a região é alugar um carro e se hospedar por lá, já que os passeios de ônibus costumam ser bem corridos. Mas a gente sabe que não é todo mundo que tem esse tempo. O importante é não deixar de ir.

10) ande nos charmosos cable car

Se você foi a San Franscisco e não andou de cable car, volte, porque você fez errado. Eles são característicos da cidade. Divertidos, charmosos e supreendentemente eficientes. Não deixe de viver essa experiência.

11) faça um piquenique em um dos diversos parques de san francisco

San Francisco é uma cidade com muitos parques. Escolha um deles, faça um piquenique e passe uma tarde apreciando a cidade. É um programa super comum entre os moradores.

 

Os parques mais famosos são: Golden Gate Park, Presidio Park e o Dolores Park.

 

Se escolher o Golden Gate Park aproveite para conhecer algumas de suas inúmeras atrações como: o jardim botânico, o jardim japonês e os museus que se encontra lá, como o de Young Museum.

12) explore a chinatown de san francisco

Dicas de San Francisco: Lá em cima coloquei um item para conhecer os bairros de San Francisco. Mas a Chinatown merece um tópico só para ela.

 

A região de Chinatown é enorme e possui vários restaurantes e lojas típicas com o melhor da culinária oriental. Na rua Stockton Street você vai encontrar um porção de lojinhas com produtos Made in China .

 

Ah e não esqueça de comer um “fortune cookie”, ou o biscoito da sorte. É um biscoitinho açucarado que contém em seu interior uma mensagem.

13) Assista a um jogo do giants

O San Francisco Giants é uma equipe da Major League Baseball sediada em São Francisco. Quem nunca ouviu um “Go Giants”? Baseball é algo levado bem a sério por lá, quase como o nosso futebol aqui.

 

A experiência de assistir a um jogo de basquete no AT&T Park é única. Se tiver rolando um jogo durante a sua viagem, não perca a oportunidade.

 

Por que assistir a um jogo do Giants em San Francisco?

14) reserve dois dias para o yosemite national park

Inclua o Yosemite National Park no seu roteiro pela Califórnia. O parque fica a umas 5 h de São Francisco e possui paisagens tão bonitas que parecem ser de mentira.

 

A área do parque é gigante, mas se você estiver sem tempo com dois dias dá pra ver o básico: um para Mariposa Grove, o parque das sequoias gigantes e o outro para o Yosemite Valey, onde estão as atrações mais famosas do parque.

15) visite uma loja da ghirardelli

Para os amantes do chocolate essa é uma das mais deliciosas dicas de San Francisco. Os chocolates da Ghirardelli estão espalhadas por toda a cidade, mas vale a pena conhecer a Ghirardelli Square.

 

A Ghirardelli Square é um dos complexos gastronômicos e culturais mais importantes da cidade. Lá você vai encontrar de tudo um pouco e é um excelente passeio para se fazer na cidade

.

16) aproveite o visual da golden gate de vários ângulos

A Golden Gate é ponto turístico mais famoso de San Francisco. E pudera, a ponte tem um visual incrível.

 

Portanto aproveite para tirar fotos de todos os ângulos desse símbolo californiano.

 

#webdicas: Se o dia estiver claro aproveite para apreciar o por do sol com a Golden Gate de fundo.

16) Faça um passeio até a Alamo Square

Essa região é linda com muitas área verde e casinhas coloridas em estilo vitoriano.

 

As famosas Painted Ladies, seis casinhas quase idênticas que ficam lado a lado, estão nessa praça. Lembram que falei da abertura de Full House lá em cima? Então, os protagonistas moravam em uma dessas casas na série.

 

A praça Álamo é ideal para um pic nic, que tal?.

17) faça uma viagem de carro descendo a highway 1

Conheça a costa da Califórnia de carro fazendo uma das rotas mais cênicas do mundo: a Highway 1.

 

Alugue um carro em San Francisco e desça até Los Angeles, passando por cidades charmosas e visuais de tirar o fôlego.

 

#Webdicas: faça o trajeto San Francisco – Los Angeles em vez do oposto. Descendo a costa ficamos do lado certo da pista para apreciar a vista.

Dicas de San Francisco - Conheça a Califórnia

Gostou das nossas dicas de San Francisco?! A cidade mais charmosa dos Estados Unidos com certeza merece a sua visita. Não tenho dúvida de que você ir a se apaixonar pela cidade.

 

Importante lembrar que San Francisco oferece uma infinidade de programas interessantes, por isso citamos aqui só os principais pontos turísticos da cidade.

 

E não se esqueça dos arredores de San Francisco . Existem muitos lugares legais pra conhecer saindo da cidade: a região vinícola de Wine Country, o Yosemite National Park, a Highway 1, Monterey, Carmel. A Califórnia é incrívelmente linda. Que tal ser o seu próximo destino de férias?!

 

Tem alguma dúvida ou dica? Deixe nos comentários 🙂

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!