Nesse post vamos falar sobre o passeio até a Ilha de Delos saindo de Mykonos na Grécia. Saiba quanto custa o ingresso, como chegar em Delos e porque vale a penaconhecer a ilha.
Quando decidimos visitar Mykonos a única certeza que eu tinha era que não poderia deixar de conhecer a Ilha de Delos. De todas as coisas interessantes para fazer em Mykonos, imperdível mesmo seria esse passeio. Nada de baladas, beach clubs, nem praias paradisíacas. Ao pesquisar sobre o que fazer em Mykonos o que me empolgou de cara foi a chance de conhecer a Ilha de Delos.
Nós usamos sempre a Seguros Promo para comparar preços e contratar um seguro. Ele é um buscador onde conseguimos filtrar por preço, por cobertura e fazer comparações. O pagamento pode ser feito em até 12x no cartão de crédito, no boleto com 5% de desconto e usando o nosso cupom VIAJENAWEB5 ainda ganha mais 5%OFF. Sem desculpas, ok?!
Ilha de Delos: Quanto custa, como chegar e outras dicas do melhor passeio saindo de Mykonos
Simplesmente não poderia deixar de conhecer o maior sítio arqueológico da Grécia e uma das ilhas que tiveram maior importância na antiguidade, estando a apenas trinta minutinhos de lá. Então se você está procurando o que fazer em Mykonos já inclua a ilha de Delos na sua lista de passeios obrigatórios no seu roteiro na Grécia. E vem ver todas as dicas sobre a ilha de Delos.
Já sabe onde ficar em Mykonos?
Resumo sobre a História da Ilha de Delos
Quem acompanha o blog sabe que conhecer um pouco da história dos lugares é a minha parte favorita. Certamente quem tem o mínimo de conhecimento sobre mitologia grega sabe que o casamento de Hera com Zeus era uma confusão. Diversos casos extraconjugais, filhos fora do casamento e muito ódio no coração. E é exatamente assim que começa a história da ilha de Delos.
Reza a lenda que Delos foi o local do nascimento dos deuses Apolo e Ártemis. Enfurecida com mais um caso extraconjugal de seu marido, Hera pediu a Gaia (deusa da terra) que Leto (a amante da vez) não encontrasse lugar seguro na Terra onde pudesse dar à luz. Com o final da gestação se aproximando, Poseidon se apiedou de Leto e fez surgir do mar a ilha de Delos. Foi assim que Delos surgiu no mundo, segundo a mitologia grega, uma ilha flutuante onde Gaia não exerceria seu domínio.
Verdade ou não, o fato é que a ilha foi considerada um local sagrado por milênios e foi um dos lugares mais prósperos da antiguidade. Habitada primeiramente pelos Jônicos em 1000 a.c, que introduziram na ilha o culto ao deus Apolo. Séculos depois vieram os atenienses, e a ilha foi declarada um lugar sagrado.
Curiosidades sobre a Ilha de Delos
- Era proibido morrer ou dar á luz na ilha, e os corpos que estavam ali enterrados foram removidos para outras ilhas. O motivo? Para manter a neutralidade do comércio e impedir que algo fosse reivindicado por herança, e também por motivos religiosos. Porque tais atos eram considerados uma profanação ao local sagrado.E aí você deve estar se perguntando a mesma coisa que eu me perguntei. E se alguém morresse ou nascesse lá? Já que partos e ataques cardíacos geralmente não vem com uma nota de aviso. Pois bem, dizem que nesses casos a ilha era evacuada e passava por um longo período de purificação.
- A ilha de Delos já foi o maior centro comercial do mundo. Não só de religião vivia Delos. No ano 167 a.c a ilha foi considerada um porto livre, atraindo comerciantes ricos, banqueiros, construtores, artistas e artesãos do mundo inteiro que ali se estabeleceram e transformaram a ilha num importante centro comercial.
- Mas como nem tudo são flores, a prosperidade da ilha e a sua boa relação com os romanos foram os principais motivos de sua destruição. Delos foi atacada duas vezes, e a partir daí foi gradualmente abandonada e caiu em declínio.
- As escavações na ilha começaram em 1872, estando ainda em andamento e já desenterraram grande parte do que foi uma das cidades mais cosmopolitas da antiguidade. Foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1990. Portanto não se engane pelo tamanho da ilha, apesar de pequena, tem uma história e importância gigantesca.
Como chegar a Ilha de Delos
A ilha de Delos fica no mar Egeu, no arquipélago das Cíclades, aquelas charmosas ilhas das casinhas brancas. Importante lembrar que o arquipélago tem esse nome justamente por causa de Delos, pois as demais ilhas formam um círculo ao redor dela.
A melhor maneira de chegar em Delos é saindo de Mykonos, apenas 30 minutinhos de barco. A distancia entre Delos e Mykonos é de cerca de 14 km mas sendo uma ilha, obviamente só tem como chegar de barco. Em setembro de 2016 os horários de partida dos barcos para Delos eram: 09h, 10h, 11:30h e 17h. O jeito mais fácil e barato que achei foi comprar os ingressos no porto antigo, onde tem uma bilheteria e também de onde saem os barcos.
Mas para você que gosta de viajar com todos os passeios agendados e também para quem viaja na alta temporada recomendo comprar através do site da empresa GET YOUR GUIDE. Clicando no link você já encontra todos os passeios que vão para ilha de Delos, existem preços variados e propostas diferentes, desde o passeio mais simples, que está incluso só o transporte, até passeios de iate combinados com a Ilha Rinia.
Quanto custa o passeio a ilha de Delos?
Analise com cuidado e escolha aquilo que melhor se encaixa no seu perfil. O preço dos passeios varia conforme a proposta de cada um. Nós pagamos 20 euros pelo ticket do barco (ida e volta) e na entrada da ilha pagamos mais 12 euros porque fizemos por conta própria.
Mas pelo que entendi esses valores variam com a época assim como os horários, então dê uma pesquisada antes de ir se não quiser comprar com antecedência um passeio já com as entradas e o guia incluso. Até quem está passando por Mykonos através de cruzeiro pode comprar o passeio pelo GET YOUR GUIDE. Deve sair bem mais barato que comprar de dentro do navio!
Existe uma opção de passeio em Delos para cruzeiro no site que já inclui o transporte saindo do porto onde o navio desembarca facilitando bastante a vida da gente. No Alasca eu comprei um passeio assim, porque ficava bem mais barato que comprando diretamente a bordo do navio, e deu tudo certo!
O que fazer na Ilha de Delos: pontos mais famosos da ilha
O que é imperdível? Sinceramente, achei tudo muito legal e quase chorei por não ter tido tempo suficiente na ilha para explorar tudo com calma. Mas sempre tem aquilo que não pode faltar né?! Então segue aí a minha listinha dos pontos turísticos mais famosos e imperdíveis da Ilha de Delos.
- O terraço dos leões. Originalmente eram nove leões, que formavam o Caminho Sagrado e protegiam o lago onde nasceu Apolo (que hoje está seco). Os que estão ai são réplicas, mas você pode conferir os originais que restaram, no museu da ilha.
- Mansão de Dionísio. Localizada na parte sul da ilha, onde ficavam as casas de gente importante. O bacana aqui é o mosaico que representa Dionísio montado numa pantera. Também é uma réplica e o original está no museu.
- Templo de Íris, o local mais conservado da ilha.
- Monte Kynthos, a parte mais alta da ilha. Não deixe de subir o Monte, a subida é árdua, mas a vista é espetacular. Compensa todo o esforço físico despendido.
- Museu da ilha de Delos. Não deixe de reservar um tempinho pra visitar o museu e ter a oportunidade de ver as peças originais e conhecer um pouquinho da história do lugar.
Dicas úteis para conhecer a Ilha de Delos
- Use protetor solar, óculos escuros e até mesmo um chapéu. Não existe nenhuma sombra na ilha e o sol pode castigar.
- Para as meninas: prendam o cabelo. Mesmo no verão costuma ventar muito em Delos e vai por mim, é muito chato ficar brigando com as madeixas. Sempre perdemos!
- Vale a pena contratar um guia. O tour guiado dura em torno de uma hora e você vai ficar por dentro de toda a história do lugar.
- Beba bastante água e também leve uns snacks. Você pode até comprar no barco, mas os preços não são amigáveis.
- Use sapatos confortáveis, de preferencia tênis. É um passeio onde que envolve bastante caminhada e o chão é cheio de pedrinhas, areia, etc. Não use chinelos, eu usei e foi uma péssima escolha.
Vale a Pena visitar a Ilha de Delos?
Se você passou reto na parte histórica vai um resumo: foi um dos lugares mais importantes da antiguidade! Isso por si só já vale a visita. Mas se você ainda precisa de mais motivos, vamos lá.
O lugar é uma ilha inabitada, silenciosa, exceto pelo barulho do vento e do mar. Isso dá um tom de mistério e magia ao lugar. As ruínas estão por todos os lados e caminhando pelos vestígios do que outrora foram avenidas, é perfeitamente possível visualizar a grandeza do que foi a ilha.
Sem contar a beleza do mar Egeu por todos os lados e um pôr do sol de tirar o fôlego. Ao entardecer, o sol iluminando a vegetação predominante de capim seco deixa a paisagem da ilha com um tom dourado muito bonito. Dá um charme todo especial ao passeio. Outra vantagem, o passeio é muito fácil de fazer saindo de Mykonos. Por isso digo com convicção que a ilha de Delos é uma das melhores atrações turísticas para quem está procurando o que fazer em Mykonos.
Galeria de fotos da ilha de Delos: Como foi nossa visita
Então deixe o agito de lado por uma tarde na Ilha de Delos e adicione esse pedacinho de cultura em sua viagem. Tenho certeza que não vai se arrepender. Conta para gente nos comentários quais foram os lugares que você mais curtiu Mykonos. Quero saber!
No Comments