O que fazer em Santiago? Guia completo com todas as dicas

Dicas de Santiago

Nesse post você vai encontrar todas as dicas sobre o que fazer em Santiago, onde ficar, como chegar e muito mais.

Santiago foi uma cidade que me surpreendeu bastante. A capital do Chile é moderna, limpa e cheia de boas atrações. Antes de visitá-la achava que seria apenas mais uma cidade grande, uma típica capital. Nada disso. Moderna, bonita e com todas as facilidades de uma cidade grande, Santiago encanta pela localização, organização e limpeza.

A capital chilena é para ser vistada inúmeras vezes. Isso porque o Chile não é um país que possa ser conhecido em uma única viagem, então a cada visita aproveite uns dias para descobrir novos lugares em Santiago.

E agora vamos o nosso guia sobre o que fazer em Santiago no Chile.

La Moneda em Santiago

–>> Passagens para o Chile em promoção!!

Antes de ir: o que é preciso para viajar para Santiago

Documentos

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile, nem o passaporte é obrigatório. Basta a sua carteira de identidade, desde que seja possível lhe reconhecer através da foto.

Mesmo não sendo obrigatório ter o passaporte, sugiro que você faça o seu. Hoje a saída do país com o passaporte é feita por leitores e costuma ser mais rápida, ao passo que quem está com o RG tem que pegar fila. E outra, eu adoro ostentar o tal do carimbo.

Seguro Viagem para Santiago

Seguro viagem não é obrigatório para entrar no Chile, mas não é inteligente viajar sem. Afinal a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Nós sempre usamos o Seguros Promo, que funciona como um buscador. Pelo site você pode pesquisar pelo mais barato ou pelo melhor custo benefício. É excelente. Se quiser fazer uma cotação no site, use o cupom VIAJENAWEB5 e ganhe 5%OFF.

Muita gente considera o seguro como um custo desnecessário e acaba cortando ele do orçamento da viagem. Não faça isso. O valor pago pelo seguro é irrisório perto da tranquilidade e da assistência prestada em caso de necessidade.

Internet ilimitada no celular durante a viagem
Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Entre no site e saiba mais.

O que fazer em Santiago: guia de viagem

Quando ir a Santiago

Santiago é um destino de viagem para o ano todo. Mas claro, cada época tem a sua característica, principalmente porque é uma cidade de estações bem definidas.

Os turistas encontrarão dias de sol no verão e muito frio no inverno. As estações do ano seguem o mesmo padrão brasileiro, sendo que o período de temperaturas mais baixas vai de maio até setembro.

A primavera começa no fim de setembro e as temperaturas permanecem mais altas até abril, com o fim do verão. 

Quando encontrar neve em Santiago

Não neva em Santiago propriamente falando, e sim nas montanhas próximas. Se você pretende esquiar ou brincar na neve programe a sua viagem para os meses de julho, agosto e setembro. Nesses meses a neve é garantida.

Valle Nevado, estação de esqui saindo de Santiago

Não é garantido mas é possível encontrar neve para brincar (não esquiar) nos meses de maio ou outubro. Eu já fui em abril e nevou 40 cm no Valle Nevado, algo que não é nada normal (o dia em que nada deu certo em Santiago).

Nesse período faz muito frio em Santiago, portanto leve roupas adequadas. As temperaturas máximas ficam pouco a mais de 10º C e as mínimas podem ficar em torno de 0º.

Santiago nas outras estações

Não se engane, no verão as temperaturas em Santiago podem chegar aos 30º, mas durante a noite elas costumam cair bem. Portante sempre leve um casaquinho.

No outono a cidade fica muito bonita, e é uma ótima época para visitar as vinícolas. Outro ponto para levar em consideração é que tanto no outono quanto na primavera as passagens para Santiago costumam ser mais baratas.

Como chegar em Santiago?

Chegar em Santiago é super fácil. Existem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro. De São Paulo são apenas 4 h de vôo. As empresas que fazem o trajeto são LATAM, GOL e Aerolineas Argentinas.

Dica: a vista da cordilheira dos Andes é incrível. Se o voo for pela mahã, lembre de pegar um assento na janela, que não seja na asa do avião, do lado esquerdo na ida, e do lado direito na volta. Enjoy 🙂

Em relação aos custos da passagem, o Chile apresenta o melhor custo benefício dentre os países da América Latina. É sempre possível encontrar bons preços de aéreo.

Dica 2: Consulte sempre no site da Multiplus e da Smiles quanto estão os trechos usando milhas. Já comprei por 8 mil o trecho saindo de BH.

Como ir do aeroporto de Santiago do centro da cidade

O aeroporto de Santiago fica a 30 km de distância das principais zonas hoteleiras da cidade. Para chegar até o seu hotel você pode pegar um táxi, uma van, um ônibus ou até mesmo contratar um serviço de transfer.

Tenho um post completinho com todas essas dicas para chegar em Santiago saindo do aeroporto.

Algumas opções de transfer do aeroporto de Santiago para o hotel:

o que fazer em Santiago
Um caso de amor com essas folhas características de outono 🙂

Câmbio e qual moeda levar para Santiago

A moeda oficial do Chile é o peso chileno. Em abril de 2019, 1 real estava sendo trocado por 167 pesos. No entanto esse valor altera a todo momento. Para quem está com viagem marcada, vale a pena conferir a cotação no site da Cambios Santiago.

Sugiro que leve reais e troque por pesos chegando em Santiago. Isso porque se for trocar primeiro em dólares aqui, para depois trocar em reais lá, você vai perder em duas operações.

Além do mais é muito fácil e prático trocar reais por pesos chilenos em Santiago. No centro vá até a Calle Agustinas, é lá que estão concentradas as casas de câmbio e também as melhores cotações.  Encontrei os melhores preços na JM Cambio e na Laser.

Se estiver em Providência troque dinheiro na Avenida Pedro de Valdivia. Procure a Cambios Santiago (Av. Pedro de Valdivia n 29), troquei lá nas minhas últimas idas a Santiago. Pelo site é possível acompanhar a cotação.

Informações importantes sobre o câmbio no Chile

Essas dicas de qual moeda levar para o Chile se aplicam se você for a Santiago ou se a sua primeira parada for a capital do Chile. Se o destino for outra cidade chilena, leve sempre dólares.

Não leve pesos chilenos do Brasil, a não ser que seja de um amigo camarada que está te vendendo com uma ótima cotação. Isso porque os valores praticados aqui no Brasil são muito ruins. Não vale a pena.

Não faça câmbio no aeroporto de Santiago, a não ser que seja extremamente necessário para uma despesa urgente. Os táxis aceitam cartão de crédito, e algumas empresas de transfers particulares aceitam até reais. A cotação do aeroporto é muito ruim.

Seguros Promo

Se chegar em Santiago durante o final de semana, troque o dinheiro necessário nas casas de câmbio do Costanera Center e em algumas galerias comerciais em Providencia. Isso porque a cotação aos finais de semana sempre é pior.

Importante: turistas no Chile tem isenção de 19% de IVA ( imposto sobre o valor agregado) nas diárias de hotel se forem pagas em dólar ou com cartão de crédito internacional. Portanto se você não é adepto do uso do cartão de crédito, leve dólares para o pagamento do seu hotel. Para isso vale a pena.

OBS: no Atacama para oferecer esse desconto alguns hotéis só aceitam pagamento em dinheiro vivo. Pergunte antes para evitar confusão.

Onde ficar em Santiago: dicas de hospedagem

Hospedagem em Santiago é o que não falta. A cidade tem uma ótima estrutura hoteleira e o melhor de tudo é que não existe apenas um bairro específico.

Cada bairro da cidade tem uma característica marcante, então o melhor lugar para ficar em Santiago vai depender do seu estilo. Eu particularmente gosto muito da região de Providencia e Lastarria/ Bellavista.

Providencia é o bairro mais famoso para os turistas, é onde tem a maior concentração de hotéis e oferece tudo. Bons restaurantes, pontos turísticos e fácil acesso para transitar por Santiago.

Bellavista e Lastarria são bairros bem charmosos e com uma vida noturna agitada. O famoso shopping gastronômico Patio Bellavista está ali e é uma delícia escolher um de seus restaurantes ou tomar uma cervejinhas nos bares da rua Constitución.

Para informações detalhadas de hotéis em Santiago, acesse o post abaixo:

Onde ficar em Santiago: dicas de hotéis de bairros

E a sua hospedagem já reservou?
Reserve com antecedência pelo BOOKING usando os links do blog. Aproveite as várias opções com cancelamento grátis e garanta os melhores preços. Reservando por aqui você nos ajuda sem pagar nada a mais por isso. Sempre usamos o BOOKING.COM para encontrar bons hotéis e por isso recomendamos.

Onde comer em Santiago?

Não vá para Santiago esperando gastar menos do que se gasta no Brasil, principalmente no jantar. Mas claro que existem opções para todos os gostos e bolsos. No geral, come-se muito bem na cidade, principalmente frutos do mar e cordeiro.

O prato mais conhecido de Santiago é a Centolla (o caranguejo gigante de águas geladas), é praticamente uma atração turística. O local ideal para experimentar é no Mercado Central da cidade no conhecido Donde Augusto.Uma outra opção é o El Galeon. Mas prepare o bolso porque não é barato, uma centolla pequena custa em torno de 40.000 pesos (+-230 reais).

Dicas de restaurantes em Santiago

Eu sempre gosto de dar uma olhadinha nos restaurates da cidade antes de viajar, mas a não ser que seja algo que eu queria muito fazer (como o Central no Peru) eu não faço disso uma obrigação.

Acho legal descobrir novos lugares andando na rua, aquele lugarzinho que chama a sua atenção sabe?!

Digo isso porque vou dar algumas dicas de restaurantes que gostei em Santiago, mas as vezes não dá pra encaixar no roteiro e está tudo bem. Algumas coisinhas não planejadas são boas de vez em quando 😉

O Como agua para chocolate é um restaurante super charmoso, fica no Patio Bellavista e é ideal para casais em lua de mel, comemorações ou até mesmo pedidos de casamento. E eu, que não me enquadro em nenhuma situação de casal, fui e amei. 

Se estiver afim de uma comida típica chilena o Galindo é o seu lugar. O Liguria é um botequim super bacana com várias unidades que vale a visita. O Baco na minha opnião tem o melhor custo benefício e a comida é excelente.

Para quem curte restaurantes temáticos e frutos do mar, visite o Ocean’s Pacifc. E para ambientes mais sofisticados e uma culinária para ninguém colocar defeitos, alguns famosos são: Aqui Esta Coco, Mestizo, Bocanáriz e Giratório.

Compras em Santiago

Santiago não é um paraíso para compras para brasileiros como os EUA. No entanto, tem algumas coisas que valem a pena trazer de lá. E claro, em toda viagem sempre rolam algumas comprinhas.

O shopping Costanera Center é o maior e mais famoso shopping de Santiago. Lá você encontrar uma enorme variedade de marcas e o supermercado Jumbo. Outro shopping conhecido é o Parque Arauco.

O que mais vale a pena comprar em Santiago com certeza é vinho. O Chile é um grande produtor da bebida e o preço dela lá sai bem mais em conta do que no Brasil. (Onde comprar vinho em Santiago)

Também há feirinhas de artesanato e vários mercados onde você pode comprar uma infinidade de produtos. Temos um post inteiro sobre Compras em Santiago  – clique aqui para ler.

O que fazer em Santiago: dicas de passeios e atrações turísticas

Santiago é uma cidade cheia de atrativos. Além disso está estrategicamente localizada a poucos quilômetros do mar e também das estações de ski. Portanto aproveite para combinar a visita a cidade com outros destinos chilenos.

O Chile é um país de infinitos atrativos turísticos que vão desde a capital moderna de Santiago, um deserto deslumbrante, vulcões e uma natureza para ninguém colocar defeito. Impossível visitá-lo uma vez só.

Voltando ao nosso assunto, seguem abaixo as nossas sugestões sobre o que fazer em Santiago:

1) Centro histórico de Santiago

Separe um dia para explorar essa região. Comece pelo Palácio de La Moneda, onde ocorre a troca da guarda sempre as 10 h em dias alternados.

Visite a Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana de Santiago, o Passeo Bandera e os museus da cidade. Não deixe de conhecer o Mercado Central e quem sabe comer a famosa centolla.

Sugestões de passeios em Santiago:

2) Sky Costanera

O Sky Costanera é o ponto turística mais novo de Santiago e já é um dos mais procurados tanto pelos locais quanto pelos turistas.

O edifício que é o mais alto da América Latina tem 300 m de altura e um mirante que oferece uma vista em 360 ° da cidade. Se o dia estiver claro a vista é simplesmente espetacular. Vá ao pôr do sol, o contraste da iluminação com a cordilheira do fundo é sensacional.

3) Cerro Santa Lucia e Cerro San Cristóbal

Outros dois lugares para ver Santiago do alto. Dizem que o Cerro Santa Lucia é o lugar onde Santiago foi fundada. Verdade ou não o lugar é uma graça, excelente para um passeio.

Já o Cerro San Cristóbal fica no Parque Metropolitano e oferece uma vista espetacular da cidade. É possível subir de funicular até o topo, fazendo dele super popular entre os turistas.

4) Bate e volta a Valparaíso e Viña del Mar

As cidades de Valparaíso e Viña del Mar podem ser conhecidas em um bate e volta saindo de Santiago. É um passeio super procurado pelos turistas e diria que uma opção quase que obrigatória sobre o que fazer em Santiago.

Apesar de próximas, as duas são bem distintas. Vale a pena conhecer.

Sugestões de passeios bate e volta saindo de Santiago:

5) Valle Nevado ou alguma estação de esqui

Santiago está bem próxima a algumas estações de esqui. A mais famosa é Valle Nevado, que fica aproximadamente a uma hora de lá.

Se for temporada, vale a pena passar um dia nas estações, seja para brincar ou fazer aula. (Post completo do Valle Nevado aqui)

Sugestões de passeios para as estações de esqui:

6) Visite alguma vinícola

Impossível viajar até Santiago e não visitar alguma vinícola. É praticamente um crime.

As vinícolas mais próximas são Concha y Toro (relato aqui), Santa Rita e Undurraga. Mas existe uma infinidade, é so escolher a que mais lhe agrada.

Algumas você pode ir usando uma combinação de metrô e táxi.

Ou se preferir pode contrar um tour, veja sugestões abaixo:

7) Cajón del Maipo

Um dos passeios mais bonitos saindo de Santiago é o Cajón del Maipo com Embalse el Yeso. O visual do passeio é incrível, a foto abaixo não me deixa mentir.

Sugestão de passeios para o Embalse el Yeso:

Conheça Santiago no Chile

Não deixe de conhecer Santiago, uma cidade cheia de história e ao mesmo tempo com a modernidade de um país de primeiro mundo. São muitas atrações interessantes, um povo solícito e gentil, boa culinária e garantia de ótimas férias.

Se ainda precisar de uma forcinha com o roteiro mande um email para contato@viajenaweb que podemos te ajudar na confecção de um roteiro personalizado na medida para você.

E então, gostaram do nosso post ” O que fazer em Santiago” ? Conta pra gente nos comentários.


Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *