A boa impressão do museu já começa logo na entrada: um portão lindo e muitas flores de várias cores. À direita fica a lojinha do museu. Lá vende todo tipo de souvenir e até roupas. Mas já fique sabendo que não é barato. Eu comprei dois ímãs de geladeira de cerâmica, uma graça.
Subindo a rampa fica a bilheteria e é ali que a visita começa, em um pátio amplo com algumas entradas. A que fica imediatamente em frente a bilheteria nos leva a exposição principal. As salas são divididas em ordem cronológica e o acervo impressiona pela quantidade e qualidade. São peças que contam a história de mais de 5 mil anos de civilizações peruanas. Itens de cerâmica, joias, armas, tapeçarias, estátuas. Tudo muito bem conservado e organizado.
Diferentemente de grande parte dos museus, o Museu Larco também expõe sua reserva técnica ao público. É realmente impressionante a quantidade de peças, cerâmicas e esculturas que encontramos lá. Todas muito bem organizadas, catalogadas e distribuídas por tipo, cor e tamanho.
Galeria erótica do Museu larco
Saindo da entrada principal e descendo até os jardins, está a entrada da famosa galeria erótica do Museu Larco.
Trata-se da maior coleção de cerâmicas eróticas do mundo. Sem dúvida nenhuma foi uma das galerias mais curiosas que já visitei dentro de um museu. Nas peças estão representações dos corpos femininos e masculinos, de relações sexuais, do parto normal e etc.
O erotismo presente nessa coleção alude ao desejo, atração e união de forças opostas mas complementares que permitem a constante regeneração da vida. É bem curioso observar como as civilizações antigas tratavam esse tema com tanta naturalidade. Nos guia do museu li que a visita a essa galeria seria “uma oportunidade única e interessante de abordar a sexualidade, livre de nossos mitos e preconceitos naturais, que vem de nossas próprias crenças culturais e religiosas e das construções sociais do nosso tempo”. Impossível não refletir depois disso né?
Eu adorei a experiência, mas independente dessa galeria, que é um plus, o Museu Larco é um ponto turístico imperdível em Lima.