Nafplio - a cidade mais bonita da Grécia

Nafplio na Grécia: Dicas de como chegar, pontos turísticos, onde ficar e mais

Sendo justa talvez eu não possa dizer que Nafplio é a cidade mais bonita da Grécia, apesar de sua fama. Obviamente não conheci todas as cidades gregas para fazer esse julgamento. Mas posso dizer sem exageros que até hoje é a cidade mais bonita que conheci. Por isso, a melhor dica que posso dar para quem pretende conhecer Nafplio é: não faça um bate e volta! Nafplio, merece um tempo maior na sua viagem e é por isso que vou deixar a principais dicas para conhecer a cidade. 

Nafplio - a cidade mais bonita da Grécia

É um pecado passar somente algumas horas nas ruas coloridas e floridas desse lugar encantador. Só cometa essa gafe como última alternativa, e apenas sob o subterfúgio de que muitas vezes isso pode ser melhor a nada. A verdade cruel é que apesar de algumas horas serem melhores a nada, nem de longe serão suficientes. E digo isso por experiência própria. Fui embora de coração partido por todos aqueles lugares lindos que não pude visitar em Nafplio porque o tempo era escasso e me fez refém.

 

 

Mas tudo na vida tem o lado bom e até meu coração partindo-se em Nafplio teve um lado positivo. Primeiro porque eu posso sempre voltar, segundo porque agora posso recomendar a outros viajantes que aprendam com minha experiência. Então inclua Nafplio, a cidade mais bonita da Grécia no seu roteiro de viagem porque vale muito a pena. E veja aqui as melhores dicas de viagem de Nafplio: onde ficar, quando ir, o que fazer e como chegar lá dirigindo por conta própria.

Dicas de Viagem para Nafplio na Grécia

Guia de Viagem completo com dicas de Nafplio na Grécia

Náuplia, Nafplion ou simplesmente Nafplio como eu escolhi chamar (até agora não entendi direito porque tantos nomes) fica situada no Golfo de Argos, a nordeste do Peloponeso. Com cerca de 20.000 habitantes essa pequena cidade é tão bonita que por vezes me senti dentro de um cenário fictício. O dia que passei ali foi um dos momentos mais perfeitos durante minha viagem a Grécia.

 

Por isso eu não poderia deixar de compartilhar no blog todas as dicas de viagem sobre Nafplio, a cidade mais bonita da Grécia, na minha humilde opinião.

Resumo da história de Nafplio: a cidade mais bonita da Grécia

Não tenho muita paciência pra falar sobre todos os aspectos históricos (isso é mais a cara da Bruna). Por isso vou apenas contar que Nafplio já viveu sob o domínio bizantino, veneziano e otomano. Um mix de culturas que certamente pode ser percebido na arquitetura.  Para quem curte essa vibe, saibam que como toda civilização Grega o assunto também é abundante em Nafplio.

 

O que me chamou atenção de todas essas baboseiras (é só uma maneira de falar, não significa que acho idiotice) é que Nafplio foi a primeira capital da Grécia após a independência. Mais precisamente entre os anos de 1829 a 1834. Eis que então o primeiro-ministro é assassinado na porta de uma igreja. Seus cidadãos viveram depois um período de anarquia até que veio o Rei Otto (antes disso ele era um príncipe da Baviera) e salvou a pátria. Mais tarde, em 1984 sob as ordens desse mesmo rei a capital mudou-se para Atenas.

 

E foi isso! Viagem também é cultura gente. Se eu não tivesse viajado para Nafplio jamais saberia que nem sempre Atenas foi a capital da Grécia.

Como chegar em Nafplio saindo de Atenas

A distancia entre Nafplio e Atenas é de aproximadamente 140 km. Bem pertinho considerando que as estradas são excelentes. Gasta-se em torno de duas horas para chegar em Nafplio de carroApesar das minhas ressalvas, dá para fazer um bate volta a partir de Atenas sem muita dificuldade.  É possível contratar um passeio turístico, alugar um carro para ir por conta própria como fiz ou então pegar um ônibus.

 

Amei dirigir até Nafplio! Além das boas estradas fiquei encantada com as paisagens. Passamos por um mundo de plantações de oliveiras, a região vinícola de Nemea e o Canal de Corinto. Tudo isso no meio do caminho colaborou para que tivéssemos um dia bem agradável. Não tenho muito a dizer sobre como ir de ônibus para Nafplio, pois como falei antes fomos de carro. 

Outra opção é comprar um passeio ao invés de gastar fosfato tendo que descobrir como chegar em Nafplio, com certeza é mais cômodo. Abaixo vou deixar links com opções de passeios que incluem Nafplio no roteiro. Sempre utilizo a Get your Guide quando compro passeios com antecedência, então por isso fechamos a parceria com eles e indicamos o site para compra de passeios. Os preços são parecidos mas para mim a grande vantagem é poder pagar antes da viagem.

Onde ficar em Nafplio: dicas de hotéis e localização

Procure hotéis próximos do centro, quanto mais próximo de Syntagma Square e do porto melhor. Vou deixar aqui algumas sugestões que julgo bem avaliadas e bem localizadas. Se hospedar em lugares mais distantes pode ser uma boa opção se analisar o custo-benefício para quem estiver de carro. Porém fico relutante em indicar, porque poderia ser um tiro no pé já que o centro é todo fofo e tem tudo que um turista precisa para ser feliz.

Dicas de hospedagem em Napflio mais econômicas: 

Dicas de hotéis em Napflio com bom custo benefício:

Dicas de hotéis em Napflio mais luxuosos:

Onde ficar em Nafplio - dicas de hotéis na Grecia

Veja mais detalhes sobre essa lista no post: 8 coisas legais para fazer em Nafplio.

Procurando passeios legais para fazer em Nafplio?! Confira na GET YOUR GUIDE algumas opções legais de coisas para fazer durante sua estadia na Grécia. Você pode comprar online mesmo e deixar tudo resolvido antes da viagem.

Quanto custa fazer um bate e volta de Atenas

Existem muitos passeios saindo de Atenas que fazem uma parada em Nafplio.  O passeio visitando Micenas, Epidauro e Nafplio saindo de Atenas é um exemplo. O foco deles no entanto, é visitar as vinícolas na região de Nemea ou os sítios arqueológicos famosos da redondeza (Micenas, Corinto e Epidauros). Mas custam todos mais de 100 euros.  Além do preço um pouco salgado para quem ganha em real, toda opção de passeio que encontrei ficava pouco tempo de fato em Nafplio.

 

Eu já tinha conhecido um monte de sitio arqueológico em Atenas e ainda veríamos mais uma porção de ruínas em Delfos. Por isso não fiquei muito interessada pois para o meu roteiro não fazia sentido conhecer mais sítios arqueológicos. Já que a ideia era gastar mais tempo em Nafplio e todos os custos seriam divididos porque eu tava viajando em dupla, saiu bem mais econômico alugar um carro. Mesmo se não ficasse, tem horas que a liberdade compensa o preço.

 

No fim, a soma de todos os custos envolvidos, incluindo pedágio, gasolina e até as refeições nem chegou perto do preço que gastaríamos as duas comprando um passeio. Mas vamos então ao que interessa né?! Vou relacionar aqui todas as despesas que tivemos para fazer esse bate e volta até Nafplio saindo de Atenas . Depois você pode analisar com calma e fazer continha matemática para descobrir o que vale mais a pena para sua viagem.

Lista com gastos na viagem em Nafplio

Gastos em Nafplio - Quanto custa viajar na Grecia

Dicas valiosas para conhecer Nafplio na Grécia

Quantos dias ficar em Nafplio? Não caia no conto do bate e volta,  lá isso não vale a pena. Fique dois, três, quatro, até cinco dias mas não fique só algumas horas porque é um pecado.

 

Quando ir em Nafplio? Foque na baixa temporada para sair no lucro, a temperatura é agradável na maior parte do ano. Não imagino que essa parte da Grécia sofra com invernos rigorosos. Só checar a previsão do tempo antes e partiu. Quando fui era meados de setembro, o clima estava excelente. Abril, maio e junho também são boas épocas. No fim a melhor época mesmo é sempre aquela que a gente pode.

 

No centro de Nafplio tem estacionamento? Não, no centro antigo é complicado estacionar porque as ruas são estreitas e na maioria delas é proibido parar e estacionar. Mas não se desespere porque mesmo se o hotel não tiver estacionamento você pode deixar o carro no estacionamento do porto. O problema estará resolvido, é gratuito, parece seguro e fica bem ao lado do centro.

Assista no Youtube o vídeo da nossa viagem em Nafplio

O resumo da ópera é o seguinte: com o total de 67,50 euros por pessoa (135,30/2) eu tive um dia fenomenal. Aproveitamos todas as horas do dia e nossos euros com direito a uma viagem de 280 km (ida e volta) por estradas boas e paisagens bonitas.

 

Bebemos cinco tipos de vinho numa degustação farta inclusive com queijo e petiscos. Enchemos a pança com um farto almoço na varanda de um restaurante elegantemente decorado. Bebemos coca; tomamos água; tomamos sorvete italiano de Ferrero rochê; compramos lembrancinhas da Grécia e por fim tiramos todas as fotos que tínhamos direito.

 

Se ainda não te convenci a incluir a cidade de Nafplio no seu roteiro pela Grécia, veja as fotos desse post no blog Fragata Surprise que serviu de inspiração para o meu roteiro. Depois de ver tantas casinhas fofas e coloridas me senti obrigada a mudar os planos iniciais para conhecer Nafplio. Só espero poder inspirar outra pessoa a fazer o mesmo!

gostou? Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!