Todo mundo que viaja para lugares altos precisa se preocupar em como prevenir o mal de altitude. Não se iluda achando que isso é uma frescura, esse mal é uma realidade e pode sim atrapalhar muito sua viagem dependendo de como ele te atinge. Lembro que, ao me preparar para minha primeira viagem ao Peru, era o que mais me preocupava. Até tentavam me acalmar dizendo que nem todo mundo passava mal por causa da altitude, mas sabe aquela pessoa que se tem 1% das coisas darem errado esses 1% darão errado com ela? Essa pessoa sou eu, prazer!
Nós usamos sempre a Seguros Promo para comparar preços e contratar um seguro. Ele é um buscador onde conseguimos filtrar por preço, por cobertura e fazer comparações. O pagamento pode ser feito em até 12x no cartão de crédito, no boleto com 5% de desconto e usando o nosso cupom VIAJENAWEB5 ainda ganha mais 5%OFF. Sem desculpas, ok?!
Malas prontas parti para Cusco e adivinhem só? O tal do mal de altitude, mais conhecido como soroche, me pegou de jeito. Dor de cabeça, falta de ar, enjoo. Fui embora aliviada de Cusco com uma única certeza: da próxima vez eu voltaria preparada!
Então 2017 veio a oportunidade de conhecer mais um destino dos sonhos e essa viagem também envolvia passeios em lugares altos. Viajei para ver ao vivo e em cores as belezas do Parque Nacional de Huascarán, no Peru, usando como base a cidade de Huaraz. O detalhe? Essa cidade fica a 3.600 m de altitude, e os passeios todo ultrapassam isso, podendo passar dos 5.000 m, ou seja, mais da metade de um Everest gente!
E além de tudo isso, a viagem envolvia bastante esforço físico. Se caminhando despretensiosamente pelas ruas de Cusco eu quase tinha morrido, imagina o que seria de mim subindo montanhas em Huaraz? Foi então que percebi que para essa viagem ser bacana eu precisava descobrir como prevenir o mal de altitude, senão correria o risco de comprometer toda programação que eu tinha sonhado.
E depois de quebrar cabeça com esse assunto, consultar médico e o escambau, quero compartilhar por aqui um pouco da minha experiência e dividir com vocês o que funcionou melhor para mim e para a Fernanda.
Como prevenir o mal de altitude: dicas de remédios e produtos
O mal de altitude, conhecido também por Soroche ou Mal da montanha, é o desconforto ocasionado pela redução de oxigênio no sangue. Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, náusea, enjoo, tontura ou vertigens, perda de apetite, insônia, respiração curta, falta de ar e muito cansaço ao fazer esforços físicos.
Como disse anteriormente, o meu primeiro contato com altitude elevada foi no Peru, na cidade de Cusco. Meu corpo sentiu de imediato alguns efeitos assim que desci no avião. O primeiro dia de viagem foi marcado com dor de cabeça e muita falta de ar. Viajei preocupada com ele mas despreparada para preveni-lo, aí nessa hora todo mundo tem alguma dica para dar e nós ficamos meio perdidas sem saber o que realmente funcionava.
E a verdade é que o mal de altitude se manifesta de maneira diferente em cada um. Assim, os meios de aliviá-lo também variam de pessoa para pessoa. Interessante que não diz respeito a idade, preparo físico e estar ou não em forma. Na primeira viagem já me senti estranha logo no aeroporto, no fim do dia já estava com uma dor de cabeça horrorosa e náuseas. Na segunda viagem ele veio de supetão, estava no meio de um passeio quando de repente me senti tonta, enjoada, e todos os sintomas a que tinha direito de uma vez só.
Soroche Pills
As soroche pills são o medicamento mais famoso entre os turistas que procuram como prevenir o mal de altitude. Sua composição é ácido acetilsalicílico, cafeína e salófeno. E eu não tenho ideia do efeito disso. Mas muita gente toma e aprova.
Eu como tenho alergia a alguns medicamentos tenho medo de comprar eles no exterior, então preferi sair do Brasil já com a minha solução milagrosa, que vou contar já já.
Chá de coca
Diz a lenda que chá de coca ajuda a prevenir o mal de altitude. No Peru, se você dizer que esta se sentindo mal, já te oferecem um chazinho para ficar tudo certo. De acordo com a tradição andina, mascar as folhas de coca alivia o mal estar ocasionado pelo mal de altitude. Agora, funciona mesmo? Funcionou para outros companheiros de viagem mas comigo não! Nem mesmo um pouquinho. Tomei litros de chá, masquei a folha, chupei a bala e a solução foi apelar para o cilindro de oxigênio do hotel (sim, paguei esse mico).
Diamox: o remédio para mal de altitude que funcionou para mim
Como minha experiência com o chá de coca não foi nada satisfatória, quando planejei a segunda viagem precisei encontrar um remédio que funcionasse para tratar o mal de altitude. Nessa nova viagem eu caminharia quilômetros em alta altitude então encontrar uma solução era muito importante. Foi assim que encontrei o Diamox. A Acetazolamida, popularmente conhecido como diamox, é usado no tratamento de glaucoma mas como efeito secundário alivia os sintomas do mal de altitude.
E digo com propriedade que foi o remedinho do milagre para prevenir o mal de altitude. No primeiro dia não tomei (tenho uma resistência a ingerir medicamentos) e o resultado foi desastroso. Assim que chegamos ao local do passeio já desci no carro cambaleado, com muito mal estar. Tomei um comprimido, esperei deitada e TCHARAAAAM: a mágica aconteceu. Levantei um ser humano com a capacidade de subir o Everest.
Devo alertar que existe os contra também, por ser diurético, dá vontade de ir ao banheiro muitas vezes (beba muita água) e me dava uns formigamentos chatos nas pontas dos dedos dos pés e das mãos. Para mim ele funcionou muito e salvou minha viagem. Mas gente, é um medicamento, então é imprescindível procurar um médico antes né? Remédio nenhum deve ser ingerido antes sem uma opinião do seu médico e uma conversa sobre o assunto. Ele que pode julgar se é adequado ou não prescrever o medicamento para o seu caso e para esse fim. Foi o que eu fiz!
Algumas outras dicas de como prevenir o mal de altitude:
- Beba bastante água.
- Se tiver tempo, use o primeiro dia para aclimatação, evite exercícios físicos intensos e se tiver algum passeio marcado, que o faça com um ritmo lento.
- Evite bebidas alcoólicas e comidas pesadas (pelo menos até o corpo se aclimatar).
- Se ainda sim não estiver confortável, compre uma bombinha de oxigênio que vende nas farmácias da maioria dos lugares. Vários hotéis também tem a disposição .
Então minha gente, como já mencionei, cada organismo funciona de uma maneira. Desejo que encontre a melhor maneira de como prevenir o mal de altitude que sirva para você e viaje sem medo de ser feliz. Depois conta para gente nos comentários se você também sofreu com o mal de altitude, como lidou e o que funcionou melhor no seu caso. Lembre que seu relato pode ajudar outro viajante!
Que tal fazer uma viagem incrível para Huaraz?
Se você ficou com muita vontade de conhecer esse destino mas não tem ainda uma companhia para viajar ou não sabe como organizar uma viagem sozinho, seu problema está resolvido. Saiba mais clicando aqui !
No Comments