Huacachina - Oasis no Peru

Oásis de Huacachina: o que fazer no deserto de Ica

Nesse post você vai encontrar todas as dicas de Huacachina, um oásis no meio do deserto de Ica no Peru. Vou te contar como chegar nas suas dunas, onde ficar, quando ir, vou deixar ainda algumas dicas de hotéis em Huacachina e o que fazer por lá.

 

O óasis de Huacachina está cada vez mais presente nos roteiros de quem planeja uma viagem para o Peru. E não é a toa, viu?! Primeiro porque ele é o único oásis da América do Sul, o que por si só já seria suficiente para atrair as pessoas que visitam o país. Mas além disso Huacachina é igualzinho aqueles oásis que a gente costuma ver nos filmes: um laguinho no meio, palmeiras, dunas, uma vila super charmosa.

 

 

É também um lugar muito procurado pelos amantes de sandboard e cada dia que passa fica mais cheio de turistas do mundo inteiro em busca de aventuras nas areias do deserto de Ica.  E por tudo isso, esse ambiente cinematográfico é um destino imperdível do Peru. Então, se você tiver a oportunidade de incluir no seu roteiro, não pense duas vezes!

 

Dunas Huacachina - Deserto em Lima

Onde fica o oásis no Peru e como chegar

Apesar de parecer um local isolado pelas fotos, o óasis de Huacachina fica só dez minutos da cidade de Ica. De Lima, são 300 km de distância, aproximadamente 4h.

 

Para chegar até lá você tem basicamente três opções: ir de ônibus, contratar um passeio saindo de Lima ou alugar um carro. Eu já fiz as três opções e vamos aos detalhes de cada uma delas.

Como ir de Lima até Huacachina?

Como falei, Huacachina está a 300km de distância de Lima, ou seja, é uma distância considerável. O ideal é ficar pelo menos uma noite na região, e combinar a viagem com uma ida a Paracas, Pisco ou Nasca. Caso não tenha tempo mesmo e sua única opção seja um bate e volta de Lima, o que resta é contratar um passeio de dia inteiro saindo de Lima.

 

Existem várias empresas que vendem o passeio saindo de Lima de um dia ou dois. Quando eu fiz, escolhi um bate e volta que incluía passeio nas ilhas Balestas em Paracas e Huacachina e me custou 129 dólares. 

 

Vale ressaltar que as opções de bate e volta são muita cansativas, mas se for a única opção que encaixe no seu roteiro no Peru, vá mesmo assim! Agora, se a intenção é viajar para mais lugares no Peru, o aluguel de carro é uma excelente ideia. Você pode fazer os passeios no seu tempo, e as estradas nessa região do Peru são ótimas. O trajeto de carro entre Huacachina e Lima dura em média 4 horas e tem três pedágios pelo caminho. 

 

Os preços de pedágio para Huacachina em 2023 eram: 6,50 soles; 18,50 soles e 18,40 soles.

 

Se decidir alugar um carro para conhecer Huacachina. Pesquise antes na Rent Cars várias opções de veículos. A grande vantagem é que por ser uma empresa brasileira você paga em reais, pode parcelar no cartão de crédito e ainda fica livre do IOF. Quando viajamos e precisamos alugar um carro, na maioria das vezes fazemos nossas reservas através desse site. 

Onde ficar em Huacachina: dicas de hotéis e hospedagem no deserto

Embora o oásis seja pequeno, tem uma boa variedade de hospedagens. De hostels a hotéis mais charmosinhos.

 

O Hotel Curasi é um dos mais recomendados e tem uma super piscina, que é bem convidativa para fugir do calor. Outros dois lugares bem querido pelos turistas são o: Carola Lodge e o Banana’s Adventure Hostel.

 

A cidade de Ica está bem próxima e tem muito mais opções de onde ficar, inclusive dois hotéis cinco estrelas com ótimo custo benefício como o Hacienda San Juan Resort e o bem avaliado e o Hotel Viñas Queirolo.

O que fazer em Huacachina

O melhor programa para se fazer em Huacachina é passear pelo oásis sem pressa e apreciar a vista. A vila também tem vários restaurantes charmosos e que oferecem boa comida.

 

Não deixe de subir as dunas mais altas para ter aquele vista incrível do óasis lá de cima. Recomendo fazer esse programa no fim de tarde para aproveitar o por do sol, que é um espetáculo a parte. Se você vem de bate e volta de Lima, não vai ter tempo hábil para andar com calma pelas dunas, infelizmente. Nem sempre é possível ter tudo nesta vida, não é mesmo?

 

As principais opções para quem busca o que fazer no oásis de Huacachina são os passeios de buggy e sandboard. Normalmente os tours combinam as duas atividades no mesmo passeio. 

 

Preciso avisar que o passeio de buggy é com emoção. Os bugueiros entram com tudo nas dunas, que podem chegar a 30 metros de altura. Então se não for o seu perfil, converse primeiro com a empresa para saber se eles oferecem algo com menos adrenalina. 

 

Os passeios em Huacachina saem pela manhã e a tarde, mas o ideal é fazer o que sai as 16h para poder apreciar o belíssimo por do sol nas dunas. O sandbord, que nada mais é que a descida das dunas sob uma prancha, geralmente está incluído no buggy. 

 

No primeiro ano que fui ao oásis, não tive coragem de descer na prancha. Agora em 2023 me aventurei e achei super divertido. Não perca a chance de engolir um pouco de areia!!

Arredores de Huacachina

 Uma boa opção é aproveitar a visita ao oásis de Huacachina e curtir também outras atrações próximas ao Deserto de Ica. A cidade de Ica está do lado e também tem alguns passeios interessantes como a vinícola Tacama, a primeira vinícola da América do Sul.

 

Outras opções são: conhecer a Reserva Nacional de Paracas; fazer um passeio de barco pelas Ilhas Ballestas ou conhecer um bodega de Pisco e seguir viagem até Nasca para fazer um sobrevoo sobre as famosas linhas.

Huacachina combina com:

Huacachina - Oasis no Peru

outras dicas de Huacachina

# como é o clima em Huacachina?

Huacachina está no meio do deserto, ou seja, muito provavelmente não terá chuva para atrapalhar a sua viagem. Como a maioria das regiões desérticas as temperaturas são as mesmas durante todo o ano: frio pela manhã e a noite e calor durante a tarde. Entre dezembro e fevereiro essa variação fica ainda maior. Ou seja, viaje preparado para as duas temperaturas, frio e calor!

# Quando ir a Huacachina?

Como Huacachina possui um clima estável durante o ano inteiro, dá para programar uma viagem em qualquer época do ano. Assim como Lima, quase nunca chove por lá. 

# Quanto tempo ficar em Huacachina?

O ideal é ficar na região pelo menos uns dois dias. Assim você consegue subir nas dunas no início da manha ou no fim da tarde quando a multidão de turistas já foi embora. Mas se não tiver tempo hábil para isso um bate e volta de Lima resolve.

# Quanto custa ir de Lima para Huacachina?

Isso vai depender principalmente da forma de transporte que você vai escolher. Se optar pela compra de um passeio bate e volta saindo de Lima, vai gastar pelo menos uns 130 dólares escolhendo o passeio mais simples. Por outro lado se decidir ir de ônibus e contratar os passeios por lá, você gasta menos mas vai precisar de mais tempo para explorar os lugares por conta própria.

 

Indo de carro, precisa incluir na conta a quantidade de diárias do aluguel, a gasolina, pedágios e hotel. No entanto você tem mais autonomia para fazer os passeios.

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

Oásis de Huacachina: um destino imperdível no Peru

Deu pra perceber que você precisa incluir Huacachina no seu roteiro de viagem pelo Peru né? Seja num bate e volta, ou aproveitando as atrações com calma, não deixe de conhecer esse lugar tão peculiar. E quando for não esqueça de voltar aqui e me contar o que achou nos comentários.

como apoiar o blog

Nesse post tem links de passeio de nossos afiliados. Isso significa que ao fazer uma reserva por eles, você ajuda a manter o nosso blog e não paga nada a mais por isso. Desde já agradecemos o apoio! E caso precise de ajuda com a organização da sua viagem no Peru, é só entrar em contato conosco. Temos grupos de expedição para o país e podemos montar um roteiro personalizado para você. É só mandar um email para [email protected].

Quer saber outras dicas de viagem para o Peru?

Que tal fazer uma viagem incrível para Huaraz?

Se você ficou com muita vontade de conhecer esse destino mas não tem ainda uma companhia para viajar ou não sabe como organizar uma viagem sozinho, seu problema está resolvido. Saiba mais clicando aqui !

Picture of Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
2 Comments
  • Juliani
    Posted at 02:12h, 06 novembro Responder

    Olá! gostei bastante das dicas, mas ficou uma dúvida! Esses 3 pedágios são pagos em dinheiro?! Ou tem que ter um cartão?! Como funciona?!

    • Bruna Bragatto
      Posted at 11:44h, 09 novembro Responder

      Oieee tudo bem??
      Que bom que gostou e que foram útéis. Eu paguei no dinheiro mas tinha a opção de pagar com cartão.

      🙂

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!